CARTILHA EDUCATIVA MOTIVACIONAL EM ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA

Autores

  • Gabrielly Lorrainy de Lima Andrade Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Marcos Vinnycius Rolim Azarias Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Rafael Miranda Araújo Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Carolina Vansan Martins da Silva Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Inclusão. Medo., Odontopediatria., Prevenção.

Resumo

RESUMO: Com o passar dos anos a odontologia entendeu que seu maior enfoque deveria ser em promoção de saúde e que o melhor lugar para a educação e prevenção seria no consultório odontopediátrico, uma vez que, o odontopediatra é antes de tudo um educador, com habilidades de convencer e motivar seu paciente. Porém os aspectos preventivos vão além de ensinamentos sobre higiene bucal, dieta e necessidade de flúor pois englobam também um diagnóstico preciso do cirurgião-dentista em conjunto com o apoio dos pais ou responsáveis pela criança, sendo a cooperação destes, tanto em casa como no consultório um fator importantíssimo para o sucesso do tratamento. O adulto deve ser instruído a não relacionar tratamento odontológico ao medo, pois isso causará temor e ansiedade a criança quando for submetida a essa situação. Por outro lado, o profissional precisa levar em consideração que é de caráter natural infantil apresentar desconforto diante do desconhecido ou inesperado logo, o mesmo necessita gerar uma relação de confiança entre ele e seu paciente, explicando detalhes prévios do tratamento, sempre utilizando um vocabulário adequado para a idade. Questões aparentemente básicas sobre dentição, cárie dentária, escovação, fio dental, traumas, entre outros, são na verdade primordiais a serem esclarecidas em razão de nem todas as pessoas terem acesso a informação. A utilização de cartilhas educativas é uma excelente aliada nesse processo, por ser lúdica e dinâmica a criança consegue compreender sem dificuldade aquilo que deseja ser passado. Pensando em todos os pequenos, podem ser utilizados podcasts para os deficientes visuais, onde este reproduziria a cartilha em áudio, promovendo a prevenção igualitária. Conclui-se que, preparando os pais e pacientes de forma adequada a consulta tende a ser mais satisfatória, relevante e tranquila, aumentando a eficácia do tratamento odontológico.

Biografia do Autor

Gabrielly Lorrainy de Lima Andrade, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Marcos Vinnycius Rolim Azarias, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Rafael Miranda Araújo, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Carolina Vansan Martins da Silva, Faculdade Evangélica de Goianésia

Docente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Publicado

2023-12-09