MARKETING E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL NA ODONTOLOGIA

português

Autores

  • Bruna Eloisa Faceg
  • Fernando
  • Giovanna Araújo Machado
  • Giovanna Oliveira Almeida Peixoto
  • Helen Limirio Gonçalves
  • Kamilly Victória
  • Mikael Smith Cristino Amorim

Palavras-chave:

ÉTICA, MARKETING, REDES SOCIAIS, ODONTOLOGIA, PUBLICIDADE

Resumo

Introdução:As redes sociais se tornaram indispensáveis para a divulgação dos procedimentos odontológicos visando alcançar o maior número de pacientes. Isso ocorre devido ao aumento do número de profissionais que buscam fidelizar pacientes por meio da mídia. A intensa busca para atingir esses objetivos pode comprometer a confiança do paciente,resultar na desvalorização do profissional e falhas éticas. .Objetivo:O objetivo desse trabalho é destacar os conceitos éticos referentes à prática odontológica garantindo a integridade da profissão e dos pacientes. Métodos: Foram analisados o Código de Ética Odontológica e artigos científicos que abordam as implicações do marketing odontológico. Discussão: O Código de Ética Odontológica define o que é permitido em relação às publicações, porém a exibição descontrolada de casos clínicos por profissionais de saúde é preocupante. (RIBEIRO et al., 2020). O código de ética não foi devidamente explicado aos profissionais sendo necessário maior contextualização para a publicidade satisfatória. Martorell, Prado e Finkler (2019). Usar a mídia para atrair e fidelizar pacientes, é possível através de conhecimento acadêmico e comunicação entre cliente em potencial e clínica, respeitando os preceitos éticos. Camargos et al. (2021). O cirurgião-dentista precisa interpretar e compreender o código de ética, respeitando e executando-o sem influência do temor imposto pelas punições decorrentes. Oliveira et al. (2008). O marketing está relacionado à saúde, demandando postura criteriosa por parte dos profissionais, pois o conteúdo envolve a relação profissional paciente. Luttieto et al. (2015). Conclusão:A mídia odontológica garante a divulgação de serviços e capitação de pacientes, desde que esteja em conformidade com os conceitos éticos. Visando atendimento humanizado, integridade e proteção profissional.

Publicado

2025-05-18