INTERCULTURALIDADE E ENSINO SUPERIOR €“ O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DO PROGRAMA UNIMISSÀ•ES
Palavras-chave:
Educação superior; , Interculturalidade; , mediação de saberes.Resumo
EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL MULTICULTURAL, H� A NECESSIDADE DE SE PRIORIZAR A INDIVIDUALIDADE �TNICA DE CADA PARTICIPANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PORQUANTO, NENHUM ENSINAMENTO TER� �XITO SEM QUE O EDUCADOR ALCANCE O �MAGO DA VIS�O DE MUNDO QUE O APRENDIZ J� TEM CONSTRU�DA DENTRO DE SI. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA AS DIFICULDADES E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE UM ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO DE ALUNOS ESTRANGEIROS DE DIVERSAS REALIDADES CULTURAIS E O ESFOR�O PELA COMPREENS�O DAS DIMENS�ES �TNICAS EM QUESTÃO. POR MEIO DA REVISÃO DE LITERATURA E RELATOS DE EXPERI�NCIA, CONSTRÓI-SE UMA CADEIA DE CONTRIBUI��ES PERTINENTES QUANTO AO OUVIR O QUE O ALUNO IMIGRANTE TEM A DIZER ANTES DE TENTAR IMPOR O QUE SE CONSIDERA APRENDIZAGEM. COM ISSO, COMPREENDER O QUE � A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, 1978) CONSIDERANDO O CONHECIMENTO PR�-EXISTENTE COMO BASE PARA O NOVO CONHECIMENTO. COM ISSO, CHEGA-SE AOS TR�S PONTOS OBSERVADOS SOBRE O RESULTADO DO PROJETO INTEGRAR, UM ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO MULTICULTURAL. O PRIMEIRO PONTO LEVANTADO, J� CITADO ANTERIORMENTE, � SOBRE COMO O MONITOR E O PROFESSOR REAGE INICIALMENTE AO ENCONTRAR UM ALUNO DE OUTRO PA�S, COM L�NGUA E CULTURA DISTINTA: �€ŒCOMO VOU ENSINAR?�€. A SEGUNDA OBSERVA��O FAZ REFER�NCIA AO ALUNO IMIGRANTE QUE SAI DE SEU PA�S, COM O OBJETIVO DE ADQUIRIR UMA PROFISS�O E REGRESSAR, COMPARANDO COSTUMES E REGRAS SOCIAIS, PENSANDO �€ŒCOMO VOU APRENDER?�€. E EM TERCEIRO PONTO UM EQUIL�BRIO ENTRE OS DOIS PENSAMENTOS POR MEIO DA COMUNH�O �TNICA QUE BUSCA RESPOSTA PARA OS DOIS QUESTIONAMENTOS.