INTERCULTURALIDADE E ENSINO SUPERIOR €“ O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DO PROGRAMA UNIMISSÀ•ES

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Sara Langsdroff Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

Educação superior; , Interculturalidade; , mediação de saberes.

Resumo

EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL MULTICULTURAL, H� A NECESSIDADE DE SE PRIORIZAR A INDIVIDUALIDADE �TNICA DE CADA PARTICIPANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PORQUANTO, NENHUM ENSINAMENTO TER� �XITO SEM QUE O EDUCADOR ALCANCE O �MAGO DA VIS�O DE MUNDO QUE O APRENDIZ J� TEM CONSTRU�DA DENTRO DE SI. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA AS DIFICULDADES E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE UM ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO DE ALUNOS ESTRANGEIROS DE DIVERSAS REALIDADES CULTURAIS E O ESFOR�O PELA COMPREENS�O DAS DIMENS�ES �TNICAS EM QUESTÃO. POR MEIO DA REVISÃO DE LITERATURA E RELATOS DE EXPERI�NCIA, CONSTRÓI-SE UMA CADEIA DE CONTRIBUI��ES PERTINENTES QUANTO AO OUVIR O QUE O ALUNO IMIGRANTE TEM A DIZER ANTES DE TENTAR IMPOR O QUE SE CONSIDERA APRENDIZAGEM. COM ISSO, COMPREENDER O QUE � A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, 1978) CONSIDERANDO O CONHECIMENTO PR�-EXISTENTE COMO BASE PARA O NOVO CONHECIMENTO. COM ISSO, CHEGA-SE AOS TR�S PONTOS OBSERVADOS SOBRE O RESULTADO DO PROJETO INTEGRAR, UM ACOMPANHAMENTO ACAD�MICO MULTICULTURAL. O PRIMEIRO PONTO LEVANTADO, J� CITADO ANTERIORMENTE, � SOBRE COMO O MONITOR E O PROFESSOR REAGE INICIALMENTE AO ENCONTRAR UM ALUNO DE OUTRO PA�S, COM L�NGUA E CULTURA DISTINTA: �€ŒCOMO VOU ENSINAR?�€. A SEGUNDA OBSERVA��O FAZ REFER�NCIA AO ALUNO IMIGRANTE QUE SAI DE SEU PA�S, COM O OBJETIVO DE ADQUIRIR UMA PROFISS�O E REGRESSAR, COMPARANDO COSTUMES E REGRAS SOCIAIS, PENSANDO �€ŒCOMO VOU APRENDER?�€. E EM TERCEIRO PONTO UM EQUIL�BRIO ENTRE OS DOIS PENSAMENTOS POR MEIO DA COMUNH�O �TNICA QUE BUSCA RESPOSTA PARA OS DOIS QUESTIONAMENTOS.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutorado em andamento em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Sara Langsdroff, Universidade Evangà©lica de Goiás

Graduanda em Pedagogia. Universidade Evangà©lica de Goiás – UniEVANGà‰LICA

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

PVIC - UniEVANGÉLICA