APLICAÇÃO VEÍCULAR DO GÁS HIGROGÊNIO COMO AUXILIADOR DE COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO

Autores

  • Raul Ferreira de Lira Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG
  • Mateus Henrique Silva Rodrigues Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG
  • Ariane Martins Caponi Lima Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG
  • Lauriane Gomes Santin Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG
  • Marinés Chiquinquirá Carvajal Bravo Gomes Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG

Palavras-chave:

Combustíveis fósseis;, Eletrólise;, Rendimento.

Resumo

A escassez dos recursos provenientes de combustíveis fósseis, alinhados as grandes quantidades de gases poluentes lançados na atmosfera estão cada vez mais em evidência de estudo acerca de novas tecnologias para amenizar o impacto ambiental causado, dentre elas, a utilização de combustíveis limpos e dispositivos que possam auxiliar na queima de combustíveis fósseis em motores de combustão interna. Este trabalho visa o estudo da obtenção do gás hidrogênio através da eletrólise aquosa, processo pelo qual é passado uma corrente elétrica pela água e obtém-se o hidrogênio quebrando a molécula da água (H2O) em suas partículas fundamentais hidrogênio (H2) e oxigênio (O), feito por meio de um protótipo de gerador de hidrogênio desenvolvido no centro tecnológico da Faculdade Evangélica de Goianésia e sua implementação em um motor de combustão interna ciclo Otto, para medir a influência do hidrogênio na combustão. Para realização dos testes foi utilizado uma motocicleta a qual foi acoplado o sistema de geração de gás HHO, ligado na bateria do veículo e o gás conduzido para o interior da câmara de combustão através da entrada de ar do motor. Verificou-se que houve um rendimento de cerca de 40% após a implementação do protótipo no motor do veículo, saindo de um consumo médio de 0,23 litros/hora para aproximadamente 0,14 litros/hora, tais resultados se originaram a uma rotação constante de 1500 rpm e uma massa de combustível aplicada de 0,05 litros. Tal percentagem aumentou quando modificado os parâmetros de rotação do motor, continuou se mostrando eficiente em cerca de 45% melhor em rotações por volta de 3000 rpm. Constatou-se que o hidrogênio produzido pelo gerador, atuando como um auxiliador de combustível (gasolina), quando injetado no motor, promoveram uma melhora econômica satisfatória.

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Publicado

2024-07-24