O USO DA METODOLOGIA ATIVA €ŒSIMULAÇO€ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ÂMBITO DO CURSO DE DIREITO

Autores

  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO ASSOCIAà‡àƒO EDUCATIVA EVANGELICA
  • CLAUDIO R. S. KOBAYASHI
  • Fabiana Savini B. P. de A. Resende
  • Lucivânia C. D. de Oliveira
  • Maura S. S. de Paula

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Simulação. Prática.

Resumo

ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR A ESTRAT�GIA DA SIMULA��O DESENVOLVIDA NA TURMA DO 4�º PER�ODO DE DIREITO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA. NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2022, A ATIVIDADE DE SIMULA��O ACONTECEU DA SEGUINTE MANEIRA: NO IN�CIO DA AULA, FORAM APRESENTADAS AS INFORMA��ES GERAIS A RESPEITO DA ATIVIDADE E OS ITENS QUE SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO; ENQUANTO A PROFESSORA FAZIA A NARRA��O, OS PERSONAGENS ENTRAVAM EM CENA, E NO DECORRER DA ENCENA��O, CASO SURGISSE D�VIDA NA PLATEIA (ACAD�MICOS), A NARRA��O E A CENA ERAM REFEITAS, PARA OS DEVIDOS ESCLARECIMENTOS. PARA REALIZAR A SIMULA��O, FORAM UTILIZADOS INSTRUMENTOS COMUNS: CRACH�S, PLAQUINHAS DE PAPEL, UM CARRINHO DE BRINQUEDO, PARA REPRESENTAR O BEM DEPOSITADO, UMA MEDALHA, UM CAVALINHO DE BRINQUEDO E UM ENVELOPE DE CARTA. O USO DA METODOLOGIA DA SIMULA��O GEROU ENGAJAMENTO DA TURMA, POIS TRABALHOU CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDES, COMO COMUNICA��O, LIDERAN�A, EMPATIA, PENSAMENTO CR�TICO, COLABORA��O, RESOLU��O DE PROBLEMAS, CONHECIMENTO SOBRE A LEGISLA��O DE DIREITO CIVIL: CONTRATOS. E CONFORME RELATOS DOS ACAD�MICOS AO FINAL DA APRESENTA��O, A SIMULA��O PERMITIU A CONSOLIDA��O DO CONHECIMENTO TEÓRICO E SERVIU PARA AJUD�-LOS A VISUALIZAR A RESOLU��O DE PROBLEMAS CONCRETOS E A RESPONDER QUEST�ES MAIS COMPLEXAS QUE EXIGEM CONHECIMENTO PR�TICO, LOGRANDO �XITO, PORTANTO, A SIMULA��O COMO ESTRAT�GIA DE ENSINO NO �MBITO DO CURSO DE DIREITO.

Downloads

Publicado

2023-09-19