O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO INSTRUMENTO DE COOPERAÇO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO ASSOCIAà‡àƒO EDUCATIVA EVANGELICA
  • Edilson Rodrigues
  • Fabiana Savini Bernardes Pires de Almeida Resende
  • Lucivânia Chaves Dias de Oliveira
  • LUCAS SANTOS CUNHA

Palavras-chave:

Covid-19; instituição; pandemia; professores

Resumo

DESDE O FINAL DO ANO DE 2019, O MUNDO PASSOU A SOFRER OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19, IMPONDO �S PESSOAS A NECESSIDADE DE ADAPTA��O A UMA NOVA REALIDADE DE CONFINAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL. ESTE RELATO DE EXPERI�NCIA BUSCA APRESENTAR QUEST�ES ACERCA DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, NO PER�ODO PÓS-PANDEMIA, E DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO INSTRUMENTO DE COOPERA��O PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR ACERCA DA EXPERI�NCIA COMO PROFESSORES DA FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA (GO) NESSE PER�ODO TÃO HOSTIL, POR MEIO DA METODOLOGIA DE ESTUDO PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA. BUSCOU-SE ATENDER A TR�S OBJETIVOS ESPEC�FICOS: IDENTIFICAR AS ESTRAT�GIAS UTILIZADAS PELA INSTITUI��O PARA A OFERTA DO ENSINO REMOTO; DISCUTIR OS IMPACTOS SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES; E ANALISAR A CONTINUIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE COOPERA��O PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. LEVANTOU-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: �€ŒCOMO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO IRIAM ORGANIZAR-SE PARA MINISTRAR AULAS REMOTAS, MANTENDO A QUALIDADE DAS AULAS PRESENCIAIS, NO PER�ODO DA PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA?�€ OBTEVE-SE, COMO RESPOSTA, QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, EM ESPECIAL A FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA (GO), SE INOVARAM DE FORMA R�PIDA E EFICIENTE, SE ADAPTANDO AO PER�ODO DA PANDEMIA, E FORAM MAIS AL�M, DEPOIS DA PANDEMIA, MANTENDO AULAS PRESENCIAIS E REMOTAS, ADOTANDO UM SISTEMA H�BRIDO, DEVIDO AO SUCESSO DO SISTEMA REMOTO

Downloads

Publicado

2023-04-25