CURRÀCULO ESCOLAR: UM RESGATE

Autores

  • Francinaldo Soares de Paula
  • Maura Sousa da Silva de Paula
  • Gilda Aparecida Nascimento Nunes

Palavras-chave:

Currículo Escolar; Concepções de Currículo, Educação.

Resumo

O TERMO CURR�CULO � ENCONTRADO EM REGISTROS DO SÉCULO XVII, SEMPRE RELACIONADO A UM PROJETO DE CONTROLE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, OU SEJA, DA ATIVIDADE PR�TICA DA ESCOLA. DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS, CURR�CULO ENVOLVIA UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE ORDEM E M�TODO, CARACTERIZANDO-SE COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DA ADMINISTRA��O ESCOLAR. NO PRESENTE TEXTO, SER�O APRESENTADAS AS DUAS GRANDES VERTENTES DO CAMPO DO CURR�CULO NESTE SÉCULO: A PRIMEIRA, CUJA PREOCUPA��O CENTRAL � A CONSTRU��O DE MODELOS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR; E A SEGUNDA, NA QUAL A �NFASE RECAI NA COMPREENS�O DO CURR�CULO ESCOLAR COMO ESPA�O CONFLITIVO DE INTERESSES E CULTURAS DIVERSOS. V�RIAS DEFINI��ES FORAM ATRIBU�DAS A CURR�CULO POR AUTORES COMO BOBBITT (1971), MACLAREN (1977),  KELLY (1981), SACRIST�N (1995), STENHOUSE (1995), FORQUIN (1996), ANASTASIOU (1998), CADA UM DELES COM ENFOQUE PRÓPRIO.  TYLER (1979) ACRESCENTA AINDA A IMPORT�NCIA DA AVALIA��O NO SENTIDO DE SE VERIFICAR SE OS OBJETIVOS CONSTANTES NO PLANEJAMENTO CURRICULAR FORAM ALCAN�ADOS. COLL (1996) ESTABELECE UMA FORMA DE SE DESENVOLVER O CURR�CULO DE FORMA PLANEJADA E SEQUENCIADA A FIM DE SE OBTER MAIOR EFICI�NCIA NA APRENDIZAGEM. ASSIM TEMOS UMA CONCEP��O DE CURR�CULO COM BASE NAS CARACTER�STICAS CULTURAIS E ADEQUADAS AO MODELO SOCIAL VIGENTE.

Downloads

Publicado

2021-12-22