CONSIDERAÇÀ•ES A RESPEITO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DE DOCENTES E DISCENTES NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO ASSOCIAà‡àƒO EDUCATIVA EVANGELICA
  • Danilo Faraz Nunes da Silva
  • Lucivânia Chaves Dias de Oliveira
  • Maura Sousa da Silva de Paula
  • Nalim Rodrigues Ribeiro Almeida da Cunha Duvallier

Palavras-chave:

Aulas remotas. Desafios. Metodologias. COVID-19.

Resumo

AS TRANSFORMA��ES CAUSADAS PELA COVID-19, PROVOCARAM V�RIAS MUDAN�AS, ATINGINDO TODAS AS �REAS DA SOCIEDADE. NA EDUCAÇÃO, AS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO FORAM SUSPENSAS, TORNANDO NECESS�RIA A SUBSTITUI��O DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO, DESAFIANDO ASSIM, TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AS NECESSIDADES DESSE NOVO CONTEXTO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA VIVENCIADA NOS CURSOS DE DIREITO E ADMINISTRA��O, DA FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA, DESCREVENDO OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES E DISCENTE NESSE MOMENTO DE AULAS REMOTAS. ESSE RELATO DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM A APLICA��O DE UM QUESTION�RIO SEMIESTRUTURADOS, PARA OS DISCENTES, CONTENDO 6 (SEIS) PERGUNTAS, PARTICIPARAM DA PESQUISA 104 ALUNOS, PROVENIENTES DOS DOIS CURSOS E DE PER�ODOS VARIADOS. PARA VERIFICAR A OPINI�O DOS DOCENTES SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS, UTILIZOU-SE DE GRUPO FOCAL, PARTICIPARAM 5 (CINCO) PROFESSORES, DOS DOIS CURSOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS DISCENTES APRESENTAM DIFICULDADES, PRINCIPALMENTE AO ACESSO � INTERNET E DISTANCIAMENTO DOS COLEGAS E PROFESSORES. QUANTO AOS DOCENTES, OS PRINCIPAIS DESAFIOS FORAM, DESENVOLVER EM UM CURTO PER�ODO, METODOLOGIAS ADEQUADAS E QUE PROMOVESSEM MAIOR ENGAJAMENTO E APRENDIZADO AOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, TALVEZ PELO MOMENTO, O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS AUMENTOU. PORTANTO, MESMO COM DESAFIOS, FOI UM PER�ODO DE MUITO APRENDIZADO, PARA OS PROFESSORES E PARA OS ALUNOS. CERTAMENTE OS ESFOR�OS PARA MELHORIA CONT�NUA DEVEM AVAN�AR, PARA QUE AS CONSEQU�NCIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO, ADOTADA DE MANEIRA EMERGENCIAL, GEREM MENOS CONSEQU�NCIAS NEGATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Downloads

Publicado

2021-12-22