EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Resumo
O presente trabalho descreve a importância da aplicação e uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), considerando o contexto do curso de Administração da UniEVANGÉLICA Campus Rubiataba. O curso tem buscado a inovação da matriz curricular, o desenvolvimento do projeto pedagógico e a melhoria no ensino, com foco no uso de metodologias ativas que promovam a aprendizagem alinhada às exigências do mercado. A partir de leituras e discussões em reuniões pedagógicas, surgiu a motivação para a implantação de novas tecnologias, priorizando a ABP como estratégia para integração da formação teórica e prática. A ABP foi desenvolvida nas disciplinas de Estágio e Projeto Integrador, visando o desenvolvimento de competências profissionais e a articulação do ensino por meio de pesquisas e ações extensionistas. A experiência revelou boas contribuições e uma mudança positiva no comportamento dos alunos, que apresentaram maior envolvimento e responsabilidade individual e coletiva.