MEDIAÇO PEDAGÓGICA E O USO DE RECURSOS DE COMUNICAÇO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA EM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ANÁPOLIS, GOIÁS

Autores

  • Sueni Conceià§ão Moreira Youssef
  • João Martins de Oliveira Filho
  • Isabella Coelho de Almeida
  • Miriã Cândida Oliveira
  • Samara Lamounier Santana Parreira

Resumo

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA � UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO QUE AFETA A COMUNICA��O E O COMPORTAMENTO. A MAIORIA DAS PREOCUPA��ES RELATADAS PELOS PAIS, AO CONTATO INICIAL COM O DIAGNÓSTICO, � REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, SOBRETUDO EM RELAÇÃO AOS DIST�RBIOS DA FALA. A ESCOLA TRABALHANDO EM CONJUNTO COM OS PAIS E COM OS PROFISSIONAIS QUE SE OCUPAM DA CONSTRU��O DA FALA E DA COMUNICA��O COMO UM TODO, FORMA A TR�ADE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A AUTISTA. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A MEDIA��O PEDAGÓGICA DO PROFESSOR COM BASE NA ESCALA DE AVALIA��O DA EXPERI�NCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA, COM RECURSOS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA EM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. FORAM INCLU�DOS NO ESTUDO 8 PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E 8 PROFESSORES DE SALA REGULAR. OS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO APRESENTAVAM MAIORES N�VEIS NA ESCALA ESCALA DE AVALIA��O DA EXPERI�NCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA QUANDO COMPARADOS AOS DE SALA REGULAR (P<0,001), MAS AINDA APRESENTARAM N�VEIS REDUZIDOS NA ESCALA (N�VEL 2: MEDIA��O EVIDENTE DE FORMA EMERGENTE). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AINDA H� POUCO INVESTIMENTO EM COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA, SENDO IDENTIFICADO QUE SOMENTE 3 PROFESSORES (18,75%) UTILIZAVAM RECURSOS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES NECESSITAM MELHORAR AS PR�TICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. H� POUCA UTILIZA��O E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS AVALIADAS.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

XIX Mostra Acadêmica do Curso de Fisioterapia