RELATO DE EXPERI�NCIA DA UTILIZA��O DA METODOLOGIA ATIVA HUMANA: PR�TICA BASEADA EM EVID�NCIAS

Autores

  • João Martins De Oliveira Filho
  • Larissa Melo
  • Cláudia Cyrilo
  • Rossana Cabrera
  • Iara Helena Marques Faria Pollyana
  • Dariana Milhomen Batista
  • Viviane Soares
  • Ilana de Freitas Pinheiro
  • WESLEY DOS SANTOS COSTA UniEvangà©lica
  • Caroline Rúbio Vicentini

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Neuroanatomia, Anatomia

Resumo

INTRODUÇÃO:AS DIFICULDADES DO ENSINO - APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA, MODIFICANDO O ENSINO TRADICIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE N�VEL SUPERIOR, CARACTERIZADO PELA FORMA DE TRANSMISS�O DE INFORMAÇÃO, DISCIPLINAS FRAGMENTADAS E AVALIA��ES QUE EXIGEM MEMORIZA��O O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI RELATAR A EXPERI�NCIA NO USO 4 DIFERENTES METODOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA. M�TODOS: FORAM UTILIZADOS 4 METODOLOGIAS DIFERENTES: 1-ELABORA��O DOS OSSOS E ACIDENTES ÓSSEOS EM MASSA DE BISCUIT COM 30 DIAS PARA EXECU��O; 2-T�CNICA DE APRENDIZAGEM COM MATERIAL DIDÁTICO (JOGO DA ANATOMIA); 3-T�CNICA DE APRENDIZAGEM COM UMA DIN�MICA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS COM AUX�LIO DE BLOCO DE NOTAS COMPOSTO POR PEQUENAS FOLHAS DE PAPEL ADESIVO EM PEQUENA DIMENS�O E FIXADO NA REGI�O FRONTAL DE UM DOS PARTICIPANTE; 4- ELABORA��O DA ORIGEM E INSER��O DOS M�SCULOS COM AUX�LIO DE NOVELO DE L� E CERA UTILIDADE (ODONTOLÓGICA) TRABALHO REALIZADO NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA. RESULTADOS: NOTOU SE UM ENTUSIASMO E MUITO COMPROMETIMENTO PELOS ALUNOS NA CONFEC��O DOS MODELOS DID�TICOS E NAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA ISSO TORNOU A AULA MAIS DIN�MICA, E TAMB�M INCENTIVOU A PARTICIPA��O ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. CONCLUS�O: ESSAS TÉCNICAS NOS PERMITIU O ENSINO DA ANATOMIA, E CRIOU UM AMBIENTE DE ALTO ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.

PALAVRAS CHAVE:  METODOLOGIAS ATIVA NO ENSINO, CONHECIMENTO, ANATOMIA HUMANA.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

XVI Mostra Acadêmica do Curso de Fisioterapia