EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROFUNCIONAL EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Uma mini revisão de literatura

Autores

  • Amanda Maria Da Costa Silva
  • Dhara Karollayne Paula Dos Santos Fernandes
  • Hiago Silva Bahia
  • Jessica Godoi Moreira
  • Ravilla Divina Da Silva
  • Tainá Tavares
  • Thales Bruno Costa Morais
  • Barbara de Oliveira Moura UniEvangélica
  • Samara Lamounier Santana

Resumo

Introdução: A paralisia cerebral é um distúrbio neurológico que afeta o movimento e a coordenação, resultante de lesões no cérebro durante o desenvolvimento fetal ou nos primeiros anos de vida. Para crianças com essa condição, tratamentos multidisciplinares são essenciais para promover o desenvolvimento motor, a comunicação e a qualidade de vida. A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo para melhorar aspectos físicos, cognitivos e emocionais, tem se mostrado uma ferramenta eficaz no tratamento infantil da paralisia cerebral. Objetivo:Verificar os benefícios da equoterapia em crianças com paralisia cerebral. Metodologia: Foi realizada uma breve revisão de literatura, selecionando artigos publicados entre 2017 e 2024 nas bases de dados Scielo, PubMed e Lilacs. Inicialmente, identificaram-se 10 artigos relevantes, no entanto, após aplicar os critérios estabelecidos na metodologia, excluímos 7 artigos por não atenderem aos requisitos ou por serem duplicatas. Foi utilizado neste estudo 3 estudos mais adequados ao objetivo. Resultados: A equoterapia melhorou a postura e a função corporal de crianças com paralisia cerebral, com melhorias significativas no controle da cabeça, braços e tronco. A equoterapia tem uma influência positiva na postura corporal e na função de partes individuais do corpo na posição sentada entre crianças com paralisia cerebral.Conclusão: As técnicas e recursos fisioterapêuticos que podem ser empregados, minimizam os efeitos causados pela paralisia cerebral.
Palavra-

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Anais da XXVII Mostra Acadêmica do Curo de Fisioterapia