ARTIGO_AVALIA��O EM DIFERENTES AMBIENTES DE LUBRIREFRIGERA��O NO PROCESSO DE TORNEAMENTO DO A�O ABNT 1020

Autores

  • Lucas Martins Peixoto UniEvangelica
  • Marcelo Augusto Jacob Da Silva Pina

Palavras-chave:

Lubrirefrigeração, fluido de corte, ABNT aço 1020

Resumo

NUM PROCESSO DE CORTE, A ESCOLHA DO SISTEMA DE LUBRIRREFRIGERA��O A SER UTILIZADO APRESENTA GRANDE IMPORT�NCIA PARA A DIMINUI��O DO ATRITO E DA TEMPERATURA DE CORTE, POIS PODE FACILITAR O PROCESSO DE REMO��O DE MATERIAL. ALTERNATIVAS DE LUBRIRREFRIGERA��O NAS OPERA��ES DE USINAGEM SÃO BUSCADAS CONSTANTEMENTE PARA GERAR FORMAS MAIS CORRETAS E MENOS AGRESSIVAS AO MEIO AMBIENTE, SEM AFETAR A PRODUTIVIDADE E O ACABAMENTO SUPERFICIAL DA PE�A. O OBJETIVO DESTE TRABALHO � ANALISAR OS PAR�METROS DE SA�DA DO PROCESSO DE TORNEAMENTO DO A�O ABNT 1020 UTILIZANDO DIFERENTES FLU�DOS REFRIGERANTES. PARA TANTO FOI UTILIZADO UMA AMOSTRA QUE FOI COLOCADA EM UM TORNO CNC (COMANDO NUM�RICO COMPUTACIONAL) COM APLICA��O DE SISTEMAS ALTERNATIVOS DE LUBRIFICANTES E O CORTE A SECO DURANTE EXECU��O DOS ENSAIOS VISANDO A VIABILIDADE ECON�MICA NA �REA DE TORNEARIA. PARA GARANTIR O USO CORRETO DA UTILIZA��O DO FLU�DO EM DIFERENTES AMBIENTES, FOI NECESS�RIO TABULAR OS DADOS ENCONTRADOS, COMPARANDO O FLU�DO ABUNDANTE UTILIZADO EM RELAÇÃO AO CORTE A SECO, MANTENDO OS MESMOS PAR�METROS DE USINAGEM PARA TODO PROCESSO. O PROCESSO FOI REALIZADO NO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE UNIEVANG�LICA, EM ANÁPOLIS. FOI POSS�VEL OBSERVAR ATRAV�S DE GR�FICOS QUE O CORTE COM FLU�DO ABUNDANTE OBTEVE UMA DIFEREN�A DE VALORES SIGNIFICATIVOS NAS VARI�VEIS DE SA�DA ANALISADAS NO PROCESSO DE TORNEAMENTO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZA��O DE DIVERSOS AMBIENTES DE FLU�DOS AFETAR� SIGNIFICATIVAMENTE A QUALIDADE DO PROCESSO, NESTE CASO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZA��O DO FLU�DO REFRIGERANTE H� UMA QUALIDADE SUPERIOR NO ACABAMENTO DA PE�A, FAZENDO COM QUE SE TORNE VI�VEL A UM LONGO E CONT�NUO PROCESSO, DESCONSIDERANDO O CONSUMO LEVEMENTE SUPERIOR AO CORTE A SECO, OCASIONADO PELA POT�NCIA CONSUMIDA DEVIDO AOS MECANISMOS DE LUBRIFICA��O.

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Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Artigo