RESUMO FATORES DA CAR�NCIA NOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE EXATAS NAS ENGENHARIAS
Palavras-chave:
Física; Matemática; DificuldadeResumo
RESUMO
O NOVO ENGENHEIRO DEVE ESTAR QUALIFICADO A DESENVOLVER TECNOLOGIAS EM FAVOR DAS TRANSFORMA��ES DA SOCIEDADE NAS MAIS VARIADAS �REAS, PORÉM H� UMA CAR�NCIA DE TAIS COMPET�NCIAS COMO: CONHECIMENTOS B�SICOS DA MATEM�TICA E F�SICA. DESTA FORMA TEM-SE UMA CONTRADI��O, POIS, UMA FORMA��O QUE EXCLUI ESSES CONCEITOS RESULTA EM PROFISSIONAIS CONSUMIDORES DE TECNOLOGIA, E NÃO PROFISSIONAIS FORMADOS PARA DESENVOLVIMENTO DE TAIS ARTIF�CIOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO O ESTUDO DA IMPORT�NCIA DA MATEM�TICA E DA F�SICA EM APLICA��ES DE ENGENHARIA. OS RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS FORAM APRESENTADOS NA I NOITE DE ENGENHARIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. DISPONDO-SE A ENTENDER NAS ENGENHARIAS O PORQU� DOS ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS NESSES CONCEITOS. ASSIM EVIDENCIA-SE DE FORMA EMP�RICA QUAL FATOR PROPORCIONA ESTE EMPASSE. ANALISANDO EXAMES, POR MEIO DE APLICA��O DE QUESTION�RIOS, REALIZADOS E APLICADOS AOS ALUNOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FOI CONSTATADO QUE EXISTE UM N�MERO CONSIDER�VEL QUE POR INICIATIVA PRÓPRIA ABORDAM A F�SICA E MATEM�TICA EM SEUS CURR�CULOS. SENDO EM CONTRAM�O UMA MAIORIA QUE NÃO ABORDA ESSES CONTE�DOS DE MANEIRA EFETIVA. ONDE TIRA-SE DE BASE AN�LISES FEITAS POR DENISE HELENA L. FERREIRA E RAQUEL N. M. BRUMATTI, SENDO EVIDENTE QUE A INSTITUI��O CONTRIBUI PARA O D�FICIT DE CONHECIMENTOS DE CONCEITOS IMPORTANTES, QUE INCLUEM DE FORMA ATIVA ESSES ENGENHEIROS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS. PARA TANTO, ALTERA��O DA GRADE CURRICULAR DE ENGENHARIA DEVEM FOCAR TAIS CONCEITOS. CONFORME O GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CIENT�FICO E TECNOLÓGICO (2005), NÃO HAVER� UM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, INDUSTRIAL E DE INOVA��O TECNOLÓGICA, SEM A PRESEN�A DE UMA CI�NCIA VIGOROSA DE BASES SÓLIDAS NO CAMPO DAS ENGENHARIAS. PORTANTO SE FAZ EFETIVO E DE GRANDE RELEV�NCIA ACAD�MICA O APROFUNDAMENTO NOS ESTUDOS DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS. AINDA, OS APONTAMENTOS PROPOSTOS SÃO CONFIRMADOS PELO SUCESSO DE PA�SES EMERGENTES QUE INVESTEM EM CI�NCIA E TECNOLOGIA, COMO EXEMPLO A COR�IA DO SUL, ONDE A QUALIDADE DO ENSINO DOS ENGENHEIROS PRESENTES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO INDUSTRIAL SÃO SUPERIORES � DE OUTROS PA�SES.