A MODALIDADE DE ENSINO DA EJA: ESPAÇO DE DISCUSSÀ•ES E POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS

Autores

  • Renan Aparecido Alves Marcondes da Silva Universidade de Taubatà©

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Diversidade. Práticas Pedagógicas. Habilidades Profissionais.

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO ADOTADOS POR UM GRUPO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS E FINAIS) NA EJA, EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL NO INTERIOR PAULISTA. INVESTIGOU-SE COMO OS DOCENTES EXPLICAM SUA PR�TICA PEDAGÓGICA E QUE HABILIDADES CONSIDERAM NECESS�RIAS PARA LIDAR NESSA MODALIDADE DE ENSINO. PARA EMBASAMENTO, BUSCOU-SE FUNDAMENTA��O NAS IDEIAS DE TEÓRICOS DA �REA. METODOLOGICAMENTE, ADOTOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZANDO-SE UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PAULISTA, QUE OFERECIA A EJA NO ANO DE 2021. SEIS DOCENTES FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAR COOPERATIVAMENTE DESSA EXPERI�NCIA DE PESQUISA. COMO CRIT�RIO DE ESCOLHA, DEFINIU-SE QUE OS PARTICIPANTES TIVESSEM MAIS DE UM ANO DE EXPERI�NCIA DOCENTE NA EJA, AL�M DA FAMILIARIDADE COM A PROPOSTA DE TRABALHO COM PROJETOS. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DOIS INSTRUMENTOS: UM QUESTION�RIO ONLINE, PARA CARACTERIZA��O SOCIODEMOGR�FICA DOS PARTICIPANTES E A T�CNICA DE GRUPO FOCAL. ESTE �LTIMO FOI REALIZADO DE FORMA VIRTUAL, PELO GOOGLE MEET, EM DOIS ENCONTROS, COM DURA��O APROXIMADA DE 90 MINUTOS CADA UM. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM A EMERG�NCIA DE UMA FORMA��O ESPEC�FICA PARA OS PROFESSORES DESSA MODALIDADE DE ENSINO, BEM COMO INDICARAM A IMPORT�NCIA DE MANTER EXPERI�NCIAS DE REFLEX�ES E DISCUSS�ES PONTUAIS ENTRE OS DOCENTES, NO INTERESSE DE CONHECER E ATENDER �S CARACTER�STICAS E NECESSIDADES REAIS DOS ALUNOS DA EJA, RESPEITANDO A DIVERSIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DOS MESMOS E CONSIDERANDO SUAS DESCONTINUIDADES NAS TRAJETÓRIAS PESSOAL E ACAD�MICA.

 

Publicado

2022-10-13