THOMAS HOBBES, E O €ŒLEVIAT�€
Palavras-chave:
Teoria, Estado, SoberaniaResumo
THOMAS HOBBES FOI UM MATEM�TICO E FILÓSOFO INGLÊS, QUE BUSCOU NA OBRA �€ŒLEVIAT��€ ENTENDER A REALIDADE POLÍTICA DA SOCIEDADE INGLESA DO IN�CIO DO SÉCULO XVII, PER�ODO CONTURBADO PARA OS INGLESES, TANTO NO CAMPO CULTURAL QUANTO NO RELIGIOSO E POL�TICO. O NOME DA OBRA, LEVIAT�, FOI ESCOLHIDO A FIM DE FAZER REFER�NCIA AO MONSTRO B�BLICO, ESSE QUE ERA PODEROSO E TEMIDO POR TODOS, HOBBES TEVE INTENS�O DE LIGAR O MONSTRO AO ESTADO, QUE DEVERIA TER PODER SOBRE O MUNDO, ASSIM COMO LEVIAT�.
HOBBES BUSCA COM O LIVRO, CENTRALIZAR A ORGANIZAÇÃO SOCIAL. COMO A SOCIEDADE SE ESTRUTURA, RAZ�ES DO HOMEM SER O QUE � E FAZER O QUE FAZ, E COMO A POLÍTICA � PENSADA E APLICADA NESSE CONTEXTO, ELE EXPLANOU OS SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE A NATUREZA HUMANA E SOBRE A NECESSIDADE DE UM GOVERNO E DE UMA SOCIEDADE FORTES. HOBBES FOI, DE FATO, O PRIMEIRO FILÓSOFO POL�TICO A JUSTIFICAR O PODER DOS SOBERANOS EM BASES RACIONAIS. AS TEORIAS DO LEVIAT� PROMOVERAM A SEPARA��O ENTRE PODER DIVINO E SECULAR. O PACTO DE HOBBES REQUER UM GOVERNO ABSOLUTO, DA� SUA DEFESA DA MONARQUIA
SEGUNDO O AUTOR, A SOCIEDADE VIVIA EM ESTADO NATURAL, OU SEJA: O HOMEM QUE NASCE EGO�STA, E BUSCA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES E VONTADES PESSOAIS, PORÉM, O MUNDO NÃO � CAPAZ DE SATISFAZER AS VONTADES DE TODOS, UMA VEZ QUE ELAS SÃO DIVERGENTES, UMA OPONDO SE A OUTRA NA MAIORIA DOS CASOS, ASSIM, A SOCIEDADE ENCAMINHA ESSA SATISFA��O SOBRE O DOM�NIO DO OUTRO, EXERCIDO PELO USO DA FOR�A, DE MANEIRA QUE O HOMEM CONTROLE O OUTRO EM PROL DE UMA REALIZA��O PESSOAL. SENDO ASSIM, A TENTATIVA DE PODER UNS SOBRE OS OUTROS, LEVA A SOCIEDADE A VIVENCIAR UM ESTADO PERMANENTE DE GUERRA.
A FIM DE ACABAR COM O ESTADO NATURAL, IMPEDINDO QUE ELE REINE SOBRE A EXIST�NCIA HUMANA, HOBBES SUGERE QUE HAJA UM PACTO SOCIAL, COMO O PROPÓSITO DE ESTABELECER UM ACORDO ENTRE TODOS, ONDE OS DIREITOS PASSAM A SER LIMITADOS EM PROL DE UMA AUTORIDADE MAIOR E SOBERANA, QUE ORGANIZE A SOCIEDADE DISTRIBUINDO OS RECURSOS DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES E NECESSIDADES E GARANTINDO A PAZ.
ESSA IDEIA SURGE PARA QUE ACONTE�A A PR�TICA POLÍTICA. A PARTIR DISSO, O ANTIGO PARADIGMA DO DIREITO DIVINO DOS REIS, QUANDO SE JUSTIFICAVA POR BEN��O E DESIGNA��O DE DEUS, PASSA A SER QUESTIONADO PELOS NOVOS IDEAIS. O PODER E SEU EXERC�CIO PASSAM A SER A JUSTIFICATIVA PARA A MANUTEN��O DA PAZ SOCIAL. A ESS�NCIA DA SOBERANIA CONSISTE UNICAMENTE EM TER O PODER SUFICIENTE PARA MANTER A PAZ, PUNINDO AQUELES QUE A QUEBRAM. QUANDO ESTE SOBERANO - O LEVIAT� DO T�TULO - EXISTE, A JUSTI�A PASSA A TER SENTIDO J� QUE OS ACORDOS E AS PROMESSAS PASSAM A SER OBRIGATORIAMENTE CUMPRIDOS.
A OBRA �, PORTANTO, PE�A FUNDAMENTAL PARA O ENTENDIMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO, EXERC�CIO E COMPREENS�O DO PODER PELO HOMEM, AL�M DE SER UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS TANTO DA SUSTENTA��O DAQUELE REGIME QUANTO DA COMPREENS�O DO UNIVERSO POL�TICO, GUARDADAS AS DEVIDAS DIFERENCIA��ES E PROPOR��ES, EM TODO O MUNDO E EM TODOS OS TEMPOS.