TurmaConecta: uma plataforma de microblog voltada à integração e colaboração acadêmica

Autores

  • Matheus Vaz Fernandes UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Luís Guilherme UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Rafael Vaz de Matos UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Pablo Miguel UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Lucas Baioni UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Jamil Pereira Borges UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia

Palavras-chave:

tecnologia, programação, regra de negocio, uml, protótipo

Resumo

Com o intuito de incentivar a participação e a comunicação entre os alunos, foi idealizada a plataforma TurmaConecta, um ambiente de microblog desenvolvido para uso acadêmico. A proposta surge como uma alternativa moderna para fortalecer o engajamento entre os estudantes dentro e fora da sala de aula. O principal objetivo do TurmaConecta é oferecer um espaço digital em que estudantes de uma mesma turma possam compartilhar textos, imagens, materiais de estudo e conteúdos diversos, como memes e postagens interativas. Busca-se, assim, estimular o aprendizado colaborativo, a integração entre os alunos e um convívio acadêmico mais leve e participativo. A plataforma adota recursos típicos de microblogs, como publicações curtas, uso de hashtags para organização de temas, marcação de usuários e interação por meio de curtidas e comentários. Essas ferramentas tornam a comunicação mais ágil, objetiva e eficiente, favorecendo o compartilhamento de informações e ideias. Espera-se que o TurmaConecta amplie a interação e o engajamento entre os alunos, promovendo a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos de forma dinâmica e acessível. O sistema propõe equilibrar aprendizado, comunicação e descontração em um ambiente seguro, com moderação ativa e respeito entre os participantes. Dessa forma, o TurmaConecta contribui para fortalecer o senso de comunidade acadêmica e a cultura de cooperação no contexto educacional.

Publicado

2025-10-17