BACTERIAL DIVERSITY IN COMMON BEAN PRODUCTION SYSTEMS MANAGED WITH COVER CROPS IN THE BRAZILIAN CERRADO
Palavras-chave:
Soil biodiversity, soil suppressiveness, soil quality bioindicators, microbial services, regenerative agricultureResumo
O Cerrado brasileiro, um tipo de savana tropical, é um dos mais importantes biomas do planeta, por se tratar de um ecossistema de transição com outros biomas sul-americanos como a Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Chacos bolivianos e pampas. Por dividir fronteiras com estas regiões, o Cerrado compartilha de sua riqueza com estes ecossistemas fazendo deste bioma umdos mais importante hotspot de biodiversidade do planeta1.
O cerrado também é a principal fronteira agrícola mundial atualmente, com áreas extremamente produtivas, entretanto grande parte de sua área produtiva se encontra em estado de degradação, sendo, em sua maioria,composta por pastagens degradadas e áreas erodidas 2–7.Uma das principais técnicas de recuperação de áreas degradadas é a adoção do sistema de plantio direto, que consiste na produção agrícola sem o revolvimento do solo e com manutenção de cobertura vegetal8,9, este sistema apresenta um excelente potencial de aumentar a produção de alimentos no mundo sem a necessidade de expansão de novas áreas agricultaveis10.
Podem ser utilizadas diferentes coberturas vegetais para o estabelecimento do plantio direto, entretanto pouco estudo foi realizado para definir quais coberturas vegetais trazem um maior benefício para a biodiversidade dos solos de Cerrado 11. Os micro-organismos do solo, em especial as bactérias, são extremamente sensíveis a quaisqueralterações ambientais, e podem ser utilizados como bioindicadores de qualidade ambiental 12,13.
As plantas de cobertura podem influenciar o funcionamento biológico do solo e, consequentemente na sua qualidade. A diversidade de bactérias do solo são um dos principais parâmetros microbiológicos que podem ser intimamente relacionados à sanidade vegetal, sendo, assim, considerados um bom indicador de impactos em sistemas de manejo do solo14.
Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a biodiversidade de bactérias edáficas em solo de cerrado sob diferentes coberturas vegetais em áreas de produção de soja.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Congresso Interdisciplinar - ISSN: 2595-7732
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.