• ANAIS SNCMA 2017 - ISSN: 2179-5193
    v. 8 n. 1 (2017)
    Apresentação

     

    O VIII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA, realizou-se nos dias 23 a 27 de Outubro de 2017, na cidade de Anápolis/Goiás, é um evento de divulgação científica, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente - PPSTMA do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.

    O evento foi avaliado com nota E3 na avaliação quadrienal (2013-2016) do Qualis Eventos feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a Área de Ciências Ambientais. Está em sua oitava edição e caminha para tornar-se referência na socialização de pesquisas envolvendo as temáticas ambientais, numa discussão multi e interdisciplinar entre ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente. O PPSTMA é um Programa vinculado à área de Ciências Ambientais na CAPES e o evento é orientado pelas diretrizes da área e pelos pressupostos teórico-metodológicos do saber ambiental. Temos, como parceiras, diversas instituições que têm apoiado e dado suporte e fomento para a realização periódica desse evento, com destaque para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Renomeada para Secretaria de Gestão, Planejamento e Tecnologia no ano de 2016) do Município de Anápolis, que é parceira desde a primeira edição. Ainda destacamos parcerias com a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), CAPES (desde 2013) e ANPUH/GO (Associação Nacional de História - Seção Goiás) e parcerias acadêmicas com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Presidente Prudente) por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG); com a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); e com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC); dentre outras instituições que apoiam esporadicamente o evento.

    O SNCMA é realizado no calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nessa edição, a temática proposta pela Semana Nacional é "A Matemática está em tudo" e os trabalhos apresentados buscaram alinhamento com este tema geral. O SNCMA tem sido, também, um espaço privilegiado para o diálogo entre a Pós-Graduação e as atividades de graduação, extensão e pesquisa das diferentes instituições de ensino do Brasil. A relação entre comunidade científica, comunidade acadêmica e sociedade em geral faz parte das políticas institucionais e do plano de gestão acadêmica do PPSTMA. Este ano, inserem-se no VIII SNCMA a III Escola de Pós-Graduação da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), que tem por objetivo discutir a temática História Ambiental da América Latina, e também o III Seminário de Integração das Equipes do Projeto Novas Fronteiras no Oeste (PROCAD - Edital nº 071/2013).

    Os organizadores convidaram pesquisadores, professores e alunos a participarem do debate que envolverá discussões sobre ciência, qualidade de vida, matemática, legislação ambiental, bacia hidrográfica, biodiversidade, biotecnologia, resíduos sólidos, entre outras temáticas que estão interligadas às discussões multi e interdisciplinares das questões ambientais. Foram realizadas mesas redondas, conferências, reuniões de Grupos de Trabalho, apresentação de Simpósios Temáticos e Exposição de Painéis, além de uma vasta programação voltada para os alunos de pós-graduação da Escola de Pós-Graduação da SOLCHA e Docentes e Discentes vinculados ao PROCAD - Novas Fronteiras no Oeste. Contribuições, reflexões e experiências relativas a essas temáticas são consideradas como parte do processo de desenvolvimento das pesquisas científicas no Brasil e na América Latina.

  • SNCMA 2016
    v. 7 (2016)
  • SNCMA 2015
    v. 6 (2015)
  • SNCMA 2014
    v. 5 (2014)
  • SNCMA 2013
    v. 4 (2013)
  • SNCMA 2012
    v. 3 (2012)
  • ANAIS SNCMA
    v. 2 (2011)

    2º Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente
    No ano de 2011 para segunda edição do Simpósio firmou-se parcerias com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria Municipal de Educação e ANPUH/GO. O evento cuja temática: Cuidar da Terra para salvar o homem – contribuição da Educação Ambiental; objetivou: a) debater sobre questões importantes relativas ao conhecimento sobre o meio ambiente e a sua preservação; b) Identificar formas interdisciplinares de compreensão da realidade ambiental; c) Conhecer experiências e os desafios da Educação Ambiental; d) Iniciar projeto de formação continuada de educadores ambientais; e) Iniciar nas escolas de Educação Básica da cidade formação de educadores ambientais; f) Provocar sensibilização na comunidade sobre os problemas ambientais; g) Oferecer aos órgãos públicos oportunidade de discutir a produção acadêmica sobre riscos ambientais, qualidade de vida e meio ambiente; h) Oportunizar a pesquisadores espaço de divulgação de seus estudos; i) Publicação de Anais com as palestras e textos aprovados para apresentação no evento destinou-se a discutir temáticas.

    O II Simpósio de Ciência e Meio Ambiente realizado entre 17 e 19 de outubro de 2011, na cidade de Anápolis/Goiás, foi de grande relevância para a comunidade local e regional e se insere no cenário acadêmico como forma de estabelecer dialogo com outras Instituições de Ensino Superior do país. O Evento contou com a participação de discentes da graduação e pós-graduação da UniEvangélica, UFG, UFU, IFET, entre outras, docentes UniEvangélica, UFG, UFU, UFMG, e assessor do Ministério da Saúde, ora apresentado trabalhos em forma de comunicação livre ou painel, ora ministrando conferências. Os trabalhos apresentados discutiram com propriedade as temáticas ambientais, urbanas, saúde e tecnologia. Pontos de suma importância para as discussões que geram repensar políticas públicas para o município de Anápolis.

  • ANAIS SNCMA 2010
    v. 1 (2010)

    1º Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente
    O evento, realizado através de uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a UEG (Universidade Estadual de Goiás), teve como tema central “Progresso, consumo e natureza – desafios ao homem”. Para debater o tema foram promovidas conferências, mesas redondas, comunicações orais e apresentação de painéis. Foi uma importante oportunidade para que professores universitários e de educação básica pudessem socializar suas pesquisas e experiências. Constituiu-se também em espaço privilegiado para que estudantes de mestrado e doutorado da região centro-oeste e de outras regiões do país pudessem apresentar seus estudos concluídos ou em andamento. Havendo espaço também para estudantes de graduação e de especialização.

1 a 8 de 8 itens