RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR O CONSUMISMO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Cleide Cordeiro dos Santos
  • Karla de Souza Oliveira
  • Márcio Leite de Bessa
Palavras-chave: Educação Financeira, Consumismo, Impactos Ambientais

Resumo

A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo. Ela está presente constantemente nas situações do cotidiano desde as mais simples as mais complexas. Pensar no conhecimento matemático nos dias atuais é pensar de forma contextualizada e com inúmeras possibilidades para explorar os mais diversos temas, ou seja, “a Matemática está em tudo”! Este trabalho surge como relato de experiência de pesquisa-ação por meio de uma oficina ministrada a professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Anápolis-GO. O objetivo proposto foi o de trabalhar a Educação Financeira nas aulas de matemática com dois focos (1) controle de despesas e gastos (2)  os impactos ambientais causados pelo consumismo, fazendo com que o aluno perceba a importância do consumo consciente. A oficina teve a resolução de problemas como ponto de partida para a contextualização e práticas inovadoras no campo da Matemática escolar.

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Publicado
2017-11-16
Seção
Educação Ambiental