O PAPEL DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA – EFAORI, COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL.
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Agricultura Familiar, Escola Família AgrícolaResumo
Para o desenvolvimento do estudo pretende-se investigar as experiências e propostas da Educação Ambiental nos projetos de Agricultura Familiar em Goiás, e refletir sobre sua potencialidade enquanto alternativa de produção sustentável, bem como o modelo de ensino, ministrado na Escola Família Agrícola de Orizona-EFAORI, e assim descobrir, se este modelo prepara os discentes para a educação no espaço rural, educação ambiental e pedagogia da alternância, capacitando-o juntamente com sua família e comunidade, para Agricultura Familiar Sustentável e novo modo de trabalho e respeito à natureza.
Primeiramente, busca-se identificar nos referênciais teóricos existentes a identidade dos discentes egressos, agricultores familiares, famílias do assentamento Maria da Conceição, docentes e equipe gestora, e assim compreender a relação de educação no espaço rural, Educação Ambiental, Agricultura Familiar Sustentável e trabalho. Segundo, procura-se analisar estudos sobre as Escolas Famílias Agrícolas, e por fim, busca-se analisar o perfil dos discentes egressos e da Escola Família Agrícola Orizona-EFAORI, por meio de estudo de caso, análise de dados colhidos em entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados com os discentes, egressos, docentes, equipe gestora agricultor familiar e famílias do assentamento Maria da Conceição em Orizona, e assim descobrir, se o modelo de ensino ministrado na EFAORI prepara os discentes para realidade rural, para Agricultura Familiar Sustentável e novo modo de trabalho e respeito à natureza .