Educação Ambiental: concepções e perspectivas no Plano de Manejo do Parque Estadual do Prosa, Campo Grande-MS

  • Marcos Vinicius Campelo Junior
  • Wilson Clério Paulus
Palavras-chave: Documento, Macrotendências, Unidade de Conservação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de caracterizar a concepção de Educação Ambiental expressa no documento do Plano de Manejo do Parque Estadual do Prosa. O plano de manejo trata-se de um documento técnico para presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais das Unidades de Conservação, uma vez que é fundamental para a gestão do parque organizar com clareza as estratégias do seu programa de educação ambiental no uso público. Foi realizada uma análise documental, de natureza qualitativa, do Plano de Manejo com as categorias de macrotendências de Educação Ambiental Conservadora, Pragmática e Crítica. Os resultados mostram que há características das três macrotendências, havendo o predomínio das tendências Conservadora e Pragmática. Sendo assim, mesmo o documento sendo técnico e objetivo, surge a necessidade de repensar a forma como é abordada a Educação Ambiental no plano para que essas atividades tenham efeito educador. 

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Publicado
2017-11-16
Seção
Educação Ambiental