ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
meio ambiente, sustentabilidade, educaçãoResumo
A Educação Ambiental (EA) pode ser compreendida como uma metodologia em que cada ser humano pode assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino/aprendizagem. Os problemas ambientais ocorrem pelo danoso modo de vida que a humanidade adotou, na qual a ‘sobrevivência’ do homem promove uma utilização exagerada dos recursos naturais e levou a uma situação de crise. Nesse trabalho objetivou-se estabelecer a relação entre a EA e a sustentabilidade, questão esta, abordada frequentemente em nosso cotidiano e também comumente divulgada na mídia, além ponderar sobre esta questão na vida dos seres humanos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica reflexiva sobre a necessidade da EA aliada à sustentabilidade e também dos trabalhos realizados em campo no Grupo Escoteiro Bernardo Sayão, no município de Anápolis/GO. As questões ambientais reclamam por uma nova concepção de ciência que permita a construção de saberes conjuntivos através da exploração dos limites e das fronteiras que, simultaneamente, apartam e aproximam as disciplinas. A existência de um ‘pensar sistêmico’ planetário encaminhará o viés econômico e político da atual sociedade para o contexto da sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável ocorre a partir de uma lógica que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade as necessidades das gerações futuras, pois o saber ambiental emerge de uma reflexão sobre a construção da própria vida humana na Terra. Pode-se inferir que um sistema sustentável só será possível mediante a evolução intelectual e inclusive espiritual do ser humano, além de instaurar a EA em cada sociedade e promover uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade.