A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS SABERES TRADICIONAIS DO POVO TAPUIA DO CARRETÃO
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Espaço Indígena, Integração, SustentabilidadeResumo
O estudo visa compreender as abordagens didáticas de Educação Ambiental dentro da Aldeia Tapuia do Carretão, na perspectiva de compreender os principais saberes da relação dos povos indígenas com o meio ambiente, de forma a melhor usufruírem dos recursos oferecidos pela natureza local e do entorno da aldeia. A pesquisa será ação-participação de forma qualitativa e também quantitativa, com a coleta de dados e observação, especificamente na escola indígena, Escola Estadual Indígena Cacique José Borges. A coleta de dados será feita por grupo focal, e questionários. A partir da análise dos dados espera-se verificar o equilíbrio entre o povo Tapuia e o ambiente que os cercam no cenário atual. O que poderá propiciara construção de ações que efetivamente assegurem a proteção à biodiversidade, e o uso sustentável dos recursos naturais em terras indígenas, por meio da adoção de ações integradas, acolhendo, apoiando e aprendendo propostas de estudo nesse sentido.