AS RELAÇÕES DE PODER NAS RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS: O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE LEGITIMAÇÃO E/OU CONTESTAÇÃO DE DISCURSOS IDEOLÓGICOS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE

  • Ariovaldo Lopes Pereira
  • Rafaela Débora Barbosa Dias
  • Maurício Gabriel Santos
Palavras-chave: livro didático; discurso; ideologia; relações de poder; gênero

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa/interpretativista a qual
propôs identificar e discutir, por meio de análise de imagens e textos dos livros
didáticos de língua inglesa, discursos presentes nas representações de relações de poder
entre gêneros presentes nesses instrumentos pedagógicos que corroboram e reforçam ou
questionam e contestam discursos ideológicos que circulam socialmente. A pesquisa
teve ainda como objetivo fornecer subsídios para uma reflexão crítica sobre o ensino
brasileiro através da problematização da realidade retratada nos livros didáticos
utilizados no ensino de língua inglesa e suas implicações para a formação dos(as)
aprendizes que são expostos(as) a esses materiais

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Publicado
2018-08-20
Seção
Exposição de Painéis