O DESPERTAR DA SUSTENTABILIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Amanda Vieira Leão
  • Taynara Martins dos Santos
  • Wania Chagas Faria da Cunha
Palavras-chave: Geografia; Sustentabilidade; Metodologias de Ensino; EnsinoAprendizagem

Resumo

O presente trabalho é resultado do projeto de estágio desenvolvido na disciplina
Didática e Prática de Ensino em Geografia I, o qual tem como tema geral “Metodologias
de Ensino e Aprendizagem em Geografia”, e como específico “Metodologia de construção
de painel interativo no processo de ensino-aprendizagem em Geografia”. O mesmo está
sendo desenvolvido pelas alunas: Amanda Vieira Leão e Taynara Martins dos Santos, nas
escolas: Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista e Colégio Estadual Senador
Onofre Quinan respectivamente, na disciplina de Geografia, para trabalhar o conteúdo
“Problemas Ambientais: como ser sustentável?”, no 8º ano do Ensino Fundamental séries
finais. Este terá duração de maio a novembro de 2016.
Propõem-se apresentar e desenvolver metodologias de ensino que promovam
aprendizagem com significado para o aluno, isto é, que o instigue a participar e interagir
em sala de aula. Essa proposta se insere no campo de ensino da ciência geográfica e
surgiu a partir das observações feitas nas escolas onde desenvolvemos as atividades de
estágio supervisionado ao percebermos que predominam as práticas tradicionais de
ensino, pautadas sobretudo em aulas expositivas, as quais são pouco atrativas para os
alunos, que não se interessam pelo estudo. Assim, diante desta constatação propomos
desenvolver metodologias que procurem ou que levem os alunos a participarem mais
ativamente das aulas afim de que possam se interessarem pelo estudo dos temas
propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-20
Seção
Exposição de Painéis