O uso de Redes Neurais Artificiais para estimar a qualidade da água e Ambiente aquático do Rio Meia Ponte

  • Tadeu José de Carvalho Júnior
  • Clarimar José Coelho
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Rede neural, Ambiente Aquático.

Resumo

As informações ambientais são o resultado de uma complexa interação entre as condições dos ambientes aquáticos.

Sobre os processos envolvidos, na maioria das vezes há pouca ou nenhuma informação e, frequentemente há carência de dados.

Face a esta problemática o emprego de uma técnica que minimize a necessidade de tais dados, que não tenha restrições operacionais para a execução dos cálculos ou ainda que possa ser aplicada quando não há muito conhecimento sobre o equacionamento do problema, presponta como uma alternativa estratégica para a interpretação das informações ambientais.

As técnicas de Inteligência Artificial lidam com estas restrições e, face aos recursos de Software e Hardware hoje disponíveis, tiveram suas aplicações viabilizadas em diversas áreas.

 

Neste trabalho conceituamos além das Redes Neurais, os sistemas Fuzzi [Nebulosos] e sua lógica específica, os Algoritmos Genéticos e finalizando, os sistemas Neuro-Fuzzi.

 

As principais técnicas Estatísticas utilizadas em recentes trabalhos para a interpretação de dados são listadas e, sempre que necessário, serão conceituadas.

 

Apresentamos as Redes Neurais não só como uma alternativa às técnicas estatísticas e outras abordagens, mas sim na complementação destas no trabalho de análise de dados. O emprego de ambas as técnicas no equacionamento dos problemas na área do ambiente aquático.

Nas áreas do Ambiente Aquático apresentamos aplicações de Redes Neurais contemplando: o processo da análise dos dados coletados no Rio Meia Ponte, demonstrando as variáveis a serem processadas pela Rede Neural.

Os resultados das aplicações evidenciam o grande potencial que as técnicas de Redes Neurais oferecem para esta ciência.

Face às características e dos dados coletados encontramos uma topologia de Rede Neural que se ajusta ao objetivo da avaliação da qualidade do ambiente aquático e como conseqüência a presença ou não de vida aquática.

Uma proposta de Sistema Inteligente baseado na teoria dos sistemas Fuzzi-Neurais, também é apresentada para o mesmo problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-13
Seção
Exposição de Painéis