Gestão ambiental de impactos gerados em usina de produção de asfalto

  • Diana Veronez
  • Márcio Buzar
Palavras-chave: gestão, impacto ambiental, licenciamento

Resumo

As usinas de asfalto podem causar impacto ao meio ambiente, carecendo do desenvolvimento de estratégias que permitam diagnosticar os danos e solucionar os problemas. Dessa forma elaborou-se esse trabalho com o objetivo de avaliar esses impactos e propor medidas preventivas.

Realizou-se um levantamento bibliográfico, incluindo o processo de licenciamento ambiental, Relatório de Investigação de Passivo Ambiental, funcionamento da usina de produção de asfalto.

Posteriormente, procedeu-se com a descrição de teoria e legislação pertinente quanto à investigação de passivo ambiental incluindo as etapas preliminar, confirmatória, detalhada e avaliação de risco.

Por fim, iniciou-se a apresentação do estudo de caso de uma usina localizada em Brasília - Distrito Federal e assim, caracterizar toda a teoria levantada por meio do levantamento bibliográfico. Por fim, foi exposto o resultado que indicou que a atividade em tela causou impactos ao meio ambiente e, com isso, foi recomendada a realização de monitoramento ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-13
Seção
Exposição de Painéis