PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO 9º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DAS CIDADES DE GOIÂNIA.

  • Grayce Kelly da Costa Oliveira
  • Gardenee Apolinário de Souza
  • Cláudio Magalhães de Almeida

Resumo

A escola é um espaço favorável para o começo de novas idéias e aprendizagens, possuindo
um papel fundamental no desenvolvimento e nas mudanças de atitudes do homem. Neste
sentido, esta pesquisa objetivou a percepção ambiental de estudantes do 9° ano de quatro
escolas públicas, localizadas em Goiânia. Os dados foram obtidos através de aplicação de
questionário estruturado com 23 questões, cuja análise foi realizada via porcentagem. Foram
pesquisados, ao todo, 145 alunos de escolas periféricas e centrais de Goiânia. Os alunos
mostraram-se confusos quanto à conceituação de meio ambiente, sendo que 60,8% dos
estudantes das escolas centrais possuem conhecimento do conceito e 44,1% dos estudantes
das escolas periféricas. Relacionado às ações prejudiciais ao meio ambiente, 29,8% indica
que jogar lixo em locais indevidos, 17,7% a poluição de rios e 15,6% o desmatamento.
Conclui-se que os alunos ainda possuem o conhecimento de senso comum, de forma
predominante, sobre o ambiente e suas relações.

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Publicado
2018-08-20
Seção
Exposição de Painéis