PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO 9º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS.

  • Gardene Apolinário Souza
  • Grayce Kelly da Costa Oliveira
  • Ada Daniela Lima Figueiredo

Resumo

A percepção ambiental veio para desvencilhar a visão antropocêntrica e fazer com que o ser
humano perceba que ele faz parte do meio e que necessita deste meio para sobreviver. O
objetivo desse trabalho foi verificar a percepção ambiental de alunos do 9° ano de quatro
escolas públicas, centrais e periféricas, localizadas em Anápolis. Os dados foram obtidos
através de aplicação de questionário, com 23 questões, cuja análise foi realizada via
porcentagem. Foram analisados 201 questionários, sendo que 58,7% entendem o meio
ambiente como o espaço em que vive e tudo aquilo que está o seu redor. Além disso, 72,2%
relacionam o cuidar de locais que possuem plantas e rios como ações que beneficiam o meio
ambiente. Entre os entrevistados, 64,7% consideram a cidade suja e 25% consideram como
principal motivo da poluição das cidades a fumaça gerada por carros, ônibus e caminhões.
Conclui-se que há necessidade de trabalhos ostensivos para melhoria da qualidade do
ambiente desses discentes e formação construção efetiva de conceitos e conhecimentos
científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-20
Seção
Exposição de Painéis