O Curso de Pedagogia da Terra: os alunos e suas concepções de meio ambiente e educação ambiental

  • Mônica Maria Lopes da Fonseca
  • Graça Aparecida Cicillini
Palavras-chave: formação, educação do campo, educação ambiental

Resumo

Esse trabalho aborda a formação de professores, especificamente a formação em educação ambiental proporcionada pelo curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da UFG. Esse curso foi um convênio entre a Faculdade de Educação e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Optamos, metodologicamente, pela aplicação de um questionário e em um segundo momento trabalhamos com entrevistas semi-estruturadas. Nosso objetivo foi traçar um perfil desse grupo, assim como compreender as concepções de meio ambiente e educação ambiental presentes no mesmo. Analisando as concepções de meio ambiente constatamos um avanço, pois boa parte dos alunos entendem o meio ambiente como lugar para se viver, para conhecer, para planejar, para cuidar. E também, boa parte entende a educação ambiental como processo de conscientização, reeducação. É importante ressaltar que em muitos discursos há ainda a concepção de ambiente na qual o humano se encontra apartado da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-20
Seção
Educação Ambiental