Revista em Saúde - ISSN: 2764-135X http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/saudefaceg <p>A Revista em Saúde é um periódico científico voltado para produções técnicas e científicas da área de saúde, de caráter semestral com arbitragem cega por pares, Editado pelos Cursos de Enfermagem e Odontologia e publicado pela Faculdade Evangélica de Goianésia, direcionado à divulgação de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento das áreas em que estejam inseridos. Destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas científicas, relatos de caso e/ou relato de experiências. É aberta a receber trabalhos de pesquisadores de instituições de pesquisa, ensino e extensão do Brasil e do mundo. Tem por missão publicar artigos científicos-técnicos e notas técnicas de qualidade originais não submetidos a outro periódico, envolvendo pesquisas inéditas e novas tecnologias de interesse.</p> <p><strong>Periodicidade da Publicação: </strong>Semestral</p> pt-BR pesquisa@evangelicagoianesia.edu.br (Jadson Belem de Moura) pesquisa@evangelicagoianesia.edu.br (Jadson Belem de Moura) Sex, 06 Mai 2022 17:04:07 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: FERRAMENTA PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES COGNITIVA, PSICOMOTORA E AFETIVA NA ODONTOLOGIA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/saudefaceg/article/view/7882 <p>A avaliação do processo de ensino-aprendizagem envolve uma série de atividades com o objetivo de evidenciar a aprendizagem significativa de uma maneira planejada e sistemática. Para que o processo avaliativo seja coerente com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o perfil do egresso, as habilidades e competências desejadas e as metodologias de ensino ele deve apresentar três funções básicas: diagnóstica, formativa e somativa para aumentar o aprendizado e aperfeiçoar o processo educacional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a avaliação do processo ensino-aprendizagem pode contemplar as três funções da avaliação e os domínios da aprendizagem através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa das fontes bibliográficas selecionadas. Para além das funções básicas desempenhadas pelo processo avaliativo deve-se observar que a formação do acadêmico deve englobar os múltiplos domínios da aprendizagem (cognitivo, psicomotor e afetivo), principalmente nos cursos de graduação das áreas da saúde, e a obtenção de informações para uma tomada de decisão. A avaliação de competências e aptidões clínicas e práticas na área da saúde se torna, então, uma difícil tarefa de ser realizada com a utilização de formas tradicionais de avaliação como provas orais, escritas ou de múltipla escolha, sendo que os exames estruturados como a OSCE (Objective Structured Clinical Examination) são ferramentas poderosas para este fim. Portanto, o docente deve utilizar diversas técnicas e instrumentos variados para que assim ele consiga diagnosticar o começo, o durante e o termino do processo avaliativo, englobar as funções básicas da avaliação e os múltiplos domínios de aprendizagem, onde cada estudante assume sua identidade.</p> Dalles Rodrigo Da Silva, Gisele Pereira de Almeida, Maísa França Teixeira, Matildes José de Oliveira, Luciana Carvalho Boggian, Ruberval Ferreira de Morais Junior, José Mateus dos Santos Junior, Larissa Santana Arantes Elias Alves Copyright (c) 2022 Revista em Saúde - ISSN: 2764-135X http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/saudefaceg/article/view/7882 Sex, 06 Mai 2022 00:00:00 +0000