http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/saudefaceg/issue/feedRevista em Saúde - ISSN: 2764-135X 2022-05-06T17:04:07+00:00Jadson Belem de Mourapesquisa@evangelicagoianesia.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista em Saúde é um periódico científico voltado para produções técnicas e científicas da área de saúde, de caráter semestral com arbitragem cega por pares, Editado pelos Cursos de Enfermagem e Odontologia e publicado pela Faculdade Evangélica de Goianésia, direcionado à divulgação de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento das áreas em que estejam inseridos. Destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas científicas, relatos de caso e/ou relato de experiências. É aberta a receber trabalhos de pesquisadores de instituições de pesquisa, ensino e extensão do Brasil e do mundo. Tem por missão publicar artigos científicos-técnicos e notas técnicas de qualidade originais não submetidos a outro periódico, envolvendo pesquisas inéditas e novas tecnologias de interesse.</p> <p><strong>Periodicidade da Publicação: </strong>Semestral</p>http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/saudefaceg/article/view/7882AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: FERRAMENTA PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES COGNITIVA, PSICOMOTORA E AFETIVA NA ODONTOLOGIA2022-05-05T02:27:05+00:00Dalles Rodrigo Da Silvalarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brGisele Pereira de Almeidalarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brMaísa França Teixeiralarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brMatildes José de Oliveiralarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brLuciana Carvalho Boggianlarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brRuberval Ferreira de Morais Juniorlarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brJosé Mateus dos Santos Juniorlarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.brLarissa Santana Arantes Elias Alveslarissa.alves@evangelicagoianesia.edu.br<p>A avaliação do processo de ensino-aprendizagem envolve uma série de atividades com o objetivo de evidenciar a aprendizagem significativa de uma maneira planejada e sistemática. Para que o processo avaliativo seja coerente com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o perfil do egresso, as habilidades e competências desejadas e as metodologias de ensino ele deve apresentar três funções básicas: diagnóstica, formativa e somativa para aumentar o aprendizado e aperfeiçoar o processo educacional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a avaliação do processo ensino-aprendizagem pode contemplar as três funções da avaliação e os domínios da aprendizagem através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa das fontes bibliográficas selecionadas. Para além das funções básicas desempenhadas pelo processo avaliativo deve-se observar que a formação do acadêmico deve englobar os múltiplos domínios da aprendizagem (cognitivo, psicomotor e afetivo), principalmente nos cursos de graduação das áreas da saúde, e a obtenção de informações para uma tomada de decisão. A avaliação de competências e aptidões clínicas e práticas na área da saúde se torna, então, uma difícil tarefa de ser realizada com a utilização de formas tradicionais de avaliação como provas orais, escritas ou de múltipla escolha, sendo que os exames estruturados como a OSCE (Objective Structured Clinical Examination) são ferramentas poderosas para este fim. Portanto, o docente deve utilizar diversas técnicas e instrumentos variados para que assim ele consiga diagnosticar o começo, o durante e o termino do processo avaliativo, englobar as funções básicas da avaliação e os múltiplos domínios de aprendizagem, onde cada estudante assume sua identidade.</p>2022-05-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Revista em Saúde - ISSN: 2764-135X