AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: FERRAMENTA PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES COGNITIVA, PSICOMOTORA E AFETIVA NA ODONTOLOGIA
Palavras-chave:
Avaliação. Processo Ensino-Aprendizagem. Instrumentos Avaliativos. Aprendizagem Efetiva. OSCE.Resumo
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem envolve uma série de atividades com o objetivo de evidenciar a aprendizagem significativa de uma maneira planejada e sistemática. Para que o processo avaliativo seja coerente com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o perfil do egresso, as habilidades e competências desejadas e as metodologias de ensino ele deve apresentar três funções básicas: diagnóstica, formativa e somativa para aumentar o aprendizado e aperfeiçoar o processo educacional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a avaliação do processo ensino-aprendizagem pode contemplar as três funções da avaliação e os domínios da aprendizagem através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa das fontes bibliográficas selecionadas. Para além das funções básicas desempenhadas pelo processo avaliativo deve-se observar que a formação do acadêmico deve englobar os múltiplos domínios da aprendizagem (cognitivo, psicomotor e afetivo), principalmente nos cursos de graduação das áreas da saúde, e a obtenção de informações para uma tomada de decisão. A avaliação de competências e aptidões clínicas e práticas na área da saúde se torna, então, uma difícil tarefa de ser realizada com a utilização de formas tradicionais de avaliação como provas orais, escritas ou de múltipla escolha, sendo que os exames estruturados como a OSCE (Objective Structured Clinical Examination) são ferramentas poderosas para este fim. Portanto, o docente deve utilizar diversas técnicas e instrumentos variados para que assim ele consiga diagnosticar o começo, o durante e o termino do processo avaliativo, englobar as funções básicas da avaliação e os múltiplos domínios de aprendizagem, onde cada estudante assume sua identidade.