LATOSSOLO DE UMA TOPOSSEQUÊNCIA DA ÁREA EXPERIMENTAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

  • LETICIA SANTOS LOPES FACEG
  • MARIA CAROLINA SILVA ADORNO
  • HELDER NOMINATO PEREIRA
  • JEDIAEL AQUINO ARAUJO
  • SAMUEL RODRIGUES DE FREITAS
Palavras-chave: LATOSSOLO, SOLOS

Resumo

Nas zonas tropicais ocorre uma ordem de solos muito importante que são os latossolos (CURI, 1983; RESENDE et al., 1988). Os latossolos são solos mais intemperados do planeta, os mais evoluídos no ponto de vista da pedogeneses, pois são solos muito antigos e são submetidos a uma intensa atividade biológica, há também a passagem de água por milhares ou milhões de anos conforme a posição que ele se emcotra na paisagem  (BRASIL, 1958, 1960 e 1962).

            Com o longo processo de intemperização que esses tipos de solos são submetidos faz com que eles se tonam muito profundos com uma estrutura denominados esferoidal granular (Oliveira et al., 1992; Rodrigues 1996). Os horizontes apresentam pouca diferença entre se e a transição entre horizontes pode ser abrupta ou gradual. São solos com boa trabalhabilidade, as raízes penetram com facilidade retém uma quantidade de água satisfatória para as plantas, pois são solos de texturas medias ou argilosas. Com os conjuntos dessas propriedades o torna excelente para a agricultura principalmente para agricultura tecnificadas (Ker & Schaefer, 1995). As fronteiras agrícolas vão avançada e normalmente buscando solos com essas características (Ker et al., 1993; Ker, 1995).

            Os latossolos apesar de serem pobres quimicamente pelo fato de ser solos antigos muito intemperizados eles tem ótimos atributos físicos que favorece o seu uso agrícola, e também outro usos como sub lagens de rodovias, para fazer barragem de hidrelétrica, pois compacta bem (CAMARGO et al., 1987; OLIVEIRA et al., 1992). A fertilidade de um solo é construída com as tecnologias, com usos de calagens, adubação orgânica, adubação química, fosfatagem e outros métodos torna se possível construir a fertilidade de um solo. Por tanto as características física de um solo não é possível modificar, dessa forma os latossolos são fundamentais para agricultura, pois apresenta uma física excelente.

            Segundo dados da Embrapa os latossolos correspondem a 31,49% dos solos brasileiros, numa área de aproximadamente 2.681.588,69km2.

Publicado
2019-05-14