Revista Acadêmica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau <p>A RAACC - Revista Acadêmica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA é um periódico com publicação semestral cujo objetivo principal é realizar a divulgação científica das produções dos alunos e docentes dos respectivos cursos tanto na modalidade presencial quanto EAD. <br />A RAACC publica artigos inéditos, avaliados pela equipe editorial. O acesso é aberto e de fluxo contínuo, sem taxa de submissão.<br />Todo o conteúdo da RAACC é disponibilizado para a comunidade acadêmico-científica por meio eletrônico.</p> pt-BR iesocosta@unievangelica.edu.br (Ieso Costa Marques) periodicos@unievangelica.edu.br (Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA) Sex, 27 Ago 2021 18:50:45 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA EMPREENDIMENTOS, APLICADOS PARA A ALAVANCAGEM E O CRESCIMENTO DOS NEGOCIOS NOS TEMPOS ATUAIS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6970 <p>O artigo apresentado tem como objetivo mostrar a grande importância das ferramentas e estratégias de marketing digital, e de que forma elas podem influenciar diretamente no crescimento das atividades e negócios online. A abordagem mostra que o marketing digital tem sido uma ferramenta de grande relevância para a competitividade dos pequenos e grandes negócios. As informações contidas no artigo tiveram como intuito buscar e apresentar informações como é apresentadas essas ferramentas dentro do quesito empreendedorismo digital e como chegar a ideias para empreender e ter planejamento para o sucesso na expansão do uso das plataformas de mídias digitais. A elaboração do presente artigo teve como métodos utilizados a aplicação de como é utilizado essa ferramenta no âmbito organizacional de uma empresa multinacional do ramo varejista no Brasil. Foram informados se a aplicação dessa estratégia contribuiu de alguma forma para o aumento das vendas online dessa empresa, também foi investigado de que forma e como é ela busca alavancar seus negócios e como isso pode benéfico com empreendedorismo digital, utilizando a ferramenta de marketing digital. A realização da pesquisa foi fundamental para alcançar os resultados. Pode-se destacar que levando em consideração os resultados da aplicação, que o mercado atual oferece situação de competitividade e que as empresas com seus planos de negócio devem ficar atentas às mudanças de cenário. Por isso, as ideias de marketing digital destacadas no artigo podem colaborar de forma benéfica para executar e alcançar mudanças significativas e para a alavancagem das atividades executadas usando a expansão da internet.</p> <p>&nbsp;</p> Homero, Juliana Luiza Moreira Del Fiaco Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6970 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 AS TRANSFORMAÇÕES CAUSADAS PELO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL (SPED) http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6971 <p>O mundo atual tem visto e vivido as grandes mudanças que acontecem mundialmente, tem se alterado a maneira como as pessoas, a administração pública, as organizações, os profissionais e entre outros se desenvolve. A tecnologia tem se desenvolvido e estado cada vez mais presente, diante disso a contabilidade nada menos poderia está de fora dessa globalização. O Sistema público de escrituração digital se trata de uma solução trazida pela tecnologia afim de oficializar os arquivos digitais contábil e fiscal das empresas dentro de um formato e padronizado. O trabalho realizado buscou esclarecer essas mudanças causadas a sociedade trazidas pela tecnologia ao cotidiano, a pesquisa tem como objetivo analisar a contabilidade frente as mudanças de cenários no gerenciamento das organizações, causadas pelo sistema público de escrituração digital, através das análises realizadas foram obtidos resultados, é possível ver o impacto que o Sped proporciona as empresas contábeis e o quanto é preocupante para os profissionais que os dados sejam autênticos no momento da transmissão, se espera que esse sistema gere agilidade e ao mesmo tempo clareza nos dados declarados e podendo assim o profissional poder exercer a função de ajudar o cliente em uma tomada de decisão. A realidade do mundo e suas tecnologias tem se expandido, alterando muitas das coisas que conhecemos e fazendo assim com que todos estejam sempre empenhados a buscar novos conhecimentos, inovações e assumir a busca pelo aprendizado constante. A pesquisa mostra as mudanças trazidas pelo Sped e o quanto isso tem feito com que mudasse radicalmente o gerenciamento das empresas.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Cássia Ferreira de Souza Santos, Carlos Renato Ferreira Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6971 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 A EXPORTAÇÃO E PRODUÇÃO DA SOJA COMO SOLUÇÃO PARA OS IMPACTOS PROVOCADOS NO AGRONEGOCIO DURANTE A PANDEMIA NO ESTADO DE GOIÁS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6973 <p><strong>RESUMO: </strong>O presente artigo descreve alguns impactos provocados pela pandemia no estado de Goiás. Tendo como objetivo pontuar como a exportação e produção da soja ajudou na economia do estado nesse período. Apresentando um pouco sobre a pandemia do vírus (Covid-19), a evolução do agronegócio no estado de Goiás e sobre a exportação da soja. Adotando como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica para uma melhor, apresentando solução que pode ajudar o estado a impulsionar sua economia. Resultando em uma alta na produção e exportação do grão dentro do estado, impulsionando a rotação na economia gerado pela alto procura e demanda pelo grão e combatendo de frente os impactos causados pela pandemia.</p> <p>&nbsp;</p> Adrielly Cristina da Silva Morais, Carlos Renato Ferreira Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6973 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 A QUALIDADE DO ATENDIMENTO COMO FATOR DE IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6974 <p>Este estudo teve como objetivo geral distinguir os pontos mais relevantes que levam as empresas a impulsionarem suas vendas, fidelizarem clientes e se sobressaírem na concorrência do mercado no qual se encontram inseridas. Para o estudo realizado discutiu os seguintes tópicos: <strong>&nbsp;</strong>atendimento ao cliente; influência das mídias e redes sociais para a conquista e manutenção de clientes; qualidade no atendimento como fator primordial para o alcance do sucesso; a importância da boa liderança nas organizações e treinamento de pessoas: ferramenta empresarial. Foi realizada utilizada pesquisa qualitativa, de forma específica pesquisa bibliográfica para melhor entendimento do tema abordado, com embasamento em teorias e conceitos de autores renomados. Foi utilizada também a pesquisa estruturada com a aplicação de um questionário para os clientes com o intuito de verificar a qualidade do atendimento na Clínica X. Os dados obtidos mostraram que as empresas precisam estar em constante mudança e adaptação. A satisfação dos clientes é imprescindível; para tanto, é importante fidelizar os clientes para que a organização obtenha sucesso empresarial e mantenha o espaço já conquistado.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Angélica Santos Moreira, Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento, Carlos Renato Ferreira Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6974 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO E A APLICABILIDADE DA FERRAMENTA MATRIZ SWOT http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6975 <p>Este trabalho é resultado de um estudo sobre a ferramenta Análise de Swot, desenvolvido na disciplina de Atividades Interdisciplinares VIII sob orientação da professora Juliana Luiza. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e os resultados mostraram a eficiência de aplicação dessa ferramenta em atividades de gestão.</p> <p>&nbsp;</p> Patrick Francisconi de Melo, Jair José de Oliveira Neto, Juliana Luiza Moreira Del Fiaco Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6975 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 ICMS E GESTÃO TRIBUTÁRIA: A IMPORTÂNCIA DO APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DO ICMS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6976 <p><strong>RESUMO: </strong>O seguinte tema irá demostrar a importância do aproveitamento de crédito de ICMS. Este trabalho foi realizado através de pesquisas qualitativas do tipo bibliográfica, buscando embasamentos e conceitos abordados ao tema. O objetivo deste artigo é demostrar o quão importante se faz o conhecimento e a gestão dos créditos obtidos pelo ICMS, para isso será exposto considerações gerais sobre ICMS, definição de Gestão Tributária, conceito de Sistema não Cumulativo e da sistemática de Créditos para ICMS. Tendo em base que o ICMS é um dos impostos mais pagos no país, a gestão correta dos créditos e débitos se torna de grande importância para os negócios, pois assim são reduzidos os erros e pagamentos indevidos, que ocasionam aumento da carga tributária. Partindo dos conceitos e estudos desse trabalho, observa-se que todo contribuinte necessita fazer uso adequadamente de todos os créditos de ICMS disponibilizados nas operações.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Elizane Souza Silva, Carlos Renato Ferreira Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6976 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 DESCRIÇÃO DO USO DO FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO PRÁTICO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6977 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância do uso do fluxograma como ferramenta de qualidade nas organizações, bem como as vantagens que a ferramenta pode oferecer para o ambiente de trabalho. Foi realizado um estudo de caso prático na empresa Comercial Barbosa, no segmento de distribuição de hortifrutigranjeiros na cidade de Anápolis – GO. Os resultados revelaram que o uso do fluxograma facilita a interpretação e contribui para a visualização do fluxo de trabalho, de maneira que permita analisar todo o processo, evidenciando os pontos fortes e fracos do método considerado, gerando vantagem competitiva para as organizações.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Nathália Ferreira Silva Cruz, Juliana Luiza Moreira Del Fiaco Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6977 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 MERCADO ONLINE: uma análise sobre os hábitos http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6978 <p>A internet atualmente é um meio essencial para comunicação, não somente para fortalecer e tornar mais prática a relação entre os indivíduos, como também a relação empresa-cliente. Como uma ferramenta do marketing extremamente essencial para estreitar essa relação, o marketing digital tem se tornado cada vez mais sólido como forma de oferecer uma nova experiência de compra ao consumidor. Diante desse cenário, o presente estudo buscou identificar quais itens são mais consumidos por jovens entre 18 a 25 anos residentes na cidade de Anápolis-GO. A metodologia usada para realização do presente artigo, foi descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo. Compreendeu-se ao final da pesquisa que esse público em específico preza por preço mais baixos (indicando maior inclinação a poupar) via compras online, aliados a praticidade no momento de realização de suas compras, bem como a utilização de redes sociais para inicializar o processo de compra.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>&nbsp;</p> Victor Viana Fernandes de Castro, Ieso Costa Marques Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6978 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 PLANO DE NEGÓCIO: EMPRESA ANA MODAS: “PLANO PARA O FUTURO” http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6979 <p>O presente trabalho visa apresentar o Plano de Negócio (Business Plan) em sua essência, ou seja, como uma ferramenta essencial para a visualização das possibilidades de aplicabilidade e sucesso de um determinado empreendimento. Trata-se, portanto de uma ferramenta indispensável para o bom empreendedor e uma ferramenta que pode – e deve – ser utilizada com muitas funções. Assim sendo, esta utilíssima ferramenta serve para analisar os riscos inerentes a uma empresa através de detalhamentos, analisar sua viabilidade, determinar os recursos necessários a sua execução, seu possível comportamento no mercado a que se propõe e também o lucro provável. Isto, por sua vez, se dá através de pesquisas em órgãos competentes a cerca do mercado que se deseja atingir. Informações tais como qual a necessidade mensal de venda, qual a retirada mensal viável, qual o montante de impostos a pagar e o quanto se deve reservar para a manutenção do negócio. Na busca por um resultado otimizado, foi aplicado tal planejamento na elaboração de um Plano de Negócios para uma loja de roupas e assessórios, onde pode se pode verificar a importância deste método para a tomada de decisões em qualquer empreendedorismo.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Angélica Caetano de Siqueira , Michael Junior Martins, Juliana Luiza Moreira Del Fiaco Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6979 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 CLIENTES DE BANCOS NO SÉCULO XXI – UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUAS EXPECTATIVAS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6980 <p>A sociedade como um todo busca e espera uma melhoria continua de tudo aquilo que consome, possui, das pessoas em sua volta, relacionamentos e com bancos não é diferente, a cada dia as pessoas ficam com a expectativa de conseguir taxas mais baixas tarifas mais baixas ou até mesmo não ter tarifas. Tal expectativa se repete na qualidade do atendimento, nível de conhecimento e assessoria que seu gerente presta, tempo de fila e tudo aquilo que envolve satisfação na experiência com o banco. O cenário no Brasil tem contribuído para essa aceleração dos bancos, novas <em>fintechs</em> tem nascido oferecendo produtos e serviços especializados e com custo baixo, bem como bancos digitais e até mesmo os bancos tradicionais que vem desenvolvendo novas tecnologias para entregar custos baixos e experiências melhores no atendimento. Na era digital deve-se levar em conta a abrangência que um cliente promotor tem ao estar satisfeito com seu prestador de serviço e também considerar que um detrator pode manchar a imagem da intuição com uma amplitude muito maior do que a tempos atrás quando não existia redes sociais e as informações não eram tão difundidas como são hoje</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Josué Matheus Moraes Valverde , Marcio Dourado Rocha Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6980 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000 O GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6981 <p>O bom &nbsp;profissional neste século é uma pessoa que &nbsp;possui habilidades e competências &nbsp;apropriadas para a execução de atividades em determinada área. Os líderes de RH &nbsp;buscam pessoas competentes, capazes de gerir e ocupar cargos estratégicos nas organizações, e para tanto procuram identificar perfis de competências, gerados tanto por meio da formação acadêmica, quanto por experiências empíricas ao qual o indivíduo é exposto. Nesse entendimento o objetivo desse trabalho foi investigar meios de promover o desenvolvimento do profissional partindo de premissas otimizáveis, a fim de alcançar níveis de competências que possam contribuir com a carreira profissional. Foi realizado &nbsp;pesquisa qualitativa, tipicamente bibliográfica para estudar entender a importância da formação baseada em habilidades e competências.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Adriano Paes Guimarães , Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento, Carlos Renato Ferreira Copyright (c) 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/racau/article/view/6981 Sex, 27 Ago 2021 00:00:00 +0000