PLANO DE NEGÓCIO: EMPRESA ANA MODAS: “PLANO PARA O FUTURO”
Palavras-chave:
Plano de Negócio, Empreendedorismo, tomada de decisãoResumo
O presente trabalho visa apresentar o Plano de Negócio (Business Plan) em sua essência, ou seja, como uma ferramenta essencial para a visualização das possibilidades de aplicabilidade e sucesso de um determinado empreendimento. Trata-se, portanto de uma ferramenta indispensável para o bom empreendedor e uma ferramenta que pode – e deve – ser utilizada com muitas funções. Assim sendo, esta utilíssima ferramenta serve para analisar os riscos inerentes a uma empresa através de detalhamentos, analisar sua viabilidade, determinar os recursos necessários a sua execução, seu possível comportamento no mercado a que se propõe e também o lucro provável. Isto, por sua vez, se dá através de pesquisas em órgãos competentes a cerca do mercado que se deseja atingir. Informações tais como qual a necessidade mensal de venda, qual a retirada mensal viável, qual o montante de impostos a pagar e o quanto se deve reservar para a manutenção do negócio. Na busca por um resultado otimizado, foi aplicado tal planejamento na elaboração de um Plano de Negócios para uma loja de roupas e assessórios, onde pode se pode verificar a importância deste método para a tomada de decisões em qualquer empreendedorismo.