PREÇO DO LEITE PARA PEQUENO PRODUTOR: UM BREVE ESTUDO DE CASO

  • Otávio Souza Lima
  • Marcio Dourado Rocha
Palavras-chave: Produção de Leite. Cadeias produtivas. Comércio de produtos primários.

Resumo

O presente artigo trata da comercialização do leite por pequenos produtores e aborda as
dificuldades de comercialização destes produtores e as desvantagens competitivas frente aos
que produzem o mesmo produto com maior escala apresentando também a qualidade como
um dos fatores cruciais que determina a agregação de valor desta mercadoria. Faz um estudo
sobre a evolução do mercado leiteiro brasileiro nas últimas décadas desde a produção da
matéria-prima até a comercialização do leite para o consumidor, por meio de implementação de
tecnologias e novas técnicas agropecuárias inseridas nesta atividade e ainda aborda in loco a
situação específica de produtores no município de Itaguaru-GO, confrontando entrevista entre
participantes de três grupos distintos que são: pequeno produtor, dono de laticínio e grande
produtor de leite. Apresenta dados da coleta com comentários baseados no referencial teórico
utilizado e faz considerações finais em que aponta possíveis soluções para o enfrentamento do
problema abordado, com a missão de apresentar para os leitores como essa atividade está
perdendo o valor nas pequenas propriedades rurais.

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019