CONSTRUÇÃO DE BRANDING NO SEGMENTO DO ENTRETENIMENTO: UM ESTUDO DE CASO

  • Natan Henrique Ferreira Ribeiro
  • Murilo Sérgio Vieira da Silva
Palavras-chave: Construção de marca. Valoração da marca. Posicionamento. Entretenimento.

Resumo

Não é novidade que a cada ano são abertos no Brasil, inúmeros novos empreendimentos,
muitos deles tem um ciclo de vida curto, enquanto outros com o passar do tempo, expandem e
se tornam marcas importantes e determinantes para o setor em que estão inseridos. Analisar
marcas já consolidadas, e por meio dessa observação criar uma “receita”, com as devidas
adaptações, levando em consideração os mais diversos segmentos, públicos, produtos e
concorrências, dão ao empreendedor ideias de como gerir, valorar e tornar uma marca um
case de sucesso, além de ser um caminho mais fácil e monetariamente mais barato, para
quem está dando os primeiros passos dentro do empreendedorismo. O presente estudo de
caso, faz uma investigação de duas marcas do mercado do entretenimento, nomeadamente:
Rock in Rio e Fyre Festival, e busca por meio destas observações, estabelecer fatores que
foram determinantes para o fracasso e/ou para a constante evolução das mesmas, além de
identificar possíveis ingredientes presentes na fórmula utilizada por ambas, para chegar ao
patamar em que estão hoje.

 

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019