MARKETING EM INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA

  • Matheus de Jesus e Freires
  • Rhogério Correia de S. Araújo
Palavras-chave: Marketing. Instituição Religiosa. Anápolis.

Resumo

O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar as
estratégias de marketing que favoreçam a captação de recursos em uma organização religiosa
sem fins lucrativos especificamente na Paróquia Santíssima Trindade localizada na Diocese de
Anápolis-GO. A metodologia utilizada no presente estudo foi de abordagem qualitativa, sendo que
a mesma embasou-se após a coleta e análise de dados, seguindo os pressupostos de Ludke e
André (2008). Perante os resultados encontrados, foi constatado que os entrevistados possuem
percepção sobre a importância do marketing para a Paróquia, porém alguns quesitos ainda não
foram implementados como o planejamento estratégico, mas de acordo com o pároco a partir do
próximo ano fará parte do marketing da instituição. Considera-se também que, o envolvimento
através das mídias sociais é de grande importância por propiciar melhora na comunicação, bem
como no convívio social, podendo oferecer aos fiéis um suporte através destes meios, quanto às
atividades que estão e estarão sendo desenvolvidas na Igreja. Para identificar esses aspectos,
foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma entrevista pessoal com os
participantes deste estudo. Sendo assim os resultados permitiram chegar a uma conclusão, e
responder à pergunta problema desse trabalho.

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019