EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

  • Alana Vitória de Souza Lopes
  • Paulo Roberto Vieira de Almeida
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Cenário econômico. Planejamento estratégico.

Resumo

O presente estudo trata-se de uma análise da evolução da participação de mercado de micro e
pequenas empresas no Brasil. Este trabalho teve como objetivo analisar a participação na
economia e o crescimento dessas empresas no Brasil, além da relevância do Planejamento
Estratégico nesse segmento e dificuldades em sua utilização. A metodologia escolhida foi a
pesquisa bibliográfica, descritiva e explicativa, onde foram consultadas várias literaturas
relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e sites de associações como
SEBRAE e IBGE que possibilitaram que este trabalho tomasse forma para ser fundamentado.
Os resultados evidenciaram o constante crescimento e desenvolvimento, a forte presença em
várias cidades do país, além da relevância das micro e pequenas empresas na economia
brasileira e, dessa forma, a importância em garantir e zelar pela sobrevivência das mesmas.

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019