SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA: ANÁLISE EM GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS

  • Joyce Lima Ribeiro
  • Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento
Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Ambiental. Marketing Verde.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os benefícios proporcionados pela prática da
gestão ambiental empresarial tanto para o meio ambiente, quanto para as próprias organizações.
Visando alcançar os objetivos propostos por esse estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica, em
paralelo com análise documental e pesquisa exploratória em sites de cinco grandes e renomadas
empresas brasileiras para que se tornasse possível o conhecimento acerca do processo de
Gestão Ambiental praticado pelas mesmas. Baseado no objetivo proposto desse estudo, os
resultados evidenciaram que as empresas brasileiras que se encontram nos holofotes da mídia,
assim como de comércio, aderiram e praticam os quesitos da sustentabilidade, e, com isso,
acabam obtendo benefícios como aumento das vendas proporcionado pelo marketing verde e pela
boa imagem passada para os clientes com a divulgação de suas práticas de sustentabilidade e
responsabilidade social, além da economia de custos a longo prazo.

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019