IMPLANTAÇÃO DA ISO 9001:2015 ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE SWOT NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE ANÁPOLIS

  • Bruno Silva Lima
  • Juliana Luiza Moreira Del Fiaco
Palavras-chave: Análise SWOT. ISO 9001:2015. Gestão da Qualidade.

Resumo

A qualidade tem uma conceituação bem subjetiva, na qual autores defendem um conceito ou
uma ideia distinta do que se pode explicar acerca de qualidade. Diante disso, dando uma
abordagem sistemática de Qualidade aponta-se um sistema de gestão de qualidade (SGQ)
dando uma integralização nos processos e procedimentos nas organizações gerando
competitividade e destaque, obtendo assim o sucesso em um mercado que a cada dia torna-se
exigente quanto à produção de bens e serviços. A presente pesquisa aborda o processo de
implantação da ISO³ 9001:2015 no Terminal Rodoviário de Anápolis – Goiás, fazendo a
demonstração de todos os procedimentos na prática para uma certificação de qualidade da
organização e tentando integralizar todos os processos nela contida; analisando e identificando
processos e métodos usados na implementação e no projeto inicial de implantação da
certificação. Uma abordagem qualitativa, a pesquisa explica de forma sistêmica a elaboração
de um projeto inicial e paralelamente o processo de implantação de uma certificação ISO.A
pesquisa foi realizada em campo e de forma qualitativa na empresa Atlântica construção,
comércio e serviços que faz a concessão administrativa do terminal rodoviário de Anápolis,
Goiás. Para a implantação da certificação da ISO 9001 foi feito a análise SWOT ajudando a
explorar todo o ambiente interno e externo que o terminal rodoviário está inserido. Contudo, a
partir da analise SWOT origina toda criação do planejamento estratégico, tático e operacional;
fazendo todo mapeamento dos processos identificados das partes envolvidas, pareando com
os serviços prestados ao usuário no terminal.

Publicado
2019-12-19
Seção
JOAD 2019