Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes <p><strong>ISSN:</strong> 2177-5613</p> <p>Seminário de Atualização de Práticas Docentes é um evento institucional que acontece desde 2001, antecedendo o início dos semestres letivos, com o objetivo de atualizar, aprimorar, desenvolver, instigar, preparar e motivar a prática docente para que o processo de ensino/aprendizagem seja efetivo. </p> <p>Serão publicados nestes anais trabalhos completos de relatos de experiência, revisão de literatura e demais trabalhos científicos.</p> pt-BR evelin.oliveira@unievangelica.edu.br (Evelin Soares de Oliveira Martins) periodicos@unievangelica.edu.br (Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA ) Qui, 30 Jun 2022 19:21:22 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 COMO APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS ESTUDANDO POR CASOS CLÍNICOS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7553 <p>Com o mercado de trabalho saturado e concorrido na maioria dos setores, buscar uma formação acadêmica de qualidade é essencial para os profissionais que buscam melhores oportunidades. Dessa forma, o presente trabalho relata a experiência dos docentes do curso na aplicação de casos clínicos direcionados ao aprendizado para o conteúdo integrado das disciplinas de cada ciclo. Todas as disciplinas ministradas em um determinado período são abordadas em casos clínicos aplicados a cada ciclo de estudo durante o semestre acadêmico. O caso clínico permite ao estudante ser o ator principal na construção do seu conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. E o uso das metodologias ativas favoreceram a discussão e a participação ativamente do estudante no processo ensino-aprendizado. Esse relato vem ao encontro de inúmeros outros estudos que verificaram a importância da utilização do caso clínico para estudos durante a graduação.</p> Jalsi Tacon Arruda, Cristine dos Santos Settimi Cysneiros, Márcio Dourado Rocha, João Darós Malaquias Júnior, Natália Cristina de Souza, Wilson Nunes , Denise Gonçalves Teixeira, Thiago Souza Azeredo Bastos , Murilo Luiz e Castro Santana , Débora Pereira Garcia Melo Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7553 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7556 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização das metodologias ativas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Buscando uma formação acadêmica que atenda às demandas contemporâneas, o curso está em constante evolução no que se refere aos métodos e instrumentos de ensino. Todas as disciplinas do curso possuem a respectiva sala virtual no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dessa feita, os docentes utilizam sistematicamente a plataforma como recurso de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, a matriz do curso possui disciplinas no formato híbrido<em> e on-line</em>. Podemos afirmar que, desde o seu surgimento, o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA vem se atualizando metodológica e tecnologicamente, de forma a preparar integralmente os pedagogos que atuarão em mundo cada vez mais dinâmico e digital. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito por docentes do curso. O estudo apresenta as estratégias inovadoras adotadas nas disciplinas Didática: Métodos e Recursos de Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e LIBRAS; enfatizando o uso das metodologias ativas nas salas virtuais dessas disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.</p> Pollyana dos Reis Pereira Fanstone, Edna Aparecida de Oliveira, Joicy Mara Rezende Rolindo, Marcos Flávio Portela Veras, Meire Borges de Oliveira Silva, Maria Cecília Martinez Amaro Freitas, Sheyla Patrícia Bagot, Fabrícia Borges de Freitas Araújo Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7556 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 USO DO ZOOM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SESSÕES TUTORIAIS PARA O CURSO DE MEDICINA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7560 <p>As sessões tutoriais seguem o método de <em>Problem Based Learning </em>(PBL) com proposta de aprendizagem construtivista, proporcionando uma visão mais prática do curso na qual o aluno soluciona problemas estruturados. Durante o decreto de isolamento social, que instituiu o uso do ensino, remoto houve a necessidade de adaptar as sessões tutoriais. Dessa forma, o presente estudo descreve um relato de experiência no qual foi utilizada a ferramenta de videoconferência Zoom para viabilizar as sessões tutoriais com metodologia PBL. Muitos desafios foram enfrentados durante esse processo. As sessões tutoriais eram realizadas seguindo os mesmos sete passos realizados durante uma sessão presencial. No entanto, o uso da ferramenta Zoom possibilitou as interações, discussões e a troca de conhecimento. Permitiu que mesmo distantes fisicamente houvesse momentos de proximidade virtual entre professores e alunos, conectando ensino e aprendizagem.</p> Leandro N. S. Rodrigues, Larisse Silva Dalla Libera, Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes , Luciana Vieira Queiroz Labre , Humberto de Sousa Fontoura , Emerith Maya Hungria Pinto , Angélica Lima Brandão Simões , Jalsi Tacon Arruda , Mirella Andrade Silva Mendes , Andreia Moreira da Silva Santos Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7560 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7565 <p>As mudanças causadas pelo isolamento social em função devido ao surto da COVID-19 trouxeram à discussão vários aspectos relacionados à forma de fazer educação, e o maior desafio passou a ser a adequação ao novo cenário imposto pela pandemia, com inúmeras dificuldades que surgiram nesse processo do ensino remoto. Dentre eles, pode-se destacar os obstáculos nas relações entre família, alunos e professores, a falta de acesso e de conhecimento em relação as tecnologias da informação e da comunicação, a falta de interação entre os envolvidos. Destaca-se nesse período o papel do coordenador pedagógico na condução de suas ações em direção ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem, mesmo diante de situações adversas.&nbsp; O presente estudo propõe um relato de experiência sobre as ações empreendidas pela coordenação pedagógica do curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA, e sua importância para a recuperação de um aluno com dificuldades. O acompanhamento com desenvolvimento de plano de estudos e encontros semanais auxiliou o discente na organização do seu tempo frente aos novos desafios, permitindo-o consolidar os conhecimentos adquirido nas disciplinas e obter uma maior efetividade no processo de aprendizagem. O papel do coordenador pedagógico ganha ainda maior relevância frente aos novos desafios, e a experiência relatada reitera a necessidade de inovação no apoio à aprendizagem discente durante o período de isolamento</p> Cristiane de Moraes, Cristine dos Santos Settimi Cysneiros , Débora Pereira Garcia Melo , Denise Gonçalves Teixeira, Jalsi Tacon Arruda , João Darós Malaquias Júnior , Márcio Dourado Rocha, Murilo Luiz e Castro Santana, Rubia de Pina Luchetti , Vivian da Silva Braz Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7565 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE REALIZAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA PERANTE A PANDEMIA DE COVID-19: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7569 <p>A pandemia do COVID-19 trouxe muitos desafios em várias áreas como no ensino, negócios, saúde e também na pesquisa científica. Dentre esses desafios a realização de trabalhos que antes eram mais fáceis serem feitos presencialmente com as restrições de isolamento e de aglomerações tornaram-se mais complicados de serem executados, no entanto, as tecnologias de informação e comunicação tiveram um papel fundamental para transpor esses impasses. Desse modo, o objetivo deste trabalho é relatar a percepção e os desafios da realização de uma pesquisa científica durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa que foi realizada com estudantes de medicina e que o desafio foi encontrar esses estudantes para a aplicação do questionário por causa das restrições da pandemia e foram utilizadas ferramentas de tecnologias da comunicação para realizar a aplicação da pesquisa ao participantes que puderam estar presencialmente e atingir os objetivos do trabalho. Evidenciou-se, portanto, o papel fundamental das tecnologias de comunicação durante a pandemia para superar os desafios de realizar pesquisas durante esse período de restrições e a adaptação dos estudantes e pesquisadores.</p> Higor Chagas Cardoso, Nathália Brandão de Bessa, Ana Lara Menezes de Sousa, Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes, Denis Masashi Sugita, Diego Antônio Calixto de Pina Gomes Mello, Guilherme Antônio Ferreira de Sena Soares, Habyla Thalya Alves Madureira Curado, Jalsi Tacon Arruda, Lucas Lafaerto Felix Maia Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7569 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 UTILIZAÇÃO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7572 <p>As bancadas didáticas constituem ferramentas de ensino eficazes para a formação completa do acadêmico de engenharia civil. O uso desta metodologia, como complemento à teoria ministrada em sala, oferece ao aluno autonomia na construção do seu próprio conhecimento. O trabalho destaca um relato de experiência da utilização de bancadas experimentais, na disciplina de Instalações Elétricas Prediais, no curso de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Foram confeccionadas e executas, pelos alunos, três modelos de bancas com base no modelo (croqui) disponibilizado pelo professor da disciplina. Os modelos tinham mesmas dimensões e utilizavam diversos componentes em comum. Para a disciplina destacada, a aplicação dos modelos didáticos mostrou-se muito satisfatório. Isto porque observou-se um maior interesse, comprometimento e participação dos alunos durante a execução da atividade, quando comparadas com o modelo tradicional de aula. Também foi perceptível o aumento da compreensão, por parte dos alunos, do conteúdo abortado nas bancadas didáticas. Além de viável, a utilização de modelos (bancadas) didáticos mostrou-se importante na melhoria da qualidade de ensino e na conquista de autonomia do aluno.</p> Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva Antônio Moreira Teodoro da Silva, Ana Lúcia Carrijo Adorno, Anderson Dutra e Silva, Carlos Eduardo Fernandes, Eduardo Martins Toledo, Kíria Nery Alves do Espírito Santo Gomes, Rogério Santos Cardoso Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7572 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 O APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7576 <p><strong>Introdução:</strong> Tratando- se de inovações no processo de ensino e aprendizagem na academia, as atividades de ampliação e fixação de conteúdos temático de cada disciplina continuam sendo uma ferramenta valiosa a apreensão do conhecimento, seja na modalidade online, semipresencial ou totalmente presencial. <strong>Objetivo:</strong> Neste estudo, o objetivo é apresentar o relato de experiência sobre atividades desenvolvidas em disciplinas do curso de enfermagem. <strong>Relato de experiência</strong>: As inovações apresentadas por meio de informações, equipamentos, técnicas são incorporadas ao ensino a partir do preparo docente para a aplicação em aula. As formas de aplicação dos conteúdos de aprendizagem são diversas e exige do docente elevada criatividade e dedicação ao ensino, no sentido de tornar o aprendizado atrativo e envolver o discente em todo o processo. Nesse ponto, as atividades de participação do discente podem ser variadas e tornam o processo de ensino-aprendizagem menos mecânico e mais significativo aos contextos vivenciados. <strong>Considerações finais: </strong>Na relação docente e discente percebe-se variadas possibilidades de aplicação dos conteúdos. Nas discussões e atividades de revisão e fixação do conhecimento são reconhecidas as potencialidades e as dificuldades apresentadas e assim, em seguida uma nova atividade pode tratar dessa questão, buscando a reflexão e a resolução das dúvidas. Nesse aspecto, as atividades aplicadas aos acadêmicos por meio de estudos de artigos, realização de questionários, apresentação de reflexões temáticas individualmente, em fóruns ou grupos e outras, reforçam e ampliam o aprendizado para além da sala de aula, tornando o novo conhecimento significativo e adaptado a realidade de cada discente.</p> Tatiana Caexeta Aranha, Regina Ribeiro de Castro Lima, Elizabeth Costa, Glaucia O.A.B. Meireles , Juliana Macedo Melo Andrade, Lígia Braz Melo, Lismary Barbosa de Oliveira, Renata Pereira Lima , Sandra Valéria Martins Pereira, Sara Fernandes Corrêia Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7576 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO COMO FORMA DE FOMENTAR O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO APRENDIZADO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7622 <p>Esse artigo visa demonstrar como a aplicação sala de aula invertida em um modelo de ensino híbrido pode centralizar o processo de ensino-aprendizagem no aluno. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo-explicativo, e procedimentalmente bibliográfica. O ensino híbrido impulsiona atividades presenciais com atividades online, essa última disponibilizada em um ambiente virtual de aprendizagem, tornando o processo mais atraente para os alunos, e as aulas mais atuais personalizadas às necessidades dos estudantes. Com esta pesquisa pode-se observar uma relação direta entre metodologia ativa-ensino híbrido-participação ativa do aluno em resultados positivos observados tanto na literatura quanto na experiência do curso de Direito da UniEvangélica Campus Ceres.</p> Guilherme Soares vieira, Marina Teodoro, Valdivino José Ferreira , Ana Paula Veloso de Assis Sousa , Luciano do Valle , Pedro Henrique Oliveira, Rafael Rodrigues Alves , Vitor Martins Cortizo , Laurentino Xavier da Silva , Cristiano Chuquia dos Santos Orrico Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7622 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 EXPERIÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO EM 2021 http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7544 <p>O ano letivo de 2021 foi inovador no que se refere ao uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no quesito ensino e aprendizagem. A atualização digital, associada ao avanço das plataformas trouxe conceitos inovadores e experiências inéditas, que, certamente, mudaram o conceito clássico da atividade docente como conhecemos. De meros ministradores de conteúdos previstos na grade curricular passamos a lidar diariamente com as mais diversas plataformas interconectadas e interação com os alunos até mesmo pelas redes sociais que, de mera ferramenta de distração, passou a ser usada ativamente na sala de aula. Tratam-se tais ferramentas de um reforço para o acadêmico, que visa superar as deficiências do aprendizado do aluno com uma abordagem de auxílio, visando facilitar a ministração do conteúdo que será abordado no curso que foi abordado com uma nova e inédita perspectiva. O professor no uso dessas plataformas e ferramentas ativasdeve ter uma atuação criativa e inovadora, usando todas as ferramentas de auxílio na complementação da formação do acadêmico que, eventualmente, apresentar alguma deficiência, tais como, os TIC´s, as plataformas como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e, até mesmo, as redes sociais, que são uma poderosa ferramenta de ensino. Neste sentido, o Professor da Universidade Evangélica de Anápolis deve sempre estar aberto para o conhecimento e domínio destas ferramentas e cientes que elas estão em constante mutação. Da mesma maneira, a faixa etária dos acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Anápolis, bastante jovem, é altamente conectada com essas ferramentas, o que impõe ao Professor do Curso de Direito a necessidade constante de adaptações. Por fim, não se nega que, no futuro, novas ferramentas podem surgir. A Universidade Evangélica de Anápolis, como não podia ser diferente, aderiu completamente a era digital, estando atualizada com as mais modernas tecnologias. &nbsp;O Professor deve, neste sentido, buscar atualização digital, sendo que, a forma de se repassar o conhecimento clássico, de forma empírica, onde o Professor é o detentor do conhecimento está superada e o Docente é um facilitador do conhecimento. Logo, a constante inovação, aperfeiçoamento, capacidade criativa, atuação e presença nas redes sociais, em qualquer momento, estando sempre à disposição dos alunos é essencial para esse novo horizonte na relação de ensino e aprendizagem. Esas inovações estão dia a dia mudando e cabe ao professor estar sempre atento as nova ferramentas que podem surgir com o advento de novas tecnologias.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: Tecnologia, Inovação, Pesquisa, Ciência. Direito. &nbsp;</strong></p> ADRIANO GOUVEIA LIMA, Professora, Professora, Professor , Professor, Professor , Professora, Professora, Professora, Professora Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7544 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7626 <p>O Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), desde o ano 2000, vêm incentivando mudanças na metodologia de ensino e aprendizagem no nosso país, diretamente, nas instituições formadoras dos cursos superiores. Nessa perspectiva, as instituições de ensino superior (IES), preconizam a formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética do seu graduado, tendo como princípio teórico, a autonomia do discente. As IESs, buscam desde então, rever seu processo de ensino-aprendizagem, buscando conseguir que o discente consiga ter a autonomia necessária, para aprender de forma consistente, desenvolvendo habilidades e competências para atuarem no mercado de trabalho de forma ética, com raciocínio crítico, responsabilidade, sensibilidade e respeito ao próximo. Visando superar essas dificuldades no processo ensino-aprendizagem, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética propôs trabalhar com metodologias ativas, como a sala de aula invertida, para que o seu acadêmico possa buscar conhecimento, aprender com problemas reais que acontecem no dia a dia do profissional estetocosmetólogo e trazer para a sala de aula as dúvidas, questionamentos e interações que irão agregar de forma significativa ao aprendizado. Baseado nesse contexto o objetivo deste relato de caso é discorrer sobre processos de ensino-aprendizagem utilizados no ano corrente, comprovando a importância pedagógica na utilização das Metodologias Ativas, como a sala de aula invertida, que foi aplicada e no final do semestre levou a um dia “Spa Day”, no qual os discentes puderam colocar em prática, todo aprendizado multidisciplinar do semestre.</p> Rubia de Pina Luchetti, Lucia Abrahão Helou, Valeria Gomes da Silva , Wesley Costa dos Santos, Wilson Nunes Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7626 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 USO DO ZOOM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SESSÕES TUTORIAIS PARA O CURSO DE MEDICINA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7548 <p>As sessões tutoriais seguem o método de <em>Problem Based Learning </em>(PBL) com proposta de aprendizagem construtivista, proporcionando uma visão mais prática do curso na qual o aluno soluciona problemas estruturados. Durante o decreto de isolamento social, que instituiu o uso do ensino, remoto houve a necessidade de adaptar as sessões tutoriais. Dessa forma, o presente estudo descreve um relato de experiência no qual foi utilizada a ferramenta de videoconferência Zoom para viabilizar as sessões tutoriais com metodologia PBL. Muitos desafios foram enfrentados durante esse processo. As sessões tutoriais eram realizadas seguindo os mesmos sete passos realizados durante uma sessão presencial. No entanto, o uso da ferramenta Zoom possibilitou as interações, discussões e a troca de conhecimento. Permitiu que mesmo distantes fisicamente houvesse momentos de proximidade virtual entre professores e alunos, conectando ensino e aprendizagem.</p> Leandro N. S. Rodrigues, Larisse Silva Dalla Libera, Luciana Vieira Queiroz Labre, Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes, Humberto Sousa Fontoura, Emerith Maya Hungria Pinto, Angélica Lima Brandão Simões, Jalsi Tacon Arruda, Mirella Andrade Silva Mendes, Andreia Moreira da Silva Santos Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7548 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTÍMULO PARA INOVAR A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7634 <p>Este trabalho apresenta o relato de uma experiencia vivenciada pelos professores do curso de Administração da Universidade Evangélica de Goiás durante do segundo semestre de 2021 na disciplina de Jogos Empresariais. O trabalho foi realizado de modo interdisciplinar e contou com a participação de professores de Matemática Financeira, Contabilidade de Custos, Pesquisa Operacional, Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração e Tecnologias de Gestão. A atividade consistiu na simulação do processo de gestão de uma loja varejista de colchões. Os alunos foram divididos em seis equipes de trabalho e cada equipe elegeu um CEO para direcionar as tarefas. A duração da atividade foi de vinte semanas, de modo remoto, por meio de uma plataforma educacional chamada Smulador Coliseum. Os resultados mostraram que por meio da gamificação, os alunos conseguiram resgatar saberes até então adormecidos, pois haviam sido trabalhados em semestres anteriores, e de forma visível e extremamente satisfatória decisões estratégicas foram tomadas com muita maestria por boa parte dos grupos. Desta forma, o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com o perfil do egresso de administração puderam ser operacionalizadas de forma extremamente eficiente, surpreendendo positivamente o grupo de professores envolvidos na ação.</p> Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento, Ieso Costa Marques, Anderson Carlos da Silva, Carlos Renato Ferreira, Daniel Ferreira Hassel Mendes, José Fernando Muniz Barbosa, Márcio Dourado Rocha , Regiane Janaina Silva de Menezes, Rhogério Correia de Souza Araújo Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7634 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 ATUAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS – http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7551 <p class="Resumo" style="line-height: normal;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Diante da pandemia ocasionada pela COVID-19, reajustes foram necessários para o funcionamento remoto das ligas acadêmicas do curso de medicina. Este é um relato sobre a experiência das ligas nesses dois anos de pandemia (2020 e 2021) utilizando mídias digitais. Todas as ligas desenvolveram o tripé: ensino, pesquisa e extensão. As atividades remotas foram realizadas através de plataformas como YouTube, Google Meet, Zoom, WhatsApp e Instagram, iniciando em junho de 2020 e permitiram grande adesão dos membros. Foi permitido que diretores tivessem uma nova perspectiva de aulas, jornadas virtuais, atividades na comunidade e pesquisa, as quais obtiveram maior alcance a população, professores mais envolvidos e maior participação em congressos. Mesmo remotamente, as ligas desenvolveram ações extensionistas educativas, com a comunidade virtual ou com escolas parceiras, onde desenvolveram vídeos educativos sobre diferentes temas da saúde.</span></p> Luciana Caetano Fernandes, Aline de Araújo Freitas , Alisson Martins de Oliveira , Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes , Denis Masashi Sugita , Jalsi Tacon Arruda, Léa Resende Moura , Sandro Marlos Moreira , Milena Moreira Lima , Hígor Chagas Cardoso Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7551 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 A INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ACADÊMICOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7554 <p>A inserção dos discentes nos cursos superiores, traz para eles, uma insegurança, uma dúvida em relação ao que os espera durante os anos de graduação. Cabe aos colegiados de cursos, criarem estratégias que consigam fazer que a ingressão desses discentes ocorra de forma a demonstrar que o mundo acadêmico tem novidades, desafios e metodologias diferentes de ensino – aprendizagem, mas que, eles são capazes de enfrentar essas diferenças e muito mais de colocar em prática e aplicarem grande parte já no primeiro período, e que os próximos períodos, além de aprendizagem, serão também de aprimoramento do que já começaram desde o seu ingresso. Um outro ponto, é a inserção desses ingressantes junto aos outros discentes do curso, para que ocorra uma interação maior. Para tal, o Curso de Nutrição da UniEvangélica, criou uma estratégia, para que os pontos acima colocados, fossem realizados, a partir de pesquisa bibliográfica, orientada por um docente, em encontros semanais, para que desde o primeiro período, já se começasse a interagir com pesquisas científicas, inclusive com a escrita científica. Após essa pesquisa, o discente escreveu um resumo e o montou um Banner, para apresentação na Mostra acadêmica do curso. Além da apresentação, os ingressantes puderam interagir com todos discentes e docentes do curso. Após a Mostra acadêmica, foi possível ver como a estratégia utilizada, atingiu os abjetivos esperados e a partir daí, entrou para o calendário de eventos oficiais do curso de Nutrição.</p> Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges, Barbara Martins Vieira, Caroline do Nascimento Silva, Flávia Melo, Hugo Andrade Silvestre, Rúbia de Pina Luchetti Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7554 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 BODY PAINTING COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE APROXIMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA FORMAÇÃO CIENTÍFICA. http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7558 <p>A pintura corporal, conhecida como <em>body painting</em>, é um processo que reproduz na superfície corporal as estruturas internas do corpo humano, de forma a permitir a visualização e palpação de estruturas. O objetivo desse relato de caso é mostrar o <em>body painting</em> como uma estratégia adequada ao processo de ensino e aprendizagem em disciplinas que envolvem anatomia em cursos da área de saúde. No segundo semestre de 2021 optou-se pelo uso da metodologia de <em>body painting </em>na disciplina de Metabolismo e Reprodução, em substituição à utilização de cadáveres, para os alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. A abordagem foi utilizada nas aulas com temas referentes ao sistema digestório. Na apresentação do plano de ensino da disciplina, realizada no início do semestre, os alunos foram apresentados à metodologia e informados como deveriam proceder: cada grupo composto por seis alunos deveria escolher um representante para ser o “modelo”. Para que tal atividade fosse desenvolvida, os alunos tiveram contato inicialmente com modelos sintéticos de peças anatômicas no Laboratório de Anatomia. Posteriormente, em sala de aula, reproduziram na pele do aluno escolhido, os órgãos sistema digestório, de acordo com o modelo visto, respeitando as devidas proporções corporais do aluno modelo. Ficou claro que tal técnica se apresenta de forma ativa e lúdica, que exige estudo técnico e integra diversos estilos de aprendizagem – tátil, visual, anatômico, além de permitir uma integração entre os pares não proposta por metodologias tradicionais. A atividade ainda cria um ambiente considerado interessante e divertido, que dá autonomia aos alunos e permite conhecer variações anatômicas individuais. O fato de os alunos serem responsáveis pela reprodução das estruturas, e não apenas pela identificação das mesmas, os coloca no lugar de responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem, protagonistas da sua formação acadêmica, que é justamente o objetivo da Unievangélica com relação a formação de seus alunos. Sendo assim, o <em>body painting</em> será efetivado como metodologia para as aulas práticas de anatomia humana na disciplina de Metabolismo e Reprodução em cursos da área de saúde da Unievangélica.</p> Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges, Barbara Martins Vieira, Caroline do Nascimento Silva, Hugo Andrade Silvestre, Rúbia de Pina Luchetti, Flávia Melo Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7558 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING – http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7561 <p>A pandemia causada pela disseminação do Sars-CoV-2 (COVID-19) desencadeou uma mudança profunda no cenário educacional, com grande estímulo a práticas de <em>e-learning</em> (ensino digital) e <em>blended learning</em> (ensino híbrido). A popularidade dos vídeos como estratégia educacional aumentou, ao longo dos anos, sendo um movimento observado em todos os níveis de educação. Contudo, não existem, na literatura, dados quantitativos que estabelecem qual seria a duração de vídeo apropriada para promover o aprendizado efetivo. O presente relato de experiência tem, por objetivo, descrever o uso de videoaulas no formato de <em>microlearning</em> como estratégia educacional. Para aumentar o engajamento estudantil, os vídeos eram curtos e agregados em <em>playlists</em> temáticas, gravados na forma de diálogos, com discurso mais rápido e entusiasmado. E, finalmente, a fim de promover aprendizado ativo, as videoaulas eram associadas a atividades síncronas interativas e/ou atividades avaliativas. Os estudantes, segundo literatura e relatos informais, afirmam que videoaulas em <em>microlearning</em> aumentam seu engajamento, aprimoram o foco e a atenção para os estudos e permitem uma maior retenção de conteúdos.</p> José Luís Rodrigues Martins, Rodrigo Scaliante de Moura, Lucimar Pinheiro Rosseto , Marcos Francisco Novaes Valentino, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito, Patricia Ferreira da Silva Castro, Rafael Rafael Lopes Pena de Sousa, Roberto Alves Pereira, Roldão Oliveira de Carvalho Filho, Wesley de Almeida Brito Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7561 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7566 <p>O estudo por meio de plataformas online assumiu um protagonismo nas metodologias de ensino aprendizagem. Os ambientes virtuais apresentam-se como opção para o registro dessa ponte de ligação entre o objeto de aprendizagem e os processos de ensino. Nessa temática, pode-se notar a continuidade da aplicação de metodologias ativas que servem de modelos de interação no sistema à distância para criar o processo de logística que reforça a comunicação do estudante com seus processos de estudo além de propiciar oportunidade de trabalhos em grupos e apresentar resultados simultâneos que capacitam a criação de rotinas acadêmicas de estudo para gerar um hábito agendado dos compromissos laborais e educacionais por meio dessa importante ferramenta. Existem diversas ferramentas oferecidas pelo AVA que auxiliam na relação ensino aprendizagem na aplicação de metodologias ativas, podendo citar o Fórum como uma forma de comunicação efetiva entre discentes e docentes, no qual a interação de diversos assuntos são realizadas continuamente ao longo do período. Utilização da ferramenta WIKI para abordar estudos de casos gerando um documento para trabalho individual ou coletiva de forma online, com maior agilidade e segurança. Assim como a utilização da ferramenta Pré e Pós-aula no qual auxilia o professor na disponibilização do conteúdo previamente e podendo receber o feedback do discente por meio de atividade gerada após a realização da aula teórica ou prática. Nota-se por meio de relatos de discentes a importância da utilização do ambiente virtual de aprendizagem na aplicação de diversas metodologias ativas.</p> Rosemberg Fortes Nunes, Adriano Machado dos Santos, Cláudia Gomes de Oliveira dos Santos, Carlos Eduardo Souza, Fabio Souza Gomes, Gino Bertollucci Colherinhas, Márcio José Dias, Ricardo Henrique Fonseca Alves, Ricardo Wobeto, Sérgio Mateus Brandão Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7566 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 ESCOLA DA NATUREZA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7570 <p>Este relato tem como objetivo socializar uma experiência voltada à formação do professor considerando que o futuro pedagogo deve perceber formas inovadoras de integrar conhecimentos e impulsionar seus estudantes também nesta perspectiva. A atividade envolveu as disciplinas de Fundamentos e Métodos de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado IV do referido curso e beneficiou crianças de uma comunidade distante do campus universitário, mas que exigiu dos acadêmicos estudos, planejamento e envolvimento social. As mudanças que se configuram na educação convidam os estudantes e professores a inovarem no processo de ensino e aprendizagem, tendo a possibilidade de interação entre as diferentes ciências. Por meio da interdisciplinaridade e contextualização, os acadêmicos formularam o Projeto Escola da Natureza e realizaram oficinas utilizando-se da temática das ciências ambientais para integrar diferentes conhecimentos. A atividade foi desenvolvida com crianças na faixa etária que vai do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e que estão inseridas no Projeto socioeducativo Agnes Wadell Chagas, que acontece na Fazenda Betel no município de Cocalzinho/GO, mantido pela Universidade Evangélica de Goiás. O objetivo do projeto foi aproximar os acadêmicos de uma proposta que valoriza a aprendizagem por meio do contato direto com a natureza, considerando que tais práticas podem influenciar futuras mudanças sociais advindas de experiências vivenciadas por crianças do Ensino Fundamental. Os acadêmicos de Pedagogia exercitaram a liderança na prática de uma didática em ambiente não formal de educação, os quais compreenderam a ciência ambiental como prática inovadora na integração dos conhecimentos.</p> Melyssa Barbosa Vilar Dias, Cláudia Regina Major, Graziela Vanessa Parreira, Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira, Sandra Elaine Aires de Abreu, Tiago Meireles do Carmo Morais, Fabrícia Borges de Freitas Araújo Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7570 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7573 <p>A dinâmica GVGO é uma metodologia grupal que consiste na divisão da turma em dois grupos para análise de um tema ou problema com a coordenação e supervisão de um docente. Essa técnica permite o desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta qualificada, atenção, raciocínio critico, comparação, análise e trabalho em equipe. O objetivo deste relato de experiência é o de descrever a aplicação da dinâmica GVGO, no ensino, durante as aulas laboratoriais presenciais, com reflexão teórica/prática vivenciada destacando as fragilidades e as potencialidades do processo de ensino aprendizagem para retomada de conteúdo. A dinâmica ocorreu no segundo semestre do ano letivo de 2021, com dezessete acadêmicos do Curso de Enfermagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, com enfoque nos conteúdos de biossegurança e utilização de técnicas estéreis para procedimentos em enfermagem. Observou-se que por meio da dinâmica houve melhor compreensão das temáticas propostas, interação entre os grupos e dinamização do processo de ensino-aprendizagem de prática laboratorial.&nbsp;</p> Joicy Mara Rezende Rolindo, Elizabeth Costa, Angélica Lima Brandão Simões, Flávia Ferreira de Almeida, Ione Augusto Sales, Lígia Braz Melo, Lismary Barbosa de Oliveira, Najla Maria Carvalho Cunha, Meillyne Alves dos Reis, Sandra Valéria Martins Pereira Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7573 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA - NOVOS ECOSSISTEMAS DE SALAS DE AULA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7577 <p>O presente texto retrata um momento de experiências de docentes do Curso de Farmácia da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. A população brasileira teve que se isolar, em muitas situações e consequentemente no Ensino Superior, gerando o afastamento dos docentes e discentes, o que trouxe o desafio de reverter essa situação de modo que a modalidade presencial precisou ser trocada para as atividades remotas, de modo rápido, com todos os desafios, dúvidas e dificuldades. Desde então, o ensino remoto, na modalidade a distância, tem se tornado a melhor alternativa para as diversas escolas, faculdades e universidades, que foram realmente afetados pelo COVID-19. No Brasil, a utilização do ensino remoto, vem junto com muitas dificuldades, tanto dos discentes como os docentes, que se reinventaram para conseguirem superar as dificuldades, medos e aprenderem a lidar com tecnologias até então desconhecidas, e falta de conhecimento e prática digital. Diante do relato apresentado, percebe-se que todas as modificações ocorridas na forma de transmissão de conhecimentos entre discentes e docentes se encontram em um ambiente de excepcional fertilidade e inovação e que o retorno ao passado não mais será impossível.</p> José Luís Rodrigues Martins, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito, Ana Paula Montandon de Oliveira, Flávia Gonçalves Vasconcelos , Heloiza Helena Rodrigues Martins, Janaína Andréa Moscatto , José Elias Flosino de Sousa, Lucimar Pinheiro Rosseto , Roldão Oliveira de Carvalho Filho, Wesley de Almeida Brito Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7577 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 ENSINO HÍBRIDO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7623 <p>O presente artigo tem como objetivo relacionar a implementação de um modelo híbrido de educação e o consequente protagonismo do aluno com o objeto da função do professor. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo-explicativo, e procedimentalmente bibliográfica. O ensino híbrido, método de ensino implementado na Universidade Evangélica desde 2020, visa a colaboração dos ambientes físico e virtual no desenvolvimento de atividades do aluno com o fito de promover-lhe a independência acadêmica, dando-lhe altas doses de agência e gerência de seus conteúdos para personalização do aprendizado. Com esta pesquisa pudemos observar que o ensino híbrido fomenta o real desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas que existem dificuldades de ordem prática a serem consideradas, tais quais a cultura escolar do curso de Direito Campus Ceres, o perfil do acadêmico, e os dispositivos e instalações necessários à concretização do ensino em ambiente virtual.</p> Guilherme Soares vieira, Marina Teodoro, Valdivino José Ferreira, Ana Paula Veloso de Assis Sousa, Luciano do Valle, Aline de Assis Rodrigues do A. Muniz , Cristiano Chuquia dos Santos Orrico, Idelci Ferreira de Lima, Laurentino Xavier da Silva, Lilainne Carvalho de Souza Magela Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7623 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 ENSINO HÍBRIDO E O EMPREGO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7545 <p>O presente texto trata-se de um relato de experiência sobre o ensino jurídico híbrido e seu emprego no Curso de Direito da UniEVANGÉLICA. O relato é resultado de um exercício de reflexão sobre a docência universitária no curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Ele foi escrito a partir de um contexto de ensino jurídico híbrido provocado de forma acelerada pela Covid19, que apesar de trazer consigo grandes desafios, abriu portas ao emprego de novas tecnologias no Curso no segundo semestre do ano de 2021.</p> Eumar Evangelista Menezes Júnior, Daniel, Aurea, Adriano, Antônio, Aline, Gracy, Germano, Herbert, Mariana Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7545 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO INOVADORA – Ensino Híbrido no Curso de Administração – http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7628 <p>Este relato de experiência destaca a importância da inserção das novas tecnologias no ensino superior, visando a inserir a inovação, novas tecnologias. Estamos em pleno século XXI, e as mudanças estão acontecendo de forma rápida, a educação, o ensino necessita de ser renovado para acompanhar tais mudanças. E diante dos &nbsp;novos cenários, novas tecnologias, a Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) desenvolveu estratégias para manter e inovar a qualidade de ensino, através de metodologias digitais, tecnologias e o ensino hibrido.</p> <p>&nbsp;</p> REGIANE MENEZES, Anderson Carlos da Silva, Carlos Renato Ferreira, Daniel Ferreira Hassel Mendes, Ieso Costa Marques, José Fernando Muniz Barbosa, Márcio Dourado Rocha, Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7628 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7549 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este estudo apresenta as ferramentas utilizadas pela instituição de ensino no período de distanciamento social imposto pela pandemia, enaltecendo a relevância da aplicação das TICs, agregadas a utilização de softwares e aplicativos que, até então, eram somente utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como whattsApp, instagram e que fizeram parte da estratégia didática utilizada pelo curso de direito no momento das aulas remotas. O isolamento social obrigou uma maior adesão dos docentes na aplicação das TICs em sua metodologia, adjuntas a outros mecanismos de comunicação, softwares e aplicativos que, até então, eram utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como WhatsApp, Instagram, podcasts e que após o distanciamento social foram aplicados no processo ensino- aprendizagem no curso de direito em todos os setores da instituição de ensino, trazendo uma experiencia positiva para o processo de ensino-aprendizagem e que mesmo após o retorno das aulas presenciais, continuarão sendo utilizadas pelos docentes em suas aulas, visto que, trouxe maior proximidade entre professor e aluno facilitando o desenvolvimento educacional no campo do ensino jurídico, que sempre foi avesso à mudanças por ser um curso arraigado a tradição. &nbsp;</p> ANDREA SIQUEIRA, Aline Seabra Tochi, Camila Rodrigues de Souza Brito, Evellyn Thiciane M. Coelho Clemente, Valdir Lopes Cavalcante Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7549 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 VIRTUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NOS CURSOS DE BACHARELADOS EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UNIEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7641 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar as estratégias didático-tecnológicas utilizadas nos cursos de Bacharelados em Computação da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, no sentido de possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento e a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs de forma virtual por meio das seguintes tecnologias digitais: Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e Software de Videoconferência Zoom. A pandemia da Covid-19 e a consequente suspensão das aulas presencias em todo o mundo, fez surgir novos desafios para as Instituições de Ensino Superior, principalmente no que se refere à manutenção de atividades, até então, compreendidas como essencialmente presenciais, como é o caso do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso. Diante da impossibilidade de encontro presencial com os acadêmicos, os cursos de Computação da UniEVANGÉLICA propuseram uma metodologia de trabalho virtual, a fim de continuar atendendo seus acadêmicos com total qualidade na construção deste trabalho, que é uma etapa fundamental para a formação acadêmica dos Engenheiros de Computação e de Software. Utilizou-se como recurso metodológico neste artigo, a técnica do relato de experiência descrito pelos docentes dos cursos, orientadores de TCC. O estudo apresenta o processo de planejamento e execução dos TCCs, referente aos acadêmicos dos 7º e 8º períodos no segundo semestre de 2021.</p> Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7641 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7552 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de inovação nas disciplinas dos cursos de graduação presencial da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, enfatizando o uso das metodologias ativas e tecnologias digitais. Visando uma educação que atenda às demandas atuais, a Instituição vem, de forma constante nos últimos anos, transformando sua forma de ensinar. Recentemente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem passou a ser utilizado por todas as disciplinas dos cursos de graduação presenciais da Instituição. Atualmente, são quatro formatos de disciplinas que compõem as matrizes dos cursos de graduação: 100% presencial com apoio on-line, 75% presencial e 25% on-line, 50% presencial e 50% on-line; e 100% on-line. É o ensino presencial “misturado” ao ensino on-line, ou seja, um processo de ensino e aprendizagem híbrida oferecido aos acadêmicos da Instituição. Ressalta-se que a UniEVANGÉLICA já utiliza, desde 2018, a aprendizagem on-line nos cursos presencias. No entanto, a experiência das aulas remotas emergenciais durante a pandemia, intensificou o ensino híbrido, de tal forma que este está comtemplado nas últimas diretrizes para organização didático-pedagógica dos cursos presenciais. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito pela Pró-Reitoria Acadêmica - ProACAD. O estudo relata, as estratégias inovadoras adotadas na UniEVANGÉLICA no intuito de favorecer uma formação mais abrangente e contemporânea a nossos acadêmicos, utilizando sistematicamente metodologias ativas e tecnologias digitais na organização didático-pedagógica das disciplinas dos cursos presencias de graduação da Instituição.</p> Pollyana dos Reis Pereira Fanstone, Alisson Martins de Oliveira, Daniel Gonçalves Mendes da Costa, Evelin Soares de Oliveira Martins, Luciana Carvalho Boggian, Cristiane Martins Rodrigues Bernardes Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7552 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7555 <p>A emergência do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) em 2019, mostrou que o mundo não estava preparado para o que viria depois. Além das relações interpessoais, a atividade educacional foi inegavelmente atingida, pois o distanciamento social e/ ou isolamento domiciliar fizeram com que as aulas e atividades presenciais fossem proibidas.&nbsp; A universidade é um espaço de promoção da saúde porque trabalha a formação do cidadão, a sua autonomia, o exercício dos direitos e deveres, o controle das condições de saúde e a qualidade de vida na obtenção de comportamentos e atitudes consideradas saudáveis.&nbsp; O trabalho foi realizado na forma de relato de experiência de uma atividade prática presencial – Feira de Alimentos Funcionais – organizada e realizada pelos alunos do 9º período do Curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, na disciplina de Bromatologia: aspectos teóricos, no ano de 2021, durante a pandemia de COVID-19 e com a prevalência da modalidade de ensino híbrido. A Feira de Alimentos é uma atividade já tradicional do Curso e esperada pelos alunos, além de ser muito importante na formação integral, já que exige que os alunos trabalhem muitos conteúdos já estudados para a formulação de produtos, conceitos de alimentos funcionais, técnicas envolvidas na tecnologia de alimentos, métodos de controle de qualidade microbiológico e físico-químico de alimentos, elaboração de rotulagem nutricional, além de exercitar habilidades práticas necessárias na preparação e detalhes da apresentação do produto na Feira e também habilidades comportamentais como trabalho em equipe, planejamento e organização para o desenvolvimento do produto funcional.</p> José Luís Rodrigues Martins, Mirella Andrade Silva, Ana Paula Montandon de Oliveira, Emerith Mayra Hungria Pinto , Flávia Gonçalves Vasconcelos , Janaína Andréa Moscatto , Jivago Jaime Carneiro, José Elias Flosino de Sousa, Larisse Silva Dalla Libera, Liana da Silva Gomes Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7555 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7559 <p>O relato de experiência a seguir busca demonstrar a relação afetiva entre docentes e discentes, mediada pelo uso das ferramentas interativas oferecidas pelo aplicativo Zoom. Essa experiência aconteceu entre docentes e discentes em aulas síncronas do módulo de Habilidades de Comunicação do Curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, GO durante o ensino remoto no período da pandemia de COVID-19. Pode-se afirmar que mesmo distantes fisicamente, a afetividade se fez presente nas aulas e na aprendizagem dos acadêmicos, e que os recursos oferecidos pela tecnologia atuam positivamente na relação professor-aluno, permeada por interação e afetividade de ambos os lados.</p> Juliane Macedo, Cláudia Regina Major, Dayse Vieira Santos Barbosa, George Martins Ney da Silva Jr, João Baptista Carrijo, Júlia Maria Rodrigues de Oliveira, Marcela de Andrade Silvestre, Marluce Martins Machado da Silveira, Priscila Maria Álvares Usevícius, Valter Rezende Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7559 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 USO DO SAFE EXAM BROWSER (SEB) NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE MÓDULO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7562 <p>Visando reduzir elementos que podem comprometer a eficácia do processo de verificação de aprendizagem, tais como a consulta do conteúdo teórico ou a comunicação entre os estudantes durante a realização de avaliações, um grupo de professores do curso de graduação em Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica utilizou o recurso <em>Safe Exam Browser</em> (SEB), disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O SEB é semelhante aos demais navegadores (<em>browsers</em>), entretanto, diferencia-se por limitar o acesso a outros <em>softwares</em> ou sites externos. No segundo semestre de 2021, foram realizadas um total de doze avaliações finais de módulo, em quatro turmas diferentes do curso de Medicina. Desta experiência, concluiu-se que, embora a utilização do SEB, por si, não evite a possibilidade de comportamentos inadequados durante as avaliações, as suas limitações são sobrepujadas pelas vantagens econômicas, processuais e pedagógicas, principalmente estas, como o fornecimento de notas e devolutiva, imediatamente após o término da avaliação.</p> Denis Masashi Sugita, Alisson Martins de Oliveira, Aline de Araújo Freitas, Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes, Hígor Chagas Cardoso, Jalsi Tacon Arruda, Léa Resende Moura, Luciana Caetano Fernandes, Milena Moreira Lima, Sandro Marlos Moreira Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7562 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7567 <p><strong>INTRODUÇÃO: </strong>Os professores tiveram que se adaptar com a evolução das tecnologias e com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para ensinar com qualidade e efetividade a geração Z e devem se aprimorar mais para ensinar e avaliar a geração Alpha, pois nessa geração se desenvolvem novas tecnologias e se envolvem em uma variedade de estímulos sensoriais e cognitivos. Uma das mudanças pedagógicas mais notáveis foi no conceito de avaliação, que passou a ser utilizado também como meio de ensino. Fala-se então de avaliação formativa, que é essencialmente de carácter processual e permite que os professores sejam recompensados na sala de aula e os alunos em termos das suas fraquezas e pontos fortes na aprendizagem. <strong>OBJETIVO:</strong> relatar a experiência adquirida pelo uso da plataforma PLICKERS que soma-se ao conjunto de recursos técnicos que podem ser aplicados à avaliação formativa, trazendo ao professor uma visão panorâmica das fragilidades dos seus acadêmicos. <strong>METODOLOGIA:</strong> Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na autoavaliação do discente do 9° período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA com a utilização do <em>plickers </em>com revisão de conteúdo.<strong>CONCLUSÃO:</strong> resultados mostraram que os alunos se sentiram mais motivados e envolvidos com seu processo de avaliação, possibilitando ao professor um<em> feedback</em> rápido e auxiliando seus alunos a preencher as lacunas no déficit de aprendizagem.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Tatiana Caexeta Aranha, Angélica Simões Brandão, Glaucia O.A.B. Meireles, Ione Augusto Sales, Juliana Macedo Melo Andrade, Meillyne Alves dos Reis, Najla Maria Carvalho de Souza, Regina Ribeiro de Castro Lima, Renata Pereira Lima Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7567 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 APRENDIZAGEM ATIVA UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7571 <p>O aprendizado baseado em equipe (TBL) é um processo de aprendizado ativo, estruturado e é amplamente utilizado na educação curricular escolar, medicina, saúde e outras áreas afins (RAJESWARIE; PRAVEEN; SANGAM; G<em> et al.</em>, 2022). É relevante o estudo desse tema, por essa razão, esse artigo objetivou descrever o uso do método <em>Team Based Learning</em> (TBL) ou Aprendizagem Baseada em alunos do 6° (sexto) período de Enfermagem na disciplina de Enfermagem Cirúrgica. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado no relato de caso vivenciado por professores do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Anápolis-Go. A Metodologia foi aplicada durante a aula de Enfermagem Cirúrgica abordando conteúdos ministrado no período. A temática abordada foi: Os cuidados de enfermagem realizados no Pós-operatório. Conclui-se que os benefícios examinados visualmente nas competências adquiridas pelos estudantes foram: troca colaborativa do conhecimento, descoberta de ampla gama de estratégias de resolução de problemas, proficiências de comunicação e argumentação, emenda da interdependência positiva e aplicação imediata dos conceitos apresentados durante o momento presencial em sala de aula.</p> Joicy Mara Rezende Rolindo, Ione Augusto da Silva Sales, Angélica Lima Brandão Simões, Glaucia O.A.B. Meireles, Juliana Macedo Melo Andrade, Meillyne Alves dos Reis, Najla Maria Carvalho de Souza, Tatiana Caexeta Aranha, Sandra Valéria Martins Pereira, Sara Fernandes Corrêia Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7571 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7574 <p><strong>INTRODUÇÃO: </strong>Os professores tiveram que se adaptar com a evolução das tecnologias e com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para ensinar com qualidade e efetividade a geração Z e devem se aprimorar mais para ensinar e avaliar a geração Alpha, pois nessa geração se desenvolvem novas tecnologias e se envolvem em uma variedade de estímulos sensoriais e cognitivos. Uma das mudanças pedagógicas mais notáveis foi no conceito de avaliação, que passou a ser utilizado também como meio de ensino. Fala-se então de avaliação formativa, que é essencialmente de carácter processual e permite que os professores sejam recompensados na sala de aula e os alunos em termos das suas fraquezas e pontos fortes na aprendizagem. <strong>OBJETIVO:</strong> relatar a experiência adquirida pelo uso da plataforma PLICKERS que soma-se ao conjunto de recursos técnicos que podem ser aplicados à avaliação formativa, trazendo ao professor uma visão panorâmica das fragilidades dos seus acadêmicos. <strong>METODOLOGIA:</strong> Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na autoavaliação do discente do 9° período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA com a utilização do <em>plickers </em>com revisão de conteúdo.<strong> CONCLUSÃO:</strong> resultados mostraram que os alunos se sentiram mais motivados e envolvidos com seu processo de avaliação, possibilitando ao professor um<em> feedback</em> rápido e auxiliando seus alunos a preencher as lacunas no déficit de aprendizagem.</p> Tatiana Caexeta Aranha, Angélica Simões Brandão, Glaucia O.A.B. Meireles, Ione Augusto Sales, Juliana Macedo Melo Andrade, Ligia Braz Melo, Meillyne Alves dos Reis, Najla Maria Carvalho de Souza, Regina Ribeiro de Castro Lima, Renata Pereira Lima Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7574 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 RE (SIGNIFICANDO) O ALUNO http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7579 <p>Cada vez mais, o marco legal da educação ambiental incluindo as interações entre ambiente natural e relação no ensino-aprendizagem avança no desenvolvimento de uma cidadania responsável, para a construção de sociedades sadias e socialmente justas. Cita-se a Constituição Federal, de 1988 e a Política Nacional do Meio Ambiente, dentre outras, em que se ressalta a necessidade de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino superior no que tange ao atendimento às Políticas de Educação Nacional aos currículos dos cursos superiores e na relação de inovação no ensino e aprendizagem. Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi relatar experiência ocorridas ao longo do ano de 2021 na relação ambiente natural, virtual e inovação no processo de ensino e aprendizagem em uma atividade desenvolvida na Unidade Experimental do Cerrado Arthur Wesley Archibald, Trilha Ecológica do Tucano, Anápolis, Goiás. As atividades de coleta de dados foram desenvolvidas nas etapas de levantamento bibliográfico, aula na Trilha Ecológica e construção de <em>podcast </em>e QR code na identificação das espécies de flora fanerogâmica no percurso da Trilha Ecológica. Nos tempos atuais, com o crescimento da internet e a criação de diferentes mídias, a Educação tende a modernizar-se e a incorporar soluções que possam atender ao perfil dos estudantes. A cultura digital está cada vez mais sendo ampliada, pois existe uma perspectiva das populações mundiais e do Brasil de acesso à informação de forma Cada vez mais, o marco legal da educação ambiental incluindo as interações entre ambiente natural e relação no ensino-aprendizagem avança no desenvolvimento de uma cidadania responsável, para a construção de sociedades sadias e socialmente justas. Cita-se a Constituição Federal, de 1988 e a Política Nacional do Meio Ambiente, dentre outras, em que se ressalta a necessidade de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino superior no que tange ao atendimento às Políticas de Educação Nacional aos currículos dos cursos superiores e na relação de inovação no ensino e aprendizagem. Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi relatar experiência ocorridas ao longo do ano de 2021 na relação ambiente natural, virtual e inovação no processo de ensino e aprendizagem em uma atividade desenvolvida na Unidade Experimental do Cerrado Arthur Wesley Archibald, Trilha Ecológica do Tucano, Anápolis, Goiás. As atividades de coleta de dados foram desenvolvidas nas etapas de levantamento bibliográfico, aula na Trilha Ecológica e construção de <em>podcast </em>e QR code na identificação das espécies de flora fanerogâmica no percurso da Trilha Ecológica. Nos tempos atuais, com o crescimento da internet e a criação de diferentes mídias, a Educação tende a modernizar-se e a incorporar soluções que possam atender ao perfil dos estudantes. A cultura digital está cada vez mais sendo ampliada, pois existe uma perspectiva das populações mundiais e do Brasil de acesso à informação de forma simultânea, e mais, pois com o acesso à internet pelos dispositivos móveis, em todo tempo e em todos os lugares, não existem mais limites. Os estudantes passaram de consumidores a produtores de conteúdo e é importante que a educação traga para os espaços educativos propostas que envolvam possibilidades de personalizar, aprimorar e redistribuir recursos capazes de melhorar a experiência dos estudantes e, consequentemente, ampliar a aprendizagem.</p> Josana Castro Peixoto, Leandro Nascimento da Silva Rodrigues, João Maurício Fernandes Souza, Cristiane Gonçalves de Moraes , Ricardo Elias do Vale Lima, Vivian da Silva Braz , Jalsi Tacon Arruda Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7579 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 Ensino Híbrido e novas perspectivas de aprendizagem http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7625 <p>Este texto tem o propósito de apresentar a discussão em torno da emergência do Ensino Híbrido no ensino superior e suas perspectivas. Diante de uma geração de estudantes inseridos num mundo digitalizado e fácil acessibidade, algumas estratégias de ensino-aprendizagem começam a ser questionadas acompanhando as mudanças sociais. Por meio de alguns relatos de professores do curso de Relações Internacionais e aportes teórico-metodológicos, é possível perceber alguns desafios que envolvem a implementação de novas metodologias e uso de tecnologias digitais. As perspectivas das inovações metodológicas parecem muito promissores e envolvem o instigante desafio de transformar, cada vez mais, os acadêmicos em protagonistas do processo de construção do conhecimento. Para isso, as tecnologias digitais são imprescindíveis, potencializando o uso de dispositivos eletrônicos que se tornaram indispensáveis para a vida contemporânea.</p> Marcos Flavio Portela Veras, Mariana Maranhão, Marcos André Ribeiro, Antônio Alves de Carvalho, Márcio Dourado, Hugo de Andrade Silvestre, Juraci da Rocha Cipriano, Mariane Morato Stival, Renzo Nery, Regiane Janaína Silva de Menezes Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7625 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7547 <p>Ao propor o tema inovação no Curso de Direito quanto ao processo ensino-aprendizagem, busca-se apresentar a prática de uma metodologia na qual o aluno deixa de ser um sujeito passivo para se tornar, também, o autor da construção de seu conhecimento. Tal proposta se justifica diante da dinâmica de um mundo que exige do indivíduo um saber continuado, a fim de lidar com a realidade de um universo digital. Vale reforçar que a UniEvangélica se adiantou ao evento pandemia Covid-19, ao propor, anos antes, um modelo pedagógico de ensino em que o acadêmico deixasse de ser mero expectador para se tornar o protagonista de sua aprendizagem. O objetivo deste texto é discorrer acerca da prática de ensino por meio de metodologias ativas, cujo pressuposto está centrado no estudante, como um sujeito autônomo na busca do conhecimento, e o professor, mediador desta busca.&nbsp; Assim, apresenta-se, como relato de experiência, a prática aplicada na disciplina Direito Civil Contratos, e os resultados alcançados no final do segundo semestre de 2021.</p> ADRIANO GOUVEIA LIMA, Professor , Professora, Professora, Professora, Professor, Professora, Professora, Professora, Professora Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7547 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 Saúde Mental em [con]Texto: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7629 <p>O seguinte artigo tem como objetivo fomentar as discussões acerca da responsabilidade da universidade frente à construção e efetivação das políticas públicas, assim como a formação do profissional da psicologia para atuação neste campo. Para tal, utilizaremos como metodologia o relato de experiência trazendo um projeto desenvolvido na disciplina de clínica em saúde II, do curso de psicologia da Universidade Evangélica de Goiás. O projeto foi desenvolvido em parceria com a rede municipal de saúde mental e divido em três etapas. O primeiro momento foi de aproximação dos discentes aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e equipes, seguido pela realização de oficinas terapêuticas e finalizado com a produção de um jornal da saúde mental a partir das ações desenvolvidas. A inserção da psicologia nas políticas públicas demandou uma transformação da práxis psicológica, reinventando-se tanto teoricamente quanto em ações.&nbsp; A atuação desse profissional nas políticas públicas deve ser direcionada pela noção de reabilitação psicossocial, que tem nas oficinas terapêuticas importante ferramenta. A formação universitária deve proporcionar a construção de um conhecimento ativo e crítico, de modo a instrumentalizar o discente para uma prática emancipatória alinhada às propostas do SUS.</p> Adrielle Beze Peixoto, Ana Luísa Lopes Cabral, Bárbara Naves dos Santos, Fernando Figueiredo dos Santos Reis, Jéssica Batista Araújo, Joicy Mara Rezende Rolindo , Luciano da Ressurreição dos Santos, Máriam Hanna Daccache, Regiane Janaína Silva Menezes, Tiago Meireles do Carmo Morais Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7629 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000 INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7550 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este estudo apresenta as ferramentas utilizadas pela instituição de ensino no período de distanciamento social imposto pela pandemia, enaltecendo a relevância da aplicação das TICs, agregadas a utilização de softwares e aplicativos que, até então, eram somente utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como whattsApp, instagram e que fizeram parte da estratégia didática utilizada pelo curso de direito no momento das aulas remotas. O isolamento social obrigou uma maior adesão dos docentes na aplicação das TICs em sua metodologia, adjuntas a outros mecanismos de comunicação, softwares e aplicativos que, até então, eram utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como WhatsApp, Instagram, podcasts e que após o distanciamento social foram aplicados no processo ensino- aprendizagem no curso de direito em todos os setores da instituição de ensino, trazendo uma experiencia positiva para o processo de ensino-aprendizagem e que mesmo após o retorno das aulas presenciais, continuarão sendo utilizadas pelos docentes em suas aulas, visto que, trouxe maior proximidade entre professor e aluno facilitando o desenvolvimento educacional no</p> ANDREA SIQUEIRA, Aline Seabra Tochi, Angélica Gouveia Lima, Áurea Bandeira Marchetti, Camila Rodrigues de Souza Brito, Eumar Evangelista de Menezes Júnior, Evellyn Thiciane M. Coelho Clemente, Gabriela Naves dos Santos Naves, Priscilla Santana Silva, Valdir Lopes Cavalcante Copyright (c) 2022 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7550 Qui, 30 Jun 2022 00:00:00 +0000