http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/issue/feedAnais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes2023-07-07T00:00:00+00:00Evelin Soares de Oliveira Martinsevelin.oliveira@unievangelica.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN:</strong> 2177-5613</p> <p>Seminário de Atualização de Práticas Docentes é um evento institucional que acontece desde 2001, antecedendo o início dos semestres letivos, com o objetivo de atualizar, aprimorar, desenvolver, instigar, preparar e motivar a prática docente para que o processo de ensino/aprendizagem seja efetivo. </p> <p>Serão publicados nestes anais trabalhos completos de relatos de experiência, revisão de literatura e demais trabalhos científicos.</p>http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9505UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA WIKI PARA AUXILIAR O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2023-04-06T21:07:26+00:00Josana Castro Peixotojosana.peixoto@gmail.comLeandro Nascimento da Silva Rodrigues leandro.rodrigues@docente.unievantélica.edu.brCláudia Fabiana Alves Rezendeclaudia.rezende@docente.unievangelica.edu.brJoão Maurício Fernandes Souzajoao.souza@unievangelica.edu.brKlênia Rodrigues Pacheco Sáklenia.pacheco@unievangelica.edu.brRicardo Elias do Vale Limaricardoevl@gmail.comCristiane Gonçalves Moraes cristiane.moraes@unievangelica.edu.br<p>O termo Wiki (do havaiano "wiki-wiki" = rápido, veloz, célere) foi criado por Ward Cunningham e disponibilizado em 1995 na web. Este autor tinha como objetivo desenvolver um site onde os próprios usuários poderiam gerar conteúdo, ou ainda acessar informações de forma rápida e em tempo real. A partir desse novo conceito de geração de conteúdo/conhecimento, o sistema Wiki disponibilizado pela Web 2.0, se diferencia das outras páginas da internet, uma vez que o conteúdo pode ser organizado, editado e atualizado constantemente pelos usuários sem haver a necessidade de autorização do autor da versão anteriormente elaborada. Esta ferramenta permite, no sentido de construção coletiva do conhecimento, corrigir erros e inserir novas informações, ou seja, ninguém é autor proprietário de nenhum texto e o seu conteúdo pode ser sempre atualizado devido à possibilidade de ser reformulado por outro usuário. O uso de ferramentas no ambiente virtual como o wiki representa, portanto, uma revolução na relação com o texto em termos de propiciar uma série de possibilidades de uso, inclusive como ferramenta auxiliar no ensino. Na área da Genética e Biologia Molecular, uma prática muito utilizada consiste em discutir temas atuais que ajudem a aprofundar o conhecimento do aluno e desenvolver posicionamento crítico visando aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas. Neste contexto, o presente relato de experiência tem por objetivo apresentar a experiencia do uso da ferramenta wiki para auxiliar o ensino dos alunos nas disciplinas de genética e biologia molecular no curso de Ciências Biológicas, bacharelado, da Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, GO. </p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9508A EDUCAÇÃO 5.0 NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO2023-04-10T20:03:36+00:00Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimentorosalina.nascimento@unievangelica.edu.brIeso Costa MarquesIeso.costa@unievangelica.edu.brMarcio Dourado Rochamarcio.rocha@unievangelica.edu.brCarlos Renato Ferreiracarlos.ferreira@docente.unievangelica.edu.brAnderson Carlos da Silvaanderson.silva@docente.unievangelica.edu.brRegiane Janaina Silva de Menezesregianejmenezes@docente.unievangelica.edu.brJosé Fernando Muniz Barbosafernandomuniz@hotmail.comDaniel Ferreira H. Mendesdaniel.ferreira@docente.unievangelica.edu.brThiago Oliveira Pitalugatiago.pitaluga@ueg.br<p>A educação 5.0 tem se mostrado como excelente oportunidade para associar o uso de tecnologias ao processo pedagógico e melhorar a prática docente, especialmente nesse momento em que a geração Z está cada vez mais conectada ao mundo digital. Embora as vantagens das metodologias ativas e todas as possibilidades da educação 5.0 sejam evidentes, há que se preocupar com a forma de apresentar todas essas novidades ao jovem aprendiz. No curso de Administração da UniEVANGÉLICA o trabalho vem sendo conduzido por meio de uso de simuladores e <em>softwares</em> voltados para atividades práticas de gestão, sem, contudo, deixar de lado a orientação quanto ao trabalho que priorize o desenvolvimento de habilidades de formação humana e socioemocional desse jovem profissional. Os resultados até o presente momento têm se mostrado satisfatórios; os professores se sentem realizados com a prática desenvolvida e o mercado de trabalho tem recebido nossos egressos com bastante entusiasmo e oferecendo sempre diversas oportunidades.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9512IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS - UNIEVANGÉLICA2023-04-11T17:51:12+00:00Pollyana dos Reis Pereira Fanstonepollyana.reis@unievangelica.edu.br<p>Este estudo relata a proposta de curricularização da extensão no curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA. O objetivo é operacionalizar a Resolução MEC 7/2018 que determina o mínimo de 10% do currículo acadêmico em atividades extensionistas, na perspectiva do fortalecimento do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.</p> <p>A extensão consiste numa via de mão dupla, pois tanto pode contribuir com enfretamentos de problemas sociais e, assim, evidenciar o compromisso social da Universidade, como pode ainda oportunizar vivências de ensino e aprendizagem, a partir da interlocução com as demandas e desafios enfrentados por comunidades, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, o contato direto com a comunidade pode auxiliar na formação de acadêmicos, sobretudo no que diz respeito ao enriquecimento profissional e à sensibilidade relacionada às políticas de maior interesse e necessidade social.</p> <p>Desse modo, em atendimento às determinações supracitadas e, visando consolidar o processo de curricularização da extensão, o curso de Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA propôs no segundo semestre de 2022, para execução a partir de 2023; estanciar as atividades de extensão através da comunicação dos discentes com a comunidade externa. O projeto de curricularização descrito neste documento busca consolidar os conhecimentos dos alunos do curso, através da prestação de serviços junto à comunidade. Essa medida é de grande valia, sobretudo nesse momento ímpar de uma nova formatação da educação 5.0</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9520Educação 5.0 e os projetos extensionistas: qualificação profissional na formação de psicólogos2023-04-13T16:52:46+00:00Ana Luísa Lopes Cabralana.cabral@docente.unievangelica.edu.br<p>O presente estudo objetiva a realização de uma revisão narrativa sobre a Educação 5.0 e os projetos extencionistas, compreendendo a importância dessa interação para a qualificação profissional na formação de psicólogos. As ações de extensão são compreendidas como práticas metodológicas que promovem a ambientação necessária para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao profissional contemporâneo, considerando que, possibilita a aproximação do curso com a comunidade e seus problemas. Nesse sentido, sendo a Psicologia uma área crescente no mercado de trabalho e comprometida com as transformações sociais, tendo como base um modelo educativo que compreende o desenvolvimento de habilidades e competências interpessoais como fundamentais para atuação, tem-se, nas ações de extensão, uma possibilidade ímpar de agregar conhecimento e experiência ao processo formativo de futuros psicólogos. </p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9473O EDUCADOR NA ERA DIGITAL2023-02-21T12:10:26+00:00ADRIANO GOUVEIA LIMAadriano.lima@docente.unievangelica.edu.br<p>Este breve artigo tem como objetivo questionar, elucidar e esclarecer a função do educador na era digital, sendo que, apesar do excesso de informações contidas em algoritmos matemáticos, não se pode perder de vista que a missão do professor é manter a proximidade com o aluno, entendendo as necessidades pessoais de cada um. Tal missão se faz necessária, posto que, o excesso de informações na era digital tem trazido um progressivo afastamento dos alunos da realidade humana. A interface humana fica cada vez mais distante quando lidamos com conteúdo na forma de algoritmos. Saber lidar com essa nova realidade é essencial no curso de direito da Universidade Evangélica de Goiás. O papel do professor hoje não mais se limita à sala de aula, outrossim, sua missão é transformar vidas e moldar os alunos para as profissões jurídicas com maturidade e capacidade. Desde o ano de 2020, quando se iniciou ao pandemia de COVID-19 e houve a necessidade sanitária de isolamento das pessoas as tecnologias de informação foram usadas de forma intensa para corrigir a distância social que, naquele momento, se fez necessária. Nisso, grandes passos foram tomados. Avanços que seriam impensáveis foram efetivados em menos de dois anos e plataformas digitais, antes desconhecidas, foram amplamente usadas em razão da necessidade de contato entre aluno e professor. Neste processo, nenhum minuto foi perdido. Outrossim, as ferramentas de informação foram usadas intensamente e como nunca antes na história. Neste momento, passada a situação de pandemia generalizada, e voltando a sociedade global para aquilo que se convencionou denominar de novo normal, resta repensar as formas de ensinar e aprender, mantendo-se a consciência humana plena, mesmo em tempos que os algoritmos impõem uma rapidez nos processos de ensino e aprendizagem nunca antes vistos. Nisso se traduz o conceito de educação na era da consciência.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9483A práxis extensionista como transformação, acessibilidade e melhoramento da sociedade e das Universidades brasileiras 2023-02-26T01:21:22+00:00Patrícia Sheyla Bagot de Almeidasheylaba7@hotmail.comFabrícia Borges de Freitas Araújofabricia.araujo@unievangelica.edu.brJoicy Mara Rezende Rolindojoicy.rolindo@docente.unievangelica.edu.brMaria Clemência Pinheiro de Lima Ferreiramaria.ferreira@unievangelica.edu.brMelyssa Barbosa Vilarmelyssa_vilar35@hotmail.comPollyana dos Reis Pereira Fanstonepollyana.reis@unievangelica.edu.br<p>A presente revisão de literatura empenha-se em uma apresentação de como se deu a formação do Ensino Superiorno Brasil e o consequente desenvolvimento da prática extensionista nas instituições de Ensino Superior. A extensão compreende importante função universitária, juntamente à pesquisa e ao ensino, diante do que se denomina de educação superior. A breve exposição histórica e formativa, objetiva, através da revisão bibliográfica, discutir como se deu a evolução do pensamento sobre extensão universitária junto às mudanças e reformas da educação no Brasil. Assim como, busca refletir e problematizar a compreensão da prática extensionista como condição <em>sinequa non</em> para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e de apreciações de notas efetivas junto aos órgãos públicos e às políticas públicas de educação. A revisão literária visa problematizar o pensamento embrionário da Extensão no Brasil, demonstrando os equívocos que permeiam o termo e os vícios em que se pautam as práticas extensionistas, com a finalidade de contribuir para o esclarecimento de ações passadas e vindouras nas IES do Brasil.</p> <p> </p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9491AÇÕES EXTENSIONISTAS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO 5.0, UMA REVISÃO DA LITERATURA2023-03-01T02:06:01+00:00HUMBERTO SOUSA FONTOURAhumbertofontoura@gmail.comClaudia Regina Major claudiaregina@unievangelica.edu.brDayse Vieira Santos Barbosadayse.barbosa@docente.unievangelica.edu.brGeorge Martins Ney da Silva Jrgeorge.jr1960@gmail.comJoão Baptista Carrijojoao.carrijo@unievangelica.edu.brJulia Maria de Oliveirajulia.oliveira@docente.unievangelica.edu.brJuliane Macedojuliane.macedo@unievangelica.edu.brMarluce Martins Machado da Silveiramarlucemachado@gmail.comPriscila Maria Álvares Useviciuspriscila.usevicius@unievangelica.edu.brThiago de Oliveira Pitalugapitalugat@gmail.com<p class="gmail-resumo" style="text-align: justify; line-height: 115%; margin: 0cm 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Arial',sans-serif;">A educação é o meio pelo qual a humanidade se desenvolve, impactando fortemente na estratificação social, uma vez que seu acesso não é universal. O objetivo do estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a importância dos projetos de extensão na democratização da educação 5.0. Resultados: a educação 5.0 é caracterizada pela associação dos avanços tecnológicos da atualidade, metodologia ativa de ensino, uso de jogos interativos e recursos virtuais, além do protagonismo do aluno e do conhecimento do professor. Ela se propõe a facilitar a construção do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, integrando os recursos tecnológicos mais recentes com o contexto social. Dessa forma, a educação 5.0 é uma realidade complexa e pouco acessível, principalmente em comunidades menos favorecidas economicamente e com menos acesso a tecnologias como internet de qualidade e hardwares modernos. Para o verdadeiro educador, no entanto, tornar a educação acessível a todos é a essência da construção de um mundo mais justo e igualitário. A universidade, espaço privilegiado de construção do conhecimento, de desenvolvimento de habilidades e formação de competências atitudinais, destaca-se por sua responsabilidade social, concretizada, principalmente, pelas atividades extensionistas que facilitam a aproximação da academia com a população. Conclui-se que a universidade por meio de ações extensionistas, pode impactar na realidade da comunidade, promovendo treinamentos e permitindo que professores locais insiram novas metodologias em locais onde dificilmente elas poderiam se desenvolver.</span></p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9496COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E HABILIDADES ESPECÍFICAS MAIS CITADAS EM ARTIGOS RECENTES SOBRE A INDÚSTRIA 5.0 COMO DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO 5.0. 2023-03-06T21:36:56+00:00José Luís Rodrigues Martinsjose.martins@docente.unievangelica.edu.brRoldão Oliveira de Carvalho Filho professorroldao@gmail.comKarine Watanabe de Brito Duarte karine.duarte@docente.unievangelica.edu.brLuciana Vieira Queiroz Labre luciana.labre@docente.unievangelica.edu.brMarcos Francisco Novaes Valentino marcosfnv@hotmail.comMirella Andrade Silva mirella.silva@docente.unievangelica.edu.brOvídia Augusta da Fonseca Almeida Brito ovidiafarmacia@uol.comRodrigo Scaliante de Moura rodrigo.moura@docente.unievangelica.edu.brSandro Marlos Moreirasandro.moreira@docente.unievangelica.edu.brWilson Nunes nunesw042@gmail.com<p class="Resumo" style="line-height: normal;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">A transformação digital foi acelerada após a pandemia da COVID-19. Uma das transformações pós-pandemia tem sido o aprimoramento da chamada 5ª Revolução Industrial. Como consequência desta 5ª Revolução, surge o termo Indústria 5.0, uma adaptação das novas indústrias a essa nova evolução. Surge também o termo Educação 5.0, uma readaptação das instituições de ensino frente a este novo mercado. O objetivo do trabalho é mostrar algumas habilidades e competências que estão sendo exigidas dos novos profissionais. Foi realizada uma revisão simples de literatura, seguida de duas etapas, a primeira etapa com tabulação dos termos sobre habilidades gerais ou competências socioemocionais, seguido de uma classificação destes termos em algum tipo de habilidade ou uma competência socioemocional. Foi possível observar que a habilidade mais exigida dos futuros profissionais é a capacidade de entender as tecnologias, enquanto a competência socioemocional mais citada foi a tomada de decisão responsável.</span></p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9503EVIDÊNCIAS DA CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO 5.0 2023-03-27T17:34:34+00:00Alisson Martins de Oliveiraalisson.oliveira@unievangelica.edu.br<p>As ações extensionistas representam um formato diferenciado e articulado para instrumentalizar os pressupostos da Educação 5.0. De fato, cada vez mais, as evidências apontam para a notável a intersecção e convergência dos objetivos das atividades extensionistas e a Educação 5.0. Dessa maneira, essa revisão da literatura teve como objetivo trazer evidências e propor uma reflexão sobre a possível aplicação das atividades de extensão no âmbito das disciplinas, de modo a auxiliar na aplicação e implantação das diretrizes previstas na Educação 5.0. Para tanto, foram realizadas a busca de artigos e trabalhos acadêmicos na base de dados do <em>Scielo</em>, <em>PubMed</em> e <em>Google </em>Acadêmico, mediante o uso dos descritores: extensão, educação 5.0, competências, habilidades, tecnologias digitais, ensino e aprendizagem. Diante disso, os artigos foram selecionados e incluídos com base no atendimento da temática proposta, publicados entre 2010 e 2022. Nesse sentido, os dados revelaram que a Educação 5.0 pretende modificar significativamente o sistema de ensino ao instigar o acadêmico a compreender, debater, problematizar, cooperar, engajar, posicionar, mobilizar competências socioemocionais e aprender a gerir as emoções, em prol do desenvolvimento das múltiplas inteligências. Logo, embasado nesta perspectiva integrativa dos saberes, uma das formas de criar, desenvolver e fortalecer esse perfil, consiste em instrumentalizar, intencionalmente, experiências e confrontos reais com a sociedade, mediante a propositura de atividades extensionistas cíclicas aos estudantes. Portanto, acredita-se que as ações de extensão dentro do currículo regular associadas as ferramentas e tecnologias propostas na Educação 5.0 propicie ao estudante, a oportunidade de um diferencial formativo, embasado na aprendizagem ativa e execução com excelência dos conteúdos, assim como, na mobilização multifacetada dos saberes, além de permitir autopercepção sobre as contribuições efetivas dessa proposta pedagógica ao longo da trajetória formativa.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9506NEUROCIÊNCIAS EDUCACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI2023-04-10T19:18:32+00:00Guilherme Soares vieiraguilherme.vieira@unievangelica.edu.brMarina teodoromarina.teodoro@docente.unievangelica.edu.brValdivino Ferreiravaldivino.ferreira@docente.unievangelica.edu.brAna Paula Sousaana.sousa@docente.unievangelica.edu.brLuciano Valleluciano.valle@docente.unievangelica.edu.brAline Munizaline.muniz@docente.unievangelica.edu.brCristiano Orricocristiano.orrico@docente.unievangelica.edu.brLilaine Magelalilainne.magela@docente.unievangelica.edu.brLaurentino Silvalaurentino.silva@docente.unievangelica.edu.br<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial','sans-serif'; color: black;">As chamadas Neurociências, têm ganhado cada dia mais notoriedade devido a popularidade que as tecnologias da informação e comunicação tem atualmente, também, tal visibilidade pode ser atribuída devido à importância que o sistema nervoso central tem para toda a funcionalidade e organicidade da vida humana. Por isso, nas próximas páginas são promovidas considerações sobre à luz da literatura buscando para além de definições, apresentar reflexões sobre as Neurociências e a relevância dela em vários cenários e contextos.</span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial','sans-serif';"> <span style="color: black;">Devido ao fato de as Neurociências estarem intimamente relacionada à Psicologia e as Ciências comportamentais de modo geral, elas têm sido vistas no cenário educativo principalmente no que se refere a contextos educacionais do Ensino Superior como de extremada relevância, podendo concernir muitas contribuições para o desenvolvimento de uma educação integral, consciente e baseada na cientificidade.</span> No estudo elaborado <span style="color: black;">enfatiza-se que em um universo carregado de matéria e energia o qual os seres humanos com todos seus avanços ainda não se têm uma real certeza de sua origem e funcionalidade, a estrutura mais complexa do ponto de vista funcional e estético, pode ser apontada para o órgão que pesa pouco mais de um quilograma, composto por células que em conjunto apresenta uma coloração acinzentada e estão situadas no centro do crânio humano, ou seja, o cérebro. Deste modo, o cérebro contém ainda muitos aspectos a serem descobertos</span></span><span style="color: black;">.</span></p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9510O USO DA MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO 5.02023-04-10T21:44:54+00:00Cyntia Rosa de Melo Ribeiro BorgesCYNTIA.BORGES@UNIEVANGELICA.EDU.BRBarbara Vieirabarbara.martins@docente.unievangelica.edu.brFlávia Meloflaviamelo76@hotmail.comHugo Silvestrehugo.silvestre@unievangelica.edu.brCaroline Silvacaroline.silva@docente.unievangelica.edu.brGiovanna Nascimento Mello e Silva.giovanna.silva@docente.unievangelica.edu.brRúbia Luchettirubia.luchetti@unievangelica.edu.brCristiane Pintogastronomacris@gmail.com<p class="Resumo" style="line-height: normal;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial','sans-serif';">Este trabalho tem por objetivo apresentar, no contexto das novas tecnologias da comunicação e informação – TICs, o a partir do emprego de mídias sociais como ferramenta de práticas extensionista na educação 5.0. A possibilidade de interação entre os atores que participam da extensão se torna ampliada a partir dessas mídias, extrapolando de limitações inerentes ao espaço físico e a um horário delimitado. Diante dessas possibilidades, o uso das mídias sociais deve ser explorado como ação extensionista, com o intuito de divulgar conteúdo técnico-científico de qualidade para a população, contribuindo com a sociedade e capacitando os alunos para desenvolverem habilidades de comunicação e exposição de ideias e conteúdo. Dessa forma, é possível estreitar o vínculo universidade-sociedade, aproximando pessoas que não têm acesso a esse conteúdo por meio de informações de qualidade que possam impactar na saúde e qualidade de vida da população. Diante dessas possibilidades, o uso das mídias sociais deve ser explorado como ação extensionista, com o intuito de divulgar conteúdo técnico-científico de qualidade para a população. Dessa forma, é possível estreitar o vínculo universidade-sociedade, aproximando pessoas que não têm acesso a esse conteúdo por meio de informações de qualidade que possam impactar na saúde e qualidade de vida da população. Além do estímulo e capacitação dos alunos, o uso das TIC’s nas Instituições de Ensino Superior possibilita a interação do meio acadêmico com a sociedade, caracterizando atividades de extensão, que são um dos pilares das Universidades.</span></p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9516Educação 5.0: um novo paradigma2023-04-12T17:24:17+00:00REGIANE MENEZESregiane.menezes@docente.unievangelica.edu.brAnderson Carlos da Silvaanderson.silva@docente.unievangelica.edu.brCarlos Renato Ferreiracarlos.ferreira@docente.unievangelica.edu.brDaniel Ferreira Hassel Mendesdaniel.ferreira@docente.unievangelica.edu.brIeso Costa MarquesIeso.costa@unievangelica.edu.brJosé Fernando Muniz Barbosafernandomuniz@hotmail.comMárcio Dourado Rochamarcio.rocha@unievangelica.edu.brRosalina Maria de Lima Leite do Nascimentorosalina.nascimento@unievangelica.edu.brThiago Oliveira Pitalugatiago.pitaluga@ueg.br<p>O presente resumo tem como Tema a Educação 5.0: um novo paradigma, o qual objetiva apresentar a importância da tecnologia como instrumento no processo de ensino aprendizagem dentro do contexto educacional, destacando a abordagem de ensino, denominada “Educação 5.0”. A Educação 5.0 é uma abordagem educacional, que tem como características a formação integral, o aluno ativo e a essência humana. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, baseada nos autores que estudam e analisam tal temática. Diante das discussões apresentadas para alcançar o objetivo desse estudo, conclui-se que a Educação 5.0 é fator fundamental para o desenvolvimento de líderes criativos e inovadores, sendo um vetor que possibilita a capacidade de adaptação a diferentes situações e soluções criativas para a complexidade.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9475A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROMOTORA DE BEM-ESTAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL2023-02-23T02:20:50+00:00ADRIANO GOUVEIA LIMAadriano.lima@docente.unievangelica.edu.brAndréa Siqueiraandreasiqueira9@gmail.comÁurea Marchettti Bandeiraaurea.bandeira@unievangelica.edu.brCamila Rodrigues de Souza Brito adv.camilabrito@gmail.comDaniel Gonçalves Mendes da Costadaniel.costa@unievangelica.edu.brGabriela Gomes dos Santos Navesgabigomesnaves@hotmail.comGracy Tadeu Ferreira Ribeirogracy.ribeiro@unievangelica.edu.brJuraci da Rocha Ciprianojuraci.cipriano@docente.unievangelica.edu.brKarla de Souza Oliveira ksoliveira.adv@gmail.comRubem Alexandre Maia Fontes rubemmaia@live.com<p>O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca das funções do docente e discente cuja relação dialógica de aprendizagem, como integrantes cognoscitivos e afetivos, visa a uma efetiva transformação social. Nessa perspectiva, a “Educação 5.0” leva-nos a refletir o papel dos atores da educação, enquanto seres dotados de subjetividade, e a sua contribuição para uma sociedade melhor. Nesse sentido, a tecnologia deve-se tornar um instrumento promotor de melhoria da qualidade de vida e de relevância para a sociedade. A fim de realizar tal reflexão, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com revisão de literatura, abordando produções acadêmicas clássicas e contemporâneas pertinentes. Assim, a Educação 5.0 se propõe a atuar na adequada utilização das tecnologias e da promoção do bem-estar da comunidade discente ao que se deve somar o comprometimento missional das IES em atuar como agentes transformadores da sociedade, principalmente por suas ações extensionistas.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9485Um, EDUCAÇÃO 5.0 ASSOCIADO AO SINACEN DA UniEVANGÉLICA2023-02-28T02:17:54+00:00Cláudia Gomes de Oliveira dos Santosclaudia.santos@docente.unievangelica.edu.brAna Lúcia Carrijo Adorno ana.carrijo@unievangelica.edu.brAdriano Machado dos Santosadriano.santos@unievangelica.edu.brEduardo Coelho da Mata Fariaeduardocoelhofaria@hotmail.comJoão Victor Gomes dos Santos Santos joao.victor36@gmail.comJoaquim Orlando Parada joaquim.parada@unievangelica.edu.brRosemberg Fortes Nunes Rodriguesrosemberg.rodrigues@unievangelica.edu.brSérgio Mateus Brandãosergio.brandao@unievangelica.edu.brWilliam Pereira Santos Junior william.junior@unievangelica.edu.br<p>A educação 5.0 enfatiza a aprendizagem prática, colaborativa e baseada em problemas, que são importantes para o desenvolvimento de habilidades relevantes para a vida real. Essas habilidades incluem pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades sociais, como comunicação e trabalho em equipe. A UniEvangélica – Universidade Evangélica de Goiás, através dos projetos de extensão tem almejado esse tipo de aprendizagem. Neste estudo será evidenciado como o evento SINACEN – Simpósio Nacional de Ciência e Engenharias, instiga os seus acadêmicos a desenvolverem as habilidades da educação 5.0, assim o objetivo deste é evidenciar a importância do evento SINACEN para o aprendizado de qualidade e autônomo dos acadêmicos. Pode-se verificar que a educação 5.0 e os projetos extensionistas são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos. O evento SINACEN permitiu que os participantes desenvolvessem habilidades relevantes para a vida real, através de desafios que envolviam as diversas áreas das engenharias, que para sua solução precisariam de tecnologias inovadoras, engajamento grupo acadêmico, nos quais tinham alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Software, contribuam para o engajamento social e a empatia de trabalhar em equipe. Essas habilidades e valores são importantes para o sucesso dos alunos não apenas na escola, mas também em suas vidas pessoais e profissionais.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9492A EDUCAÇÃO 5.0 E SUAS REPERCUSSÕES NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE DIREITO2023-03-01T14:22:22+00:00ANDREA SIQUEIRAandreasiqueira@live.comPriscilla Santana Silvapriscillasantana_@hotmail.comAlessandro Gonçalves Paixãoalessandro_menslegis@yahoo.com.brAdriano Gouveiaadriano.lima@docente.unievangelica.edu.brAna Paula Mendonça Ferreira Russoanapaulamf@hotmail.comCamila Rodrigues de Souza Britoadv.camilabrito@gmail.comChrystiano Silva Martinschrystianoadv@yahoo.com.brJoicy Mara Rezende Rolindojoicy.rolindo@docente.unievangelica.edu.brKarla de Souza Oliveirakarla.oliveira@docente.unievangelica.edu.brMariane Stivalmarianemoratostival@hotmail.com<p>O texto propõe-se a discorrer acerca da integralização entre a curricularização extensionista e a educação 5.0 no curso de Direito. A escolha do tema se dá diante da necessidade de se buscar preparar aulas concatenadas com a realidade do mundo, atual, voltada para a tecnologia. A formação de pessoas é o objetivo primacial da educação, que no caso, superior, requer dinamizar políticas que reflitam na multidisciplinaridade das aulas. O diálogo entre a formação humana aliada à tecnologia permeia a narrativa proposta pela Educação 5.0, e a curricularização extensionista possibilita efetivar tal diálogo, aplicando, na prática, essa integração. Para lograr êxito, a metodologia adotada para a pesquisa é a bibliográfica, partindo de autores renomados sobre o tema.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9497SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIEVANGÉLICA: ABORDAGEM PRÁTICA DA EDUCAÇÃO 5.0 NO CONTEXTO INSTITUCIONAL2023-03-06T22:10:36+00:00José Luís Rodrigues Martinsjose.martins@docente.unievangelica.edu.brKarine Watanabe de Brito Duarte karine.duarte@docente.unievangelica.edu.brAna Paula Montandon de Oliveiramontandonap@hotmail.comBárbara Martins Vieirabarbara.vieira@docente.unievangelica.edu.brFlávia Gonçalves Vasconcelos flavia.vasconcelos@docente.unievangelica.edu.brJanaína Andrea Moscatto janaina.moscatto@docente.unievangelica.edu.brJivago Carneiro Jaimejivagojaime@gmail.comJosé Elias Flosino de Sousa jose.sousa@docente.unievangelica.edu.brRoldão Oliveira de Carvalho Filho professorroldao@gmail.comMirella Andrade Silvamirella.silva@docente.unievangelica.edu.br<p> </p> <p>A educação 5.0 corresponde ao conceito atrelado no reconhecimento da singularidade de cada indivíduo, na inclusão digital, e no ato de instigar em cada estudante atitudes pautadas na ética, inovação e inteligência emocional, social e profissional. Com o intuito de relacionar esta prática educacional ao contexto da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), a pergunta norteadora deste trabalho correspondeu a ‘‘Como a universidade evangélica do estado de goiás (UniEVANGÉLICA) utiliza de elementos direcionados à educação 5.0 no contexto da educação superior?’’. A metodologia empregada correspondeu a uma revisão de literatura empregando-se artigos em língua portuguesa e inglesa publicados a partir de 2010. As palavras-chave utilizadas foram: Educação 5.0, Ensino, Metodologia ativa, Saúde. O presente artigo tem como objetivo geral, compreender os elementos da educação 5.0 aplicados pela universidade evangélica do estado de goiás (UniEVANGÉLICA) no segmento de educação superior. Através dos elementos presentes no relato elencado, percebe-se a reflexão que permeia o processo educacional. Esta ocorre no sentido de compreender e aplicar a realidade em que o ensino-aprendizagem está inserido. Assim como a sociedade se fundamenta em elementos variáveis, com a Educação não seria diferente; seus princípios e métodos, se modificam e alteram com o passar do tempo</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9504CURRILARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: 2023-03-28T12:42:00+00:00Pollyana dos Reis Pereira Fanstonepollyana.reis@unievangelica.edu.br<p>O presente ensaio textual traz a comunidade acadêmica da Universidade e Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) um relato de experiência dirigido à agenda da Curricularização da Extensão, essa que se coloca no cenário educacional brasileiro como uma diretriz marcante da Educação 5.0. Para lograr êxito foi aplicado método construtivista, sendo aplicadas abordagens dedutiva e indutiva, em partes, no contexto, somado a procedimentos bibliográfico e documental. Como resultado principal, o ensaio no formato de relato confirma a importância do trabalho interdisciplinar, construído por um colegiado em busca da excelência do trabalho educacional para com a Curricularização da Extensão.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9507A EDUCAÇÃO 5.0 E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR 2023-04-10T19:25:43+00:00Guilherme Soares vieiraguilherme.vieira@unievangelica.edu.brMarina teodoromarina.teodoro@docente.unievangelica.edu.brValdivino Ferreiravaldivino.ferreira@docente.unievangelica.edu.brAna Paula Sousaana.sousa@docente.unievangelica.edu.brLuciano Valleluciano.valle@docente.unievangelica.edu.brPEDRO OLIVEIRApedro.oliveira@docente.unievangelica.edu.brRAFAEL ALVESrafael.alves@docente.unievangelica.edu.brVITOR CORTIZOvitor.cortizo@docente.unievangelica.edu.brLaurentino SILVAlaurentino.silva@docente.unievangelica.edu.brCristiano Orricocristiano.orrico@docente.unievangelica.edu.br<p>A educação consta como sendo das construções ou constructos criados pela humanidade que colabora sem dúvida alguma para evolução das sociedades em variados sentido e campos da existência, tanto de forma individual quanto ao que se refere à coletividade. Deste modo, a educação é influenciada pelo momento histórico, aspectos sociais, econômicos e culturais. Na atualidade em curso em pleno Século XXI, os cenários educacionais são franca e amplamente atravessados pelo uso das tecnologias educacionais. A celeridade com que as informações e dados são gerados, computados, processados e distribuídos, além do fato de que as sociedades se vêm ante a processos mais dinâmicos com relação a todos os seguimentos da vida, tem requeridos posturas epistemológicas, ou seja, de construção de conhecimento, coesas com tal realidade. O objetivo que guiou a realização do texto que segue em formata de revisão de literatura, diz respeito a buscar promover reflexões a Educação 5.0 e seus desdobramentos positivos para a construção de conhecimento no Ensino Superior. A chamada Educação 5.0, como uma vertente ancorada e centrada na figura do sujeito aprendendo muito tem a contribuir para a surgimento e ampliação de habilidades, capacidades e competências indispensáveis para o exercício da cidadania plena. No âmbito acadêmico ou universitário, como em todas as modalidades, fases e etapas da educação institucional, existem inúmeros desafios e embates que precisam ser superados, por isto a Educação 5.0 tem ganhado notoriedade também neste campo.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9511EDUCAÇÃO 5.0 UMA NOVA ABORDAGEM DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EXTENSIONISTA2023-04-11T10:58:09+00:00Wesley Costawesley.costa@unievangelica.edu.brDeise Aparecida de Almeida Pires Oliveiradeise.oliveira@unievangelica.edu.brViviane Soaresftviviane@gmail.comRubia Mariano da Silvarubiasilva@unievangelica.edu.brFernanda Bastos de Souzabastos.fernanda@hotmail.comLiana da Silva Gomesliana.gomes@docente.unievangelica.edu.brCecília Magnabosco Melocecilia.melo@associacaoevangelica.onmicrossoft.edu.brPatrícia Sardinha Leonardo Lopes Martinspatricia.martins@unievangelica.edu.brLuis Vicente Franco de Oliveiraluis.oliveira@unievangelica.edu.brRodrigo Franco de Oliveirarodrigo.oliveira@unievangelica.edu.br<p style="margin: 0px 0px 8px; text-align: justify;"><span style="margin: 0px; line-height: 115%; font-family: 'Arial','sans-serif'; font-size: 10pt;">O presente artigo objetiva realizar um levantamento da literatura sobre educação 5.0 e sua interação com a extensão.<span style="margin: 0px;"> </span>Nas últimas décadas, a extensão ganha status nas instituições de ensino superior. Isso se dá em razão de ela ser compreendida como um processo gerador de aprendizagem, da mesma forma que o ensino e a pesquisa. Assim, ela efetiva o verdadeiro sentido de universidade embasada em uma. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, baseada nos autores que estudam e analisam tal temática, tais como elencou-se um levantamento sobre a Educação 5.0 e a extensão, afim de construir bases para apresentar não somente o conceito da Educação 5.0, mas seus benefícios oferecidos no processo de ensino-aprendizagem, de forma a preparar o educando para além do mercado de trabalho, ressaltando das habilidades socioemocionais, a valorização do seu bem-estar. </span></p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9519Educação 5.0 e a indissociabilidade com ensino, pesquisa e extensão no Curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA. 2023-04-13T14:09:35+00:00DÉBORA DÉBORA PEREIRA GARCIA MELOdebora.melo@unievangelica.edu.brCRISTINE DOS SANTOS SETTIMI CYSNEIROSdebora.melo@unievangelica.edu.brGISELE FERREIRA DOS SANTOS EGUTI debora.melo@unievangelica.edu.brJOAO DAROS MALAQUIAS JUNIORdebora.melo@unievangelica.edu.brMARINA GONCALVES AVANTE debora.melo@unievangelica.edu.brMURILO LUIZ E CASTRO SANTANAdebora.melo@unievangelica.edu.brNATALIA CRISTINA DE SOUZA debora.melo@unievangelica.edu.brRICARDO ELIAS DO VALE LIMAdebora.melo@unievangelica.edu.brRUBIA DE PINA LUCHETTdebora.melo@unievangelica.edu.brTHIAGO SOUZA AZEREDO BASTOSdebora.melo@unievangelica.edu.br<p>A Educação 5.0 é necessariamente humanista, ajudando a todos, para que vivam com mais plenitude e respeito. Sua proposta se constrói no fazer coletivo e, ao mesmo tempo, na singularidade de cada educando, mediante a colaboração entre a aprendizagem efetiva e a inteligência emocional, contribuindo para diminuição dos problemas sociais. Por outro lado, a extensão é necessária para conexão da universidade com a sociedade. Os eventos de extensão universitária podem ser entendidos como uma ferramenta de elevada eficiência para a comunicação dos saberes que priorizam estratégias de ensino ativas, pautada em práticas interdisciplinares e transdisciplinares contribuindo para que o aluno seja protagonista do seu próprio aprendizado e desenvolva uma consciência cidadã em paralelo à formação técnica. O processo educativo potencialmente capaz de empoderar sujeitos é aquele de perspectiva inovadora, que confere uma condição possível de transformação por meio da reflexão crítica. A extensão passa a ser compreendida como um processo pelo qual todos os atores sociais – educadores, educandos e comunidade – constroem a troca de saberes somando-se a Educação 5.0 que almeja um profissional “humanizado”, numa contraposição a indivíduos que evidenciam habilidades exclusivamente técnicas. Esse artigo, traz então, um estudo, com o objetivo mostrar a importância de ações extensionistas no Educação 5.0, e a sua relação na formação de egressos do curso de Medicina Veterinária, mais humanistas, além de fortalecer o tripé do ensino, pesquisa e extensão. </p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9482Novos rumos da Educação Superior e o protagonismo acadêmico discente2023-02-25T22:27:45+00:00Marcos Flavio Portela Verasmarcos.veras@unievangelica.edu.brClaudia Regina Majorclaudiaregina@unievangelica.edu.brFabrícia Borges de Freitas Araújofabricia.araujo@unievangelica.edu.brGraziela Vanessa Parreiragrazielaparreira@gmail.comMaria Cecília Martinez Amaro Freitasmaria.freitas@unievangelica.edu.brMeire Borges de Oliveira Silvameiresilva261173@gmail.comRegiane Janaína Silva de Menezesregianejmenezes@gmail.com<p><span class="fontstyle0">O presente texto tem como objetivo abordar os novos rumos da educação superior e a ênfase no protagonismo discente. Com as tendências contemporâneas do desenvolvimento de competências socioemocionais, aprender fazendo e sua relação com os projetos extensionistas, a emergente Educação 5.0 traz perspectivas inovadoras de abordagens educacionais. Com base numa pesquisa qualitativa apoiada em revisão de literatura sobre o conceito de Educação 5.0, Extensão Universitária e como se articulam com vistas ao protagonismo acadêmico discente. Os projetos extensionistas têm sido extremamente oportunos para trabalhar as habilidades e competências requeridas em tempos de transformação das estratégias de ensino e aprendizagem. O próprio caráter de responsabilidade social de tais ações, promovendo a interação da teoria e prática, resulta no alcance de uma aprendizagem realmente significativa. Percebeu-se a relevância de se trabalhar com projetos que estimulem os acadêmicos não só aprofundar conteúdos, mas vivenciar em situações reais sua aplicabilidade. Portanto, confirma-se a pressuposição de uma educação em que teoria e prática são dimensões indissociáveis.</span> </p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9490UniBrand: a Agência Experimental como ferramenta de articulação entre Educação 5.0 e extensão universitária nos cursos de Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Design Gráfico2023-03-01T01:49:04+00:00Luiz Eduardo Kruger Diasluiz.dias@unievangelica.edu.brAllyson Barbosa da Silvaallyson.barbosa@unievangelica.edu.brEdmilson Canutoedmilson.canuto_@hotmail.comAnderson Ferreira da Silvaanderson.urb@gmail.comFrederico Schutz Rabelofredschutz@hotmail.comJuraci da Rocha Ciprianojuraci.cipriano@docente.unievangelica.edu.brKellen Ayana Alves Ceretta Barbosake.ceretta@gmail.comSimone Buiate Brandãobuiatt@gmail.com<p>Este trabalho objetiva discutir o processo de criação e desenvolvimento da agência modelo de cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Tecnologia Design Gráfico no contexto da Educação 5.0 (FELCHER; FOLMER, 2021) e do trabalho útil das práticas extensionistas do ensino superior (NETO, 2002). Entendendo a extensão universitária como lócus ideal para operacionalização de ações inovadoras, uso de metodologias ativas, promoção da cultura maker e desenvolvimento de capacidades e habilidades próprias do mundo do trabalho, buscamos, através do relato de experiência, discutir o caso da agência UniBrand no processo formativo dos acadêmicos dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Discutimos ainda a ressignificação do papel do professor nesta dinâmica, que assume uma função de mediador/facilitador, bem como o protagonismo discente, que ativamente busca e constrói não só o conhecimento técnico, mas as habilidades socioemocionais relativas ao nosso tempo. Entendemos que as ações extensionista tendem a se configurar como processos privilegiados de promoção da Educação 5.0.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9495PROJETOS EXTENSIONISTAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO 5.02023-03-06T21:08:24+00:00José Luís Rodrigues Martinsjose.martins@docente.unievangelica.edu.brAna Paula Montandon de Oliveiramontandonap@hotmail.comBárbara Martins Vieira barbara.vieira@docente.unievangelica.edu.brFlávia Mello flaviamelo76@hotmail.comFlávia Gonçalves Vasconcelos flavia.vasconcelos@docente.unievangelica.edu.brGiovanna Nascimento de Mello e Silvagiovannamellonutri@gmail.comJanaína Andrea Moscatto janaina.moscatto@docente.unievangelica.edu.brJivago Jaime Carneiro jivagojaime@gmail.comJosé Elias Flosino de Sousa jose.sousa@docente.unievangelica.edu.brLarisse Silva Dalla Libera larisse.dalla@gmail.com<p>A Educação 5.0 caracteriza-se por habilidades e competências, sendo que competência é a combinação de habilidades, conhecimentos e atitudes, fundamental para um bom desempenho no trabalho. As competências socioemocionais remetem a um termo atual, que são <em>soft skills</em>, um pilar importante do desenvolvimento humano. O currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais precisam estar entrelaçados em prol de objetivos maiores, que vão além do conhecimento cognitivo, mas também, do socioemocional, contribuindo para a formação e o desenvolvimento dos <em>soft skills</em>. É preciso pensar a metodologia de ensino mais adequada, considerando a sua importância para os processos de ensino e aprendizagem. Com objetivo na formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como promoção da transformação social, em dezembro de 2018 foi homologada a Resolução CNE/CES nº 7, que regulamenta as atividades de extensão na educação superior brasileira. A preparação de estudantes dos cursos da área da saúde para uma prática profissional humanizada e para lidar com as diferentes situações e problemáticas dos serviços e do público atendido tem se constituído como um desafio para as instituições de ensino superior. A curricularização da extensão, sendo definida como processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa, é uma ferramenta essencial na garantia do desenvolvimento de soft skills, além de participar na formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docenteshttp://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9498HORTAS COMUNITÁRIAS E O ENSINO 5.0: IMPORTÂNCIA DAS SOFT SKILLS NA EXTENSÃO2023-03-07T16:50:40+00:00João Maurício Fernandes Souzajoaomfsouza@gmail.comAlan Carlos Alves de Souzaalan.souza@docente.univengelica.edu.brCláudia Fabiana Alves Rezendeclaudia.rezende@docente.univengelica.edu.brCristiane G de Moraescristiane.moraes@docente.univengelica.edu.brJoão Daros Malaquias Jrjoao.malaquias@docente.univengelica.edu.brJosana castro peixotojosana.peixoto@unievangelica.edu.brKlenia Rodrigues Pachecoklenia.pacheco@docente.univengelica.edu.brElson de jesus antuneselson.antunes@docente.univengelica.edu.brLucas Marquezan Nascimentolucas.nascimento@docente.univengelica.edu.brRicardo Elias do Vale Limaricardo.elias@docente.univengelica.edu.br<p>A Educação 5.0 visa utilizar a tecnologia e os pilares da aprendizagem para avançar na qualidade do ensino, instruindo a sociedade a ter melhor aprendizagem sobre diversas áreas e qualidade de vida. A atividade de extensão acadêmica, como hortas comunitárias, aliada com os interesses da sociedade pode ser uma forma de aprendizagem coletiva inovadora dentro das ciências agrárias. O objetivo deste trabalho foi descrever uma revisão de literatura abordando os temas Educação 5.0, Hortas Comunitárias e Extensão Acadêmica dentro das ciências agrárias. Para os alunos de ciências agrárias, a utilização das hortas comunitárias, além de servirem como espaço para aulas práticas, se mostram importantes para ações de pesquisa e extensão, envolvendo docentes, estudantes e membros da comunidade. Nestas relações, o professor é a figura responsável por realizar a ligação entre o acadêmico e a comunidade, abordando o conteúdo que tem que ser lecionado, aplicando o mesmo na prática e contribuindo para o bem-estar da sociedade.</p> <p>Palavras-Chave – Ensino Superior; Empregabilidade; Agronomia.</p>2023-07-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes