TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: DIGITIZAÇÃO DAS VERIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Engenharia de Software, Processo Avaliativo, Digitização na EducaçãoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a estratégia de inovação tecnológica no processo avaliativo do curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, que é a digitização das Verificações de Aprendizagem (VAs) através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No segundo primeiro de 2022, o curso iniciou a aplicação controlada das provas de algumas disciplinas nos computadores dos laboratórios de informática da Instituição, utilizando software de apoio para restringir o acesso do acadêmico a outras aplicações e sites, durante a avaliação. O objetivo foi analisar as contribuições desse novo formato de provas, tanto na visão do docente como do discente. Diante da cultura digital, faz-se urgente repensar práticas arraigadas na educação superior. Considerando a relevância do acompanhamento do desenvolvimento acadêmico, a avaliação em uma plataforma digital, permite a partir das análises dos dados extraídos, identificar possíveis falhas; bem como a correção e melhoria de todo o processo educacional. No ensino de Engenharia de Software, a avaliação adquire características peculiares devido às especificidades na aquisição de competências pelo acadêmico. Essas competências não devem contemplar apenas aspectos técnicos e cognitivos, mas também aferir as habilidades tecnológicas desenvolvidas, a capacidade de elaborar raciocínios críticos, a ética e aspectos interpessoais de comportamento e performance. É com esse entendimento que o curso de Engenharia de Software propõe uma reflexão, a partir deste estudo, sobre a temática da avaliação digital no ensino superior.