TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: DIGITIZAÇÃO DAS VERIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Henrique Valle de Lima Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Willian Pereira dos Santos Júnior Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Walquiria Fernandes Marins Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Eduardo Ferreira de Souza Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Portal de Anais UniEvangélica

Palavras-chave:

Engenharia de Software, Processo Avaliativo, Digitização na Educação

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a estratégia de inovação tecnológica no processo avaliativo do curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, que é a digitização das Verificações de Aprendizagem (VAs) através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No segundo primeiro de 2022, o curso iniciou a aplicação controlada das provas de algumas disciplinas nos computadores dos laboratórios de informática da Instituição, utilizando software de apoio para restringir o acesso do acadêmico a outras aplicações e sites, durante a avaliação. O objetivo foi analisar as contribuições desse novo formato de provas, tanto na visão do docente como do discente. Diante da cultura digital, faz-se urgente repensar práticas arraigadas na educação superior. Considerando a relevância do acompanhamento do desenvolvimento acadêmico, a avaliação em uma plataforma digital, permite a partir das análises dos dados extraídos, identificar possíveis falhas; bem como a correção e melhoria de todo o processo educacional. No ensino de Engenharia de Software, a avaliação adquire características peculiares devido às especificidades na aquisição de competências pelo acadêmico. Essas competências não devem contemplar apenas aspectos técnicos e cognitivos, mas também aferir as habilidades tecnológicas desenvolvidas, a capacidade de elaborar raciocínios críticos, a ética e aspectos interpessoais de comportamento e performance. É com esse entendimento que o curso de Engenharia de Software propõe uma reflexão, a partir deste estudo, sobre a temática da avaliação digital no ensino superior.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

FANSTONE , P. dos R. P. .; LIMA , H. V. de .; SANTOS JÚNIOR , W. P. dos .; MARINS, W. F. .; SOUZA , E. F. de .; PEREIRA, N. S. .; UNIEVANGÉLICA, P. de A. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: DIGITIZAÇÃO DAS VERIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145–150, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8278. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES