Educação 5.0: Transformando e Inovando a Educação em Engenharia da Universidade Evangélica de Goiás

Autores

  • Rosemberg Fortes Nunes
  • Adriano Machado dos Santos
  • Aurélio Caetano Feliciano
  • Cláudia Gomes de Oliveira dos Santos
  • Eduardo Coelho da M. Faria
  • Joaquim Orlando Parada
  • Ricardo Henrique Fonseca Alves
  • Sérgio Mateus Brandão
  • Vanessa Honorato Domingos

Palavras-chave:

Educação em Engenharia., Problem Based Learning. , Project Led Education. , Metodologias ativas.

Resumo

Este artigo possui como objeto de estudo o uso de metodologias ativas, o aprendizado e o desenvolvimento de
habilidades de inovação do futuro engenheiro através do relato de uma experiência aplicada na disciplina de
Telecomunicações do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Evangélica de Goiás. A
aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma pedagogia centrada no aluno que tem um histórico de
produção de sólidos resultados educacionais. Nesta linha de pensamento, este estudo tem como motivação
analisar as metodologias ativas aplicadas no curso de Engenharia Elétrica, em específico apresentar as
experiências iniciais dos alunos durante o processo de aprendizagem da disciplina de Telecomunicações com
o uso de ferramentas computacionais como o software MATLAB e LABVIEW. O método de pesquisa utilizado
é uma abordagem qualitativa. Os resultados deste estudo mostram que os alunos conseguem por meio de uma
modelagem computacional uma representação e análise de um problema real referente a filtragem adaptativa
de ruído em sinais de comunicação. Os alunos tiveram como objetivo principal apresentar um problema de
modelagem para simular um filtro adaptativo usando o algoritmo LMS (Least Mean Square) para cancelamento
de ruído. O principal objetivo do cancelamento de ruído é estimar o sinal de ruído e subtrai-lo a partir do sinal
de entrada original mais sinal de ruído e, consequentemente, obter o sinal sem ruído. Há um método alternativo
chamado de cancelamento de ruído adaptativo para estimar um sinal de voz corrompida por um ruído aditivo
ou interferência. Este método utiliza um sinal de entrada principal que contém o sinal de voz e uma entrada de
referência, contendo o ruído. A entrada de referência é filtrada adaptativamente e subtraída da entrada primária
do sinal para obter o sinal estimado. Neste método, o sinal desejado danificado por um ruído aditivo pode ser
recuperado por um cancelador de ruído adaptativo usando algoritmo LMS (Least Mean Square). Este
cancelador de ruído adaptativo é útil para melhorar a relação SNR. Para a estimação do filtro adaptativo foram
utilizados os programas computacionais MATLAB e LABVIEW.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

NUNES, R. F.; MACHADO DOS SANTOS, A.; FELICIANO, A.; DE OLIVEIRA DOS SANTOS, C. G.; FARIA, E.; PARADA, J.; ALVES, R.; BRANDÃO, S.; DOMINGOS, V. Educação 5.0: Transformando e Inovando a Educação em Engenharia da Universidade Evangélica de Goiás. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 135–144, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8275. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES