METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM PROBLEMAS DE ENGENHARIA APOIADA PELO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA
Palavras-chave:
Abordagem baseada em problemas., Engenharia Mecânica. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
A Engenharia é uma ciência de aplicação de fundamentos multidisciplinares em prol da resolução de problemas da
sociedade, demandando dos Engenheiros habilidades de aplicação de conceitos obtidos durante a sua formação para a
construção de equipamentos, melhoria de processos e concepção de projetos diversos. O Ensino Baseado em Problemas
surge como uma ferramenta pedagógica em que os discentes podem incentivar seus alunos a aplicar as diversas
metodologias das disciplinas da matriz curricular do curso de forma dinâmica e interativa, refletindo as demandas
profissionais que os futuros Engenheiros poderão atender após graduados. Nesse contexto, o Ambiente Virtual de
Aprendizagem – AVA representa uma importante ferramenta tecnológica que contribui de forma efetiva com os processos
de integração entre disciplinas, bem como aproxima os alunos dos professores por uma melhor comunicação interpessoal
entre os mesmos. Além disso, o AVA permite a concentração dos conteúdos em uma única plataforma padronizada de
disponibilização dos diversos recursos pedagógicos utilizados pela docência. A abordagem das disciplinas através da
proposta de problemas a serem resolvidos é uma ferramenta versátil e abrangente que pode ser aplicada desde disciplinas
específicas do curso de Engenharia como Resistência de Materiais, Refrigeração e Ar Condicionado, Estruturas Metálicas
e Elementos de Máquinas até disciplinas gerais como Controle de Qualidade, Cálculo Numérico Computacional e
Equações Diferenciais Ordinárias. Este trabalho apresenta um estudo de caso de aplicações da Aprendizagem Baseada
em Problemas no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica