SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Moodle, Ambiente virtual de aprendizagem, Discente, Ensino e aprendizagemResumo
O objetivo do estudo foi verificar a satisfação do discente em relação ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É um estudo transversal realizado com os discentes do curso Fisioterapia de uma universidade. Do total de alunos, 103 marcaram sua opinião em sete itens relacionados com o ambiente virtual de aprendizagem. As afirmações estavam relacionadas a recursos (objeto de aprendizagem, pré-aula, pós-aula), referências e conteúdos, orientaçoes do professor, interatividade e sobre o protagonismo e criatividade do discente. O instrumento foi aplicado via google forms e respondido nos períodos, matutino e noturno. A coleta de dados foi realizada na primeira semana de setembro de 2022. Os resultados foram descritos como frequência, porcentagens e gráficos e analisados em planilha excel. Dos recursos que foram utilizados como objeto de aprendizagem e as atividades pré-aula, os discentes (55,3%) concordaram que contribuem para o desenvolvimento das aulas. As referências indicadas também foram compatíveis (89,3%) com o que era desenvolvido em sala de aula. O material de referência e atividade pré-aula (70,8%) além das orientações colocadas no VA (67,9%), foram coerentes. Nos questionários pós-aula 69% disseram que ajudam a fixar o conteúdo e 41,7% não quis opinar sobre a interatividade do AVA. Sobre o protagonismo do aluno e o estímulo a sua criatividade, 74,7% dos alunos concordam que acontece em sala de aula. Em conclusão, a maioria dos discentes do curso de Fisioterapia estavam satisfeitos com a sequência de ferramentas disponibilizadas no AVA, mas, no que se referiu a interatividade, a maioria preferiu marcar como opção neutro. O protagonismo e a criatividade do aluno foi estimulado pelos docentes.