UTILIZAÇÃO DE TIC’s COMO SOCRATIVE E MENTIMETER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:

MINI REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Wesley dos Santos Costa Universidade Evangélica de Goiás
  • Cecília Magnabosco Melo Universidade Evangélica de Goiás
  • Fernanda Bastos de Souza Universidade Evangélica de Goiás
  • Liana da Silva Gomes Universidade Evangélica de Goiás
  • Patrícia S ardinha Leonardo Lopes Martins Universidade Evangélica de Goiás
  • Rúbia Mariano da Silva Universidade Evangélica de Goiás
  • Samara Lamounier Santana Parreira Universidade Evangélica de Goiás
  • Thiago Rodrigues de Araújo Universidade Evangélica de Goiás
  • Vaneide Caldas Martins Universidade Evangélica de Goiás
  • Viviane Soares Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Socrative, Mentimeter, Ensino Superior

Resumo

Com o advento da pandemia, o uso das TIC’s se tornou muito comum e ocupa no sistema de ensino superior papel de destaque, ou seja, é utilizado em todas as etapas do processo de aprendizagem no ensino superior. Pode ser considerada como um recurso adicional aos professores sempre com o objetivo de oportunizar o aprender. De forma simples, as TICs são programas/softwares que geram acesso ao conhecimento e consiste no tratamento das informações conectadas com a sua transmissão de forma clara ao aluno. Assim, o objetivo deste estudo é revisar sobre a utilização dos softwares Socrative e Mentimeter no processo de ensino-aprendizagem. A revisão de literatura foi conduzida nas bases de dados Scielo e PubMed e as foram realizadas em Julho de 2022. Os descritores incluídos na estratégia de busca foram metodologias ativas (active methodologies), socrative e mentimeter, em inglês e português. Foram incluídos livros e artigos de base conceitual, publicados na língua portuguesa e inglesa. Para os trabalhos citados que mostraram resultados de intervenção foram incluídos os publicados a partir de 2017. O Socrative é uma plataforma virtual que permite que professores e alunos se conectem por meio de seus dispositivos móveis (celular, tablet ou laptop) durante a aula. Cada professor pode criar a sua própria conta e o objetivo da plataforma é incentivar o aluno a participar da aula respondendo as perguntas por meio de seu dispositivo móvel. Enquanro a atividade acontece, o professor é capaz de ver o progresso individual e em grupo de cada tópico estudado em tempo real. Após a atividade ser encerrada, o programa envia automaticamente ao professor por e-mail uma estatística da atividade. O Mentimeter é uma plataforma que permite você ouvir e ser ouvido, proporciona interações em tempo real. Isso torna a apresentação mais ativa, permite troca de experiências, opiniões, perguntas de múltipla escolha, testes, perguntas e respostas e muito mais. A presente mini-revisão parte do pressuposto que ambas as metodologias ativas são recursos que facilitam o aprendizado no processo de ensino, devemos aproveita-las de forma intensa e segura. Todo e qualquer recurso que está disposto na plataforma do Mentimeter ou Socrative é enriquecedor, e é uma ferramenta que facilita o vínculo docente e discente.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

DOS SANTOS COSTA, W.; MAGNABOSCO MELO, C. .; BASTOS DE SOUZA, F. .; DA SILVA GOMES, L. .; ARDINHA LEONARDO LOPES MARTINS, P. S.; MARIANO DA SILVA, R. .; LAMOUNIER SANTANA PARREIRA, S. .; RODRIGUES DE ARAÚJO, T. .; CALDAS MARTINS, V. .; SOARES, V. UTILIZAÇÃO DE TIC’s COMO SOCRATIVE E MENTIMETER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: : MINI REVISÃO DE LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 103–108, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8266. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES